Pular para o conteúdo

08/04/2025

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 08  de abril de 2025                                                           Ano 19 - N° 4.368


Governador anuncia mudanças no secretariado
 

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira (7/4), alterações em sua equipe de governo, com destaque para mudanças no primeiro escalão da gestão. O deputado estadual Edivilson Brum assumirá a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, substituindo Clair Kuhn. Para a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, o novo titular será o ex-prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom, que sucede Luiz Henrique Viana. Já a ex-prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas passa a integrar o governo como secretária extraordinária de Relações Institucionais.

Além dessas mudanças, o ex-prefeito de Dom Pedrito Mário Augusto de Freire Gonçalves será o novo secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia — cargo que estava vago.

“Agradeço aos que deixam suas funções pelo trabalho e dedicação ao nosso governo e ao povo gaúcho. Aos que assumem, desejo êxito nessa nova missão. São lideranças com experiência, compromisso público e sensibilidade para os desafios que enfrentamos. Seguimos trabalhando com responsabilidade para entregar resultados à população”, destacou Leite.

Confira os novos integrantes da equipe:

● Edivilson Brum – Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação: Deputado estadual em primeiro mandato, Edivilson Brum foi prefeito por duas vezes em Rio Pardo. Iniciou a carreira política como vereador e foi presidente da Câmara Municipal do município. Presidiu a Companhia de Gás do Estado do RS – Sulgás – e a Companhia Regional de Mineração (CRM), foi assessor da presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Gabinete do Ministério da Agricultura.
 
● Jorge Pozzobom – Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo:Natural de Santa Maria, foi prefeito do município por dois mandatos. Também é ex-deputado estadual e ex-vereador de sua cidade natal. Advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria, tem atuação na área criminal da advocacia, além de uma trajetória voltada à gestão pública e à articulação institucional, com foco em segurança e cidadania. Como parlamentar, fez parte da subcomissão da Assembleia para o Sistema Prisional. Também foi membro do Conselho Penitenciário da OAB-RS.
 
● Paula Mascarenhas – Secretária Extraordinária de Relações Institucionais: Foi prefeita de Pelotas por dois mandatos, além de vice-prefeita durante a gestão de Eduardo Leite. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é professora na instituição de ensino e está licenciada. Atuará na interlocução do governo e no apoio estratégico à governança.
 
● Mário Augusto de Freire Gonçalves – Secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia: Ex-prefeito de Dom Pedrito por dois mandatos e vice-presidente da Famurs, tem experiência em gestão municipal, articulação regional e políticas de desenvolvimento.
 
As informações são do Estado do Rio Grande do Sul

Conseleite Minas Gerais

A diretoria do Conseleite Minas Gerais no dia 08 de Abril de 2025, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:

a) os valores de referência do leite base, maior, médio e menor valor de referência para o produto entregue em Março/2025 a ser pago em Abril/2025.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada leite base se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.

CALCULE O SEU VALOR DE REFERÊNCIA

O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite base, maior, médio e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela acima.

Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitemg.org.br. 

EMBRAPA/CILEITE: Boletim de Preços - Mercado de Leite e Derivados - Março de 2025

Entressafra segue dando sustentação aos preços do leite

Os preços no mercado de leite e derivados continuam firmes, com a entressafra segurando as cotações devido a menor disponibilidade no mercado brasileiro. Apesar do crescimento dos sistemas de produção confinados e mais intensivos, a sazonalidade de oferta de leite no país ainda é pronunciada. Por outro lado, a piora nos indicadores de inflação, de taxa de juros e do PIB, somado ao ambiente internacional mais incerto com a guerra tarifária em curso, são sinais de cautela no mercado. A inflação dos lácteos ao consumidor aproximou-se de 10%, o que pode segurar um pouco o consumo nos próximos meses.

Conseleites sugere nova alta de preços, mas em menor intensidade
As sinalizações de todos os Conseleites para o pagamento do leite entregue em março foram de elevação, mas em menor intensidade que no mês anterior. Em Minas Gerais, o aumento foi mais intenso, de 2,9%, enquanto no demais estados as altas foram mais modestas, indicando que o ritmo de valorização dos derivados tem sido menor.

Milho tem nova alta de preços e farelo de soja recuou. Boi segue estável.
Os preços do milho seguiram firmes no mercado brasileiro, refletindo os baixos estoques de passagem, boa demanda e produtores segurando as vendas. A preocupação neste momento é com o clima no desenvolvimento da safrinha. No mercado de soja os preços recuaram, com o maior ritmo de comercialização da safra de verão 2025. No mercado pecuário, a arroba do boi ficou relativamente estável, o que segurou também o mercado de reposição. O pior cenário de crescimento do PIB para 2025 e inflação mais acentuada são preocupações para o avanço nas vendas internas.

Informativo mensal produzido pelo Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite. Autores: Glauco R. Carvalho, Luiz A. Aguiar de Oliveira e Samuel José de M. Oliveira. Colaboração: Henrique Sales Terror (graduando da UFJF). Nota: as variações mostradas acima nos gráficos são do preço de fechamento do mês contra o período citado. 


Jogo Rápido

Leite: Produção e demanda podem sair no próximo semestre no país
Segundo estudo realizado pelo Rabobank, a produção e a demanda de leite podem desacelerar no segundo trimestre deste ano. Ao analisar esse cenário, o secretário-executivo do Sindilat-RS, Darlan Palharini, destaca que, mesmo com o aumento da competitividade do pecuarista brasileiro em relação aos países vizinhos, o momento ainda é de cautela — principalmente diante da alta dos juros e seus impactos no setor produtivo. Assista aqui. (AgroMais)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *