Projeto Carbon Free promove aula na Academia Jovens Produtores de Leite Cotribá

A Academia Jovens Produtores de Leite da Cooperativa Tritícola Cotribá (Cotribá) terá uma aula em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS). A iniciativa será realizada no dia 11/09. “A aula será chancelada pelo selo Carbon Free, projeto do Sindilat/RS que promove discussões e ações buscando promover práticas sustentáveis no setor lácteo, alinhadas as modernas exigências ambientais”, informa Darlan Palharini, secretário-executivo do sindicato.

A primeira parte da aula será online e terá início às 10h quando Ângelo Lacerda Serrano, médico veterinário da RAR Alimentos, tratará sobre bem-estar animal e certificação de propriedades. Já no formato presencial, às 11h, João Vitor Secco, produtor de leite da Cabanha DS de Vila Lângaro (RS), falará sobre uso da tecnologia de ordenha robotizada. O último módulo acontece às 13h, com Geomar Corassa, engenheiro-agrônomo da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), que falará sobre reflexões do presente para os produtores do futuro - qualidade do solo, sistemas de produção e agricultura digital (Smartcoop).

A Academia Jovens Produtores de Leite Cotribá é uma iniciativa da cooperativa para capacitar jovens produtores, promovendo a adoção de práticas modernas e sustentáveis no campo, preparando a nova geração para a continuidade do desenvolvimento do setor. Atualmente, 20 alunos estão vinculados ao programa. “Este módulo que vai acontecer é o 15º. É muito importante já estarmos preparando estes jovens produtores para estarem preparados e possam levar isso para as propriedades”, assinala Felipe Nicolodi, supervisor de Negócios do Varejo da Cotribá.