Porto Alegre, 26 de agosto de 2024 Ano 18 - N° 4.208
Estado detalha investimentos e projetos do Plano Rio Grande em reunião do Conselho Consultivo do Funrigs
O governo do Estado apresentou, na tarde desta sexta-feira (23/8), o andamento de projetos e os investimentos já realizados e previstos no Plano Rio Grande, em reunião do Conselho Consultivo do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
A reunião de trabalho, a primeira do conselho, foi coordenada pelo secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e contou com a presença de 12 conselheiros. No encontro também foram esclarecidas as normas que regem o colegiado. As reuniões do conselho serão mensais.
“Os conselhos consultivos do Plano Rio Grande são fundamentais para acompanhar, cobrar e sugerir medidas para reconstruir o Estado. Porém, esses colegiados não são organismos fechados”, disse Capeluppi. “Estamos abertos a receber críticas e apontamentos da sociedade, e não só das suas entidades representativas. Só assim, implementaremos políticas públicas eficazes para a retomada do Rio Grande do Sul.”
Outros pontos abordados na reunião foram a governança e as normativas que regem o processo de inclusão de projetos na carteira do Plano Rio Grande para obtenção de financiamento pelo fundo.
Sobre o Funrigs
O Funrigs (criado pelo decreto 57.647) é um fundo público especial de natureza orçamentária, financeira e contábil, com o objetivo de segregar, centralizar e angariar recursos destinados para o enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024.
Os recursos serão utilizados para planejamento, formulação, coordenação e execução de ações, projetos ou programas voltados para a implantação ou ampliação da resiliência climática, e também para o enfrentamento das consequências das enchentes.
Plano Rio Grande
É o programa de reconstrução e resiliência climática do governo do Estado, dividido em três eixos: Emergencial (ações focadas no curto prazo), Reconstrução (médio prazo) e Rio Grande do Sul do Futuro (longo prazo).
Há uma centralidade no monitoramento das ações, que ocorre via Serg. A pasta trabalha de forma transversal e acompanha todos as demandas que integram o plano. O status dos projetos podem ser acompanhados pelo site planoriogrande.rs.gov.br.
A sociedade também está representada e participa por meio do Conselho do Plano Rio Grande, com 182 representações do Poder Público, da sociedade civil e das pessoas atingidas pelas enchentes.
Já o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática é a representação da academia, sendo um órgão colegiado com atribuições consultivas e propositivas.
Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg Edição: Secom
Conseleite/MG projeta variação de -1,3% no valor do leite a ser pago em setembro
A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 23 de Agosto de 2024, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:
a) O maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Junho/2024 a ser pago em Julho/2024.
b) O maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Julho/2024 a ser pago em Agosto/2024.
c) A projeção para o maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Agosto/2024 a ser pago em Setembro/2024
Períodos de apuração:
Mês de Junho/2024: De 01/06/2024 a 30/06/2024
Mês de Julho/2024: De 01/07/2024 a 31/07/2024
Parcial de Agosto/2024: De 01/08/2024 a 20/08/2024
Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada leite base se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.
As informações são do Conseleite Minas Gerais.
Em clima de superação, Fenasul Expoleite 2025 é lançada na Expointer
A Fenasul Expoleite 2025 foi lançada neste sábado (24/8), primeiro dia da 47ª Expointer. A Casa da Associação Brasileira de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), no Parque de Exposições Assis Brasil, ficou lotada com a presença de criadores, autoridades e representantes de entidades. O lançamento marca a organização do setor leiteiro, que antecipa a busca por recursos para garantir mais uma edição do evento, cancelado em 2024 devido às enchentes. A edição do próximo ano será realizada entre 14 e 18 de maio.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, ao saudar os participantes, salientou que foi uma conquista conseguir definir a realização da Fenasul sempre no terceiro fim de semana do mês de maio. “Sempre digo que local e data são patrimônio”, observou. O dirigente, que também é presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) afirmou, ainda, que os produtores estão dando um exemplo de organização ao anteciparem o lançamento da Fenasul Expoleite. “O setor está mobilizado e organizado e espera a mesma mobilização das autoridades”, enfatizou, sugerindo que o evento seja também um laboratório que possibilite menos erros na Expointer de 2025.
Tang lembrou que mais de 110 vacas holandesas participam da Expointer deste ano, apesar do período difícil enfrentado pelos criadores, como uma enchente sem precedentes e três anos consecutivos de seca. “O setor leiteiro e todos os criadores estão em uma dificuldade enorme que precisa ser considerada e vista. Aqui dentro, nós estamos repletos de produtores e de autoridades políticas que sentiram essa dificuldade, e muitos precisam de ajuda”, disse, reafirmando que, apesar das dificuldades, todos estão participando do que chamou de festa da reconstrução. Ele convocou as autoridades a ajudarem o setor de forma mais ágil e destacou o excesso de burocracia.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, saudou os associados da Gadolando, ressaltando que o grupo faz o Rio Grande do Sul ser mais forte e ter um alimento de alta qualidade com muita resiliência. "Sem desfazer das outras formas de fazer agricultura ou pecuária, produzir o leite que vai para a mesa do consumidor é muito custoso. Sei o que é levantar de madrugada, fazer todo o trabalho e ter essa condição”, destacou. Kuhn ressaltou também que o Estado tem o melhor controle de sanidade animal do Brasil e que o momento é de superação.
O titular-adjunto da Seapi, Márcio Madalena, salientou que, mesmo não ocorrendo a edição de 2024, a Fenasul Expoleite deixou um legado em seu lançamento, realizado em abril passado, que foi modelo para a cerimônia de apresentação da Expointer 2024, ocorrida recentemente. (Texto: Rejane Costa/AgroEffective
Edição: Ascom Expointer)
Jogo Rápido
Jornal Gente na Expointer 2024 (24/08/2024)
Oziris Marins, Sérgio Stock e Guilherme Macalossi direto do estúdio de agronegócio na casa do Grupo Bandeirantes no Parque de Exposições Assis Brasil. Há 18 anos o Jornal Gente especial traz todas as informações, notícias e entrevistas com os principais nomes do agronegócio brasileiro. Confira a entrevista do Secretário Executivo do SINDILAT/RS, Darlan Palharini, clicando aqui. (Band via youtube)