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13/08/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 13 de agosto de 2024                                                       Ano 18 - N° 4.200


Captação da Conaprole caiu 7% em julho

Produção/UR – A queda da produção impacta no setor lácteo. A captação da Conaprole caiu 7,3% em julho e no acumulado do ano o recuo é de 4,8%, informou à Conexión Agropeucaria uma fonte da cooperativa.Nos últimos doze meses móveis a redução interanual foi de 2,3%. O preço do leite ao produtor continua inalterado, comentou a fonte.A retração foi inferior à queda de junho, que havia sido de 13%.

A acentuada perda de produção impacta na receita bruta das fazendas leiteiras menores, que em junho foi de US$ 59,75 milhões, 25% menos na comparação interanual. O faturamento de junho de 2023  foi de US$ 79,23 milhões, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale).

Exportações

Os pedidos de exportação de lácteos cresceram em julho, com impulso das compras pela Argélia. Foram 19.198 toneladas pelo valor de US$ 67 milhões, de acordo com dados da Alfândega.

Os dados mostram uma elevação interanual de 24,7% em volume e de 17,5% em faturamento. Em julho de 2023 o Uruguai havia exportado 15.386 toneladas por US$ 57,4 milhões. Naquela época o Brasil esteve em primeiro lugar, seguido pela Argélia.

Em julho deste ano, a Argélia foi o principal comprador com 6.904 toneladas por US$ 24,8 milhões. Um aumento considerável em relação às 1.754 toneladas importadas no mesmo mês do ano passado, pelo valor de US$ 6,4 milhões.

O Brasil ficou em segundo lugar, com 5.193 toneladas pelo custo total de US$ 18,4 milhões. Em julho do ano passado havia comprado 7.830 toneladas por US$ 32,4 milhões. Uma forte retração de 34% em volume e 43% em valor.

Muito abaixo aparecem os outros comprados: Chile, Arábia Saudita, Filipinas e China.

No acumulado do ano o Uruguai já exportou 126.233 toneladas de produtos lácteos, que geraram US$ 435,3 milhões em divisas. Isto representa aumento de 1,7% em comparação com as 124.072 toneladas no mesmo período de 2023, mas uma retração de 9% no faturamento, frente aos US$ 480,4 milhões registrado no ano passado.

O Brasil continua sendo, de longe, o principal destino para os lácteos do Uruguai, com compras que alcançaram 46.003 toneladas por US$ 161,2 milhões entre janeiro e julho. Para a Argélia, o segundo principal comprador, foram 29.744 toneladas por US$ 104 milhões.  (Fonte: Blasina y Asociados)


Projeto TeamWork: Marketing do leite para a Geração Z

Geração Z – Recentemente, participamos do projeto internacional, TeamWork, em colaboração com estudantes universitários para o desenvolvimento de suas competências em negócios, em troca do envolvimento em um projeto de marketing elaborado para atender uma necessidade comercial específica. Uma estreia atraente para a AHDB.

Visão do projeto

O projeto foi realizado em quatro semanas sem custo e permitiu promover nosso papel de apoio à agricultura e à alimentação britânica, tanto entre estudantes do Reino Unido como entre estudantes internacionais.

Os estudantes foram encarregados de planejar e implantar um estudo de mercado para analisar como o leite de vaca é comercializado no setor varejista do Reino Unido e em outros países, em comparação com as alternativas aos lácteos.   

Em seguida foi pedido que eles recomendassem o reposicionamento do segmento lácteos britânico dentro dos supermercados britânicos de forma a torná-lo mais atraente para as famílias e para a geração Z (pessoas entre 18 e 25 anos).

Principais conclusões

As principais conclusões do estudo (que implicou visitas a lojas no Reino Unido, Estados Unidos da América (EUA), Canadá e Romênia e pesquisa online) mostraram que os jovens consumidores da geração Z querem ver as informações nutricionais e as alegações de saúde com maior destaque nos rótulos, apoiadas por promoções de preços – algo que funciona muito bem nos EUA, Canadá e Romênia.

Os consumidores familiares também classificaram as informações nutricionais como prioritárias nas embalagens, acompanhadas de normas éticas.

Os dois grupos declararam que as embalagens de leite de vaca poderiam também se tornarem mais atraentes visualmente para os dois públicos.

Pesquisa complementares

Nossa equipe de marketing planeja realizar mais pesquisas sobre como o leite pode atrair os consumidores de forma mais efetiva no ambiente do varejo. Fonte: AHDB \Tradução livre: www.terraviva.com.br 

Leite/Bolívia

Em uma reunião com produtores e empresários do setor lácteo, o Governo garantiu que o preço do leite líquido será mantido em 6 bolívares (BOB), [R$ 4,78/litro]. Também anunciou que, para assegurar a oferta de leite, os insumos de produção serão subsidiados.

O vice-ministro de Defesa dos Direitos do Usuário e Consumidor, Jorge Silva, informou que durante o encontro foi explicada a proposta do governo.

“Convocamos a empresa PIL e apresentamos a proposta. Depois de um longo debate chegou-se a um acordo de que não será aumentado o preço do leite ao consumidor final. Para baratear os custos de produção, o Governo irá subsidiar certos insumos para não afetar a estrutura de custo da produção”, afirmou Silva.

Na semana passada, os produtores de leite de Cochabamba exigiam que a PIL aumentasse os preços, o que iria repercutir no preço final dos produtos lácteos.

Silva acrescentou que a proposta dos produtores era aumentar para BOB $4,18, [R$ 3,33/litro] o preço do leite cru, o que elevaria o preço ao consumidor final. Por isso houve a reunião entre as partes, para evitar a alta de preços.

Produtos

Para tabelar o preço de outros 80 produtos derivados do leite, a autoridade disse que solicitará à PIL o preço de fábrica para evitar aumentos especulativos. As autoridades tomarão medidas contra aqueles que aumentarem os preços sem justificativa.

“Existem 80 produtos não regulamentados, entre eles a manteiga, iogurte, e outros lácteos. Por isso, pedimos à PIL o preço de fábrica para que nos sirva de referência para o tabelamento que iremos estabelecer para os diferentes mercados”, disse.

O Governo presume que os comerciantes e distribuidores são os elos da cadeia que especulam com os preços destes produtos, e por isso serão tomadas ações legais contra essas pessoas.  

Consumo

O consumo de leite na Bolívia por pessoa fechou o ano passado com a média de 68 litros. O Pro-Bolívia trabalha para impulsionar o aumento do consumo desse alimento em todo o país, principalmente pelas crianças.

“Nossos níveis de consumo são muito baixos, e estamos falando de um consumo per capita de 68 litros, em 2023. É preciso observar que 12 anos atrás nosso consumo era de 42 litros por pessoa, e hoje chegamos a 68, havendo um crescimento significativo mas não suficiente, e por isso continuamos a incentivar, principalmente para as crianças”, explicou o diretor executivo do Pro-Bolívia, Vidal Coria.  

Segundo dados do Pro-Bolívia, a produção de leite alcançou um total de 560 milhões de litros, em 2023, um crescimento de 14 milhões de litros em relação a 2022. A previsão é de que hana ligeira melhora este ano.  Fonte: laRazón – Tradução livre: www.terraviva.com.br 


Jogo Rápido

MILHO/CEPEA: Preços voltam a cair no BR
No Brasil, a colheita da segunda safra caminha para reta final, enquanto nos Estados Unidos é a proximidade dos trabalhos de campo que pressionou os contratos na Bolsa de Chicago. Pesquisadores do Cepea lembram, ainda, que a baixa dos futuros e a desvalorização do dólar na última semana também reduziram a paridade de exportação, limitando os negócios nos portos. Do lado dos vendedores, pesquisadores do Cepea explicam que parte já se mostrou mais flexível nas negociações, sobretudo a partir de quinta-feira, 8, seja para liberar os armazéns ou já para fazer caixa para a quitação das dívidas do final do mês. Outros, no entanto, apostam em recuperação de parte das quedas de preços registradas neste ano, após a finalização da colheita brasileira. (Fonte: Cepea)


 
 
 

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