Pular para o conteúdo

12/08/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 12 de agosto de 2024                                                       Ano 18 - N° 4.199


Vencedores do 3º Prêmio Referência Leiteira serão conhecidos no dia 29/08 na Expointer 

A cerimônia que vai revelar os vencedores do 3º Prêmio Referência Leiteira durante a 47ª Expointer está marcada para iniciar às 14h do dia 29/08, quinta-feira. Neste ano, a atividade acontecerá no auditório da Federacite, localizado na quadra 26, na Praça Central, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Participam desta edição 72 iniciativas. Na disputa de Propriedade Referência em Produção de Leite, foram 50 inscrições. Já na categoria Cases de Sucesso, são 22 propriedades disputando entre seis categorias.O coordenador do Prêmio Referência Leiteira, Jaime Eduardo Ries, lembra que a premiação fortalece a produção leiteira gaúcha ao divulgar as melhores práticas que podem ser adotadas por diferentes propriedades. “A potência do Rio Grande do Sul passa pelo campo e a missão desta distinção é justamente fazer com que as melhores práticas possam ser conhecidas e, a partir daí, adotadas para melhorar a produção”, assinala. O vice-coordenador da premiação, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), reforça que entre os critérios analisados para definir os vencedores nos Cases, estão a abrangência e relevância da ação, o grau de consolidação da experiência e a replicabilidade, e a possibilidade de a solução ser adotada por outras propriedades. “Para a disputa em Propriedade Referência em Produção de Leite (sistemas à base de pasto, semiconfinamento ou confinamento) são avaliados produtividade por hectare, produtividade por pessoa, qualidade do leite, com bonificação para propriedades certificadas livres de tuberculose e brucelose”, explica.Os ganhadores receberão notebook, certificado e troféu. A premiação é realizada pelo Sindilat/RS, juntamente com a Emater/RS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Confirme presença clincando aqui. 

Programação:

  • Entrega do 3º Prêmio Referência Leiteira e Lançamento do 10º Prêmio Sindilat de Jornalismo 
  • Data: 29/08 - quinta-feira
  • Horário: 10h
  • Local: Auditório da Federacite - Parque de Exposições Assis Brasil, Quadra 26 - Praça Central - Esteio/RS 

Expointer é lançada em Porto Alegre

Evento na sede da Secretaria da Agricultura do Estado, no bairro Menino Deus, recebeu autoridades do setor e deu a largada na programação. Uma das novidades é um estacionamento exclusivo para os expositores de animais

Em clima de festa e em local simbólico para uma edição especial, a 47ª Expointer foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (12), em Porto Alegre. No pátio da Secretaria da Agricultura, que sediou as primeiras edições do que se transformaria na maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul, o lançamento em pleno bairro Menino Deus deu o tom de recuperação da edição.

Música, assado e exemplares de cavalos, touros, vacas de leite e ovelhas deram uma mostra do que virá na feira. 

Os prejuízos causados pela enchente afetaram não só os agricultores, mas também o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que precisou ser reformado para receber a edição deste ano. A casa oficial da Expointer ficou totalmente alagada durante a cheia.

O secretário da Agricultura, Clair Kuhn, saudou o trabalho dos servidores públicos para que a feira fosse viabilizada e a resiliência dos agricultores para a produção de alimentos:

— Esta é a Expointer da reconstrução, para mostrar ao Brasil e ao mundo que somos aguerridos, fortes e bravos. É assim que o nosso agropecuarista tem feito no seu dia a dia.

O governador Eduardo Leite destacou a relevância econômica da Expointer, mas enfatizou que a 47ª edição vai além das marcas numéricas.

— Ainda é prematuro projetar se vai ser maior o volume de negócios do que edições anteriores, mas estamos confiantes de que serão números muito expressivos e relevantes com função do número de expositores e de animais. O que temos em termos de perspectivas de participação nos dá essa confiança — disse Leite. 

O tom da superação esteve presente nos discursos de todas as entidades copromotoras. Depois de uma sequência de catástrofes climáticas, a Expointer é vista como momento para alavancar a produção que foi devastada. 

Para Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), a feira mostra o que há de melhor na produção agropecuária. O presidente da Federação da Agricultura (Farsul), Gedeão Pereira, explica que a Expointer mostra a resiliência do povo gaúcho e "nada é mais importante neste momento do que construir uma festa da coragem".

Reconstrução
Anfitriã da festa, a subsecretária do parque Assis Brasil, Beth Cirne Lima, falou dos esforços necessários para reerguer o local e após os estragos. Entre os desafios, a edição precisará enfrentar as obras inacabadas da BR-116, tendo a Rodovia do Parque (BR-448) como acesso principal. 

Já entre as novidades, Beth anunciou o uso exclusivo de um dos estacionamentos para os expositores de animais, facilitando a logística na entrada da feira.

Apoio da cultura
No campo do entretenimento, Beth Cirne Lima anunciou a criação do festival Sou do Sul, inspirado na iniciativa Salve o Sul da cantora Luísa Sonza para arrecadar recursos ao RS. Serão mais de 10 apresentações durante a Expointer, entre elas shows de músicos do Estado e convidados.

Não haverá cobrança de ingresso para assistir ao festival, que será gratuito aos visitantes do parque. As apresentações serão realizadas na pista do Cavalo Crioulo. Telões colocados em vários pontos do parque transmitirão a festa.

Os julgamentos de raça, o Freio de Ouro e o lançamento de máquinas e implementos agrícolas seguem como atrações principais da feira. Além do tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, que terá participação recorde de expositores este ano, com a maior parte dos negócios liderado por mulheres.

— Esperamos que sejam dias de alegria e sucesso, demonstrando claramente a nossa superação — disse Beth.

Transporte
Ainda sem operação plena da Trensurb para atrair os visitantes, a questão logística está entre as preocupações dos organizadores da Expointer este ano.

O maior problema é na direção de Porto Alegre a Esteio. Para isso, linhas de ônibus especiais serão colocadas durante a feira para atender à maior demanda de público.  

— Vamos buscar compensar essa falta da Trensurb através de linhas excepcionais — garantiu Leite.

Cobranças
A expectativa é de que a edição seja também palco político para a cobrança de medidas de apoio aos agricultores que foram afetados pela enchente.

— O que temos salientado é que as medidas anunciadas não tem se efetivado na ponta. A crítica é para que se melhore. Não acho que seja má intenção do presidente da República ou dos ministros, mas não estão conseguindo atender e nos causa desconforto ver uma propaganda maior do que o que a entrega está acontecendo — criticou o governador. (GZH)

Piracanjuba ProCampo: parceria com o produtor de leite

Por meio da transformação da matéria-prima em um portfólio variado, a Piracanjuba se tornou especialista em leite. A história, de quase sete décadas, é uma construção feita a várias mãos, afinal, envolve mais de 8 mil fornecedores de leite que, todos os dias, se dedicam à produção desse importante alimento. Para o Grupo Piracanjuba, a parceria com os produtores é fundamental e, por isso, instituiu o Programa de Relacionamento com o Produtor de Leite – denominado Piracanjuba ProCampo.

O propósito do ProCampo é ser referência para o produtor de leite, estabelecendo uma parceria sólida, que valoriza o relacionamento pautado na simplicidade, respeito e confiança. Entender necessidades e buscar oportunidades, oferecendo soluções que promovam o desenvolvimento e a fidelização dos produtores, e a sustentabilidade nos negócios.

Qual escopo de trabalho do ProCampo?

Tendo pessoas, animais e ambiente como áreas estratégicas, seu diferencial está no foco da qualificação da mão-de-obra nas fazendas. O ProCampo acredita que este é o segredo do sucesso: capacitar quem são os responsáveis por promover a sanidade e o bem-estar dos animais, e a preservação do meio ambiente.

Comprometidos em fortalecer a parceria com os produtores diariamente, proporcionando o apoio necessário para enfrentar os desafios diários e o reconhecimento que merecem. Para isso, conta com ações e iniciativas ancoradas em quatro pilares: comunicação, projetos, produtos e serviços, e inovação e capacitação.

Em uma das frentes, chamada de ProCampo Consultoria, a Consultoria Técnica e Gerencial é oferecida aos produtores por meio de consultores terceirizados. Eles fazem visitas mensais às propriedades. A Piracanjuba garante a qualidade da prestação do serviço do consultor e contribui com um auxílio de custo dessas visitas.

Como o ProCampo fortalece a comunicação?

Em comunicação, além de disponibilizar conteúdos voltados à pecuária leiteira em site e nas mais diferentes redes sociais, o programa conta com aplicativo próprio, disponível gratuitamente para smartphones com sistemas Android e iOS.

No canal, após se cadastrar, o produtor pode conferir o preço do leite atualizado; acompanhar o volume de leite coletado diariamente; acompanhar os resultados de qualidade e receber alertas importantes; além de ter acesso a notícias do setor e da empresa.

Com conhecimento, profissionalização e proximidade, o Piracanjuba ProCampo reafirma seu compromisso de caminhar lado a lado com os produtores de leite, oferecendo o apoio para superar os desafios e aproveitar as oportunidades e escrevendo uma nova página na história da produção leiteira, em que cada produtor é reconhecido como protagonista. Acesse o site para mais informações: https://www.piracanjuba.com.br/procampo


Jogo Rápido

📣 É AMANHÃ!
O Fórum MilkPoint Mercado reunirá os maiores especialistas para discutir temas essenciais para o futuro da cadeia láctea nos próximos meses de 2024 e início de 2025. Serão abordados assuntos como mercado internacional, consumo interno, competitividade no Mercosul, região Nordeste, e muito mais! 🥛🎯
Participar do Fórum MilkPoint Mercado garante que você terá acesso às informações certas para tomar decisões que maximizarão os resultados do seu negócio.
➡️ Ainda dá tempo de garantir sua participação! 🔗✅ 


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *