Programa de auxílio às indústrias pautará reunião de associados do Sindilat

O Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade em setores de indústrias brasileiras, será um dos assuntos discutidos na próxima reunião de associados do Sindicato da Indústria dos Laticínios (Sindilat/RS). Previsto para acontecer no dia 18 de abril, às 13h30min, na sede do Sindicato, o encontro contará com a presença do gerente de operações Wanderlei Zamberlam e da coordenadora técnica Maria Julia Ledur Alles, ambos do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, que apresentarão os benefícios e as possibilidades de acesso das indústrias lácteas ao programa, além de esclarecer dúvidas dos associados.

O Programa Brasil Mais Produtivo trata-se de uma consultoria cujo objetivo é aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias indústrias participantes, conforme adianta Zamberlam. "É uma forma de otimizar os processos de fabricação e de produzir de maneira mais eficiente", afirma. Ele ressalta que o investimento pode dar um bom retorno às indústrias e a curto prazo. "Já tivemos casos de setores de empresas que aumentaram em 80%".

Segundo dados do Instituto SENAI, o programa tem duração de 120 horas executadas dentro da empresa, ao longo de três meses, com o custo de R$ 18 mil. Deste valor, a empresa paga R$ 3 mil, e o restante é subsidiado pelos parceiros do programa (APEX, ABDI e SENAI). A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pelo SENAI em todo o Brasil. Ao todo, cinco setores industriais são abrangidos: alimentos, metalmecânico, moveleiro e vestuário e calçados.

Foto: prescott09/iStock