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13/12/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 13 de dezembro de 2023                                               Ano 17 - N° 4.044


Diretoria do Sindilat toma posse nesta quinta-feira, dia 14/12

Em evento festivo na noite desta quinta-feira, dia 14/12, tomará posse a diretoria do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) para o triênio 2024/2026. Atual presidente da entidade, o diretor da Lactalis do Brasil Guilherme Portella será reconduzido à presidência, juntamente com Alexandre Guerra, da Cooperativa Santa Clara, como 1º vice-presidente; Alexandre dos Santos (Laticínios Deale), como 2º vice-presidente; Caio Vianna (CCGL), como diretor secretário; e Angelo Sartor (RAR Alimentos), como diretor tesoureiro.

Na atividade que acontecerá em Porto Alegre (RS) também serão conhecidos os vencedores do 9º Prêmio Sindilat de Jornalismo. Na categoria Impresso, os finalistas são Ana Esteves, do Jornal do Comércio; Itamar Pelizzaro, do Correio do Povo; e Susana Leite, do NH. Na categoria Online, Julio Huber, da Revista Negócio Rural; Marcelo Gonzatto, da Zero Hora/GZH; e Tamires Ribeiro, da Folha de S.Paulo. Em Eletrônico, Bruno Faustino, da TV Cultura; Cid Martins, da Rádio Gaúcha; e Eliza Maliszewski, do Canal Rural. Ao todo, 53 trabalhos foram inscritos, um recorde entre todas as edições. Os segundos e terceiros classificados receberão troféus. 

O sindicato ainda irá entregar o prêmio Destaques Sindilat 2023 para oito personalidades que, através de suas atuações, se destacam na defesa do desenvolvimento do agronegócio gaúcho e brasileiro. (SINDILAT/RS)


Observatório do Leite Orgânico disponibiliza dados sobre essa cadeia a usuários e consumidores

Já está em operação a plataforma do Observatório do Leite Orgânico, resultado de projeto de pesquisa liderado pela Embrapa Gado de Leite (MG), em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

A plataforma traz dados de interesse dos setores produtivos (fazendas e laticínios), como o histórico do número de produtores certificados, localização das unidades de produção e de processamento, o perfil produtivo e ambiental dos sistemas de produção e do mercado consumidor. A plataforma também disponibiliza à sociedade informações sobre a produção orgânica de leite e o mapeamento dos pontos de comercialização de lácteos orgânicos no Brasil.

 “Nossa intenção é contribuir com a estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico no País, ainda incipiente, mas que possui elevado potencial de expansão”, diz a pesquisadora da Embrapa Fernanda Samarini Machado , ao afirmar que esse “nicho de mercado está em crescimento e aproxima quem consome de quem produz, e valoriza a produção de alimentos integrados à natureza, respeitando o bem-estar dos animais, a qualidade de vida dos colaboradores e a saúde das pessoas”. Segundo ela, os princípios da produção orgânica estão alinhados à expansão da consciência da sociedade.

O que é leite orgânico?
O leite orgânico é um alimento produzido em um sistema administrado de forma sistêmica como um “organismo agrícola” (daí vem o termo “orgânico”), por meio de várias técnicas verificadas aos princípios da agricultura orgânica e regulamentadas por normas específicas, que busca a integração entre a produção vegetal e animal, o equilíbrio do ecossistema, o desenvolvimento econômico e a maximização dos benefícios sociais. A produção e o processamento do leite orgânico são regulamentados por lei, com garantia de qualidade e rastreabilidade por meio de certificação comprovada pelo selo “Produto Orgânico Brasil”, do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg). Trata-se da Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, conhecida como “Lei dos Orgânicos”.

Com a plataforma, a Embrapa reúne, em um único local, uma gama de dados de interesse do setor, como o número e a localização de produtores de leite orgânico registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA, desde 2016. Nela, também é possível localizar e incluir de forma participativa fornecedores de insumos, indústrias transformadoras e canais de comercialização de lácteos orgânicos, como feiras, mercados e vendas on-line.

“Buscamos aproximar produtores, laticínios e consumidores, que se encontram dispersos geograficamente, para fortalecer a rede e facilitar o planejamento do setor”, diz o analista da Embrapa Fábio Homero Diniz . “Caso eu seja um produtor de leite orgânico e preciso encontrar um fornecedor de insumo ou laticínio especializado próximo à minha propriedade, a plataforma terá essa informação”, explica o analista. O mesmo acontece com os orgânicos que não sabemos onde comprar leite e orgânicos.

O Observatório também disponibiliza estudos e análises, permitindo interações capazes de propiciar a geração de inteligência estratégica e territorial para os diversos elos da cadeia produtiva. A expectativa dos pesquisadores da Embrapa é que os dados possam subsidiar a revisão de regulamentos técnicos e a formulação de políticas públicas adequadas ao segmento. A plataforma pode ser acessada gratuitamente.

Como a plataforma atua

Uma das motivações para a criação do Observatório do Leite Orgânico foi a grande demanda dos produtores por insumos específicos destinados à produção. “O setor carece de uma maior articulação entre as fazendas e os fornecedores de insumos orgânicos, que estão geograficamente dispersos”, diz Fernanda Samarini.

Um dos grandes gargalos planejados pelos produtores de leite orgânico é a escassez e os preços elevados de insumos para alimentação do rebanho, como o milho orgânico. “O avanço na produção está atrelado ao crescimento na oferta de milho orgânico a um preço mais acessível”, afirma o cientista, que defende: “é fundamental que uma fazenda tenha baixa dependência de insumos externos, por meio da integração entre a produção vegetal e animal, da criação de animais eficientes e adaptados e de práticas de manejo adequadas das pastagens, garantindo oferta de alimento diversificado e de qualidade”.

Os produtores também apontam prejuízos em vendas. “Como atualmente não há grandes laticínios participantes na coleta de leite orgânico, os produtores precisam produzir e comercializar os seus próprios produtos, ou buscar parcerias com laticínios menores que processam e comercializam lácteos orgânicos”, explica Diniz. Os produtores de leite orgânico precisam estar bem alinhados às demandas do mercado e trabalhar em estratégias de divulgação dos produtos. Na pesquisa sobre o perfil do mercado de leite orgânico no Brasil, os consumidores apontaram que o maior impedimento para aumentar o consumo de lácteos orgânicos é a dificuldade de encontrar os produtos, além do preço mais elevado.

Kennya Beatriz Siqueira , pesquisadora da Embrapa, explica que é necessário identificar e caracterizar os principais canais de distribuição para subsidiar as estratégias de marketing do setor primário, indústria e comércio. A plataforma surge, então, como o processo de estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico, estabelecendo uma rede de stakeholders que visa:

Caracterizar os sistemas orgânicos de produção de leite em relação aos aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais e territoriais.
 
Caracterizar e realizar o georreferenciamento de fornecedores de insumos, processadores e canais de comercialização de lácteos orgânicos.
 
Caracterizar o perfil do consumidor e a tendência de consumo de lácteos orgânicos no País.
 
Criar inteligência estratégica e territorial para a cadeia agroalimentar do leite orgânico, por meio de análises e estudos, fornecendo subsídios e suporte para a revisão de regulamentos técnicos e formulação e avaliação de políticas públicas.
 
Gerar indicadores de bem-estar animal adaptados aos sistemas de produção orgânicos de leite, promovendo a revisão de regulamentações técnicas a respeito do tema.
Observatório do Leite Orgânico é uma ferramenta participativa; Portanto, produtores e vendedores de insumos e de lácteos orgânicos são convidados a cadastrar seus dados e pontos de venda na plataforma. Os dados serão selecionados pela equipe do projeto e disponibilizados para consulta pelos usuários. O Observatório também sistematizará informações sobre produção de leite e insumos orgânicos oriundas do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA, bem como análises e dados de pesquisa.

As informações são da Embrapa

Leite/América do Sul
Os meses de verão se aproximam, mas as temperaturas elevadas da estação chegam um pouco antes, em muitas áreas da região. Apesar de haver alguma interrupção na forma de precipitações que colocam fim à seca que durou anos, os níveis de umidade no solo, na Argentina e no Uruguai continuam limitados.

O estado celeiro do Brasil, Mato Grosso, enfrenta desafios atmosféricos. As estimativas de milho e soja daquele estado estão sendo constantemente atualizadas para baixo, devido à primavera muito seca. À medida que as férias de final de ano se aproximam, especialistas avaliam que o comércio deverá sofrer uma forte desaceleração.

Analistas brasileiros avaliam que se os preços de importação não se estabilizarem ou diminuírem, as compras do maior importador regional poderão registrar quedas acentuadas até o final do primeiro trimestre de 2024. Os contratos para o primeiro trimestre já foram realizados, e haverá apenas mais uma semana de negociação na região. O México continua a comprar produtos da região a um ritmo constante, de acordo com alguns relatórios regionais.

Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva

 

Jogo Rápido

Produção de lácteos em alta na China
A produção de leite da China aumentou 7,2% e a produção de produtos lácteos aumentou 3,6% em relação ao ano anterior, de janeiro a agosto de 2023, de acordo com um líder do setor. Durante a New Energy Dairy Industry Annual Conference de 2023, organizada pela NetEase Finance, Liu Yaqing, vice-presidente e secretário-geral da Associação de Lácteos da China, disse que o leite e os produtos lácteos nacionais mantiveram um crescimento contínuo na escala de produção. No entanto, apesar do crescimento contínuo do setor e da melhoria da qualidade, tanto o setor de lácteos quanto as empresas na China estão enfrentando vários desafios, como dificuldades operacionais. Liu Chao, vice-presidente e vice-secretário geral executivo da Associação do Setor de Lácteos da China, disse que o setor ainda mostra uma robusta resiliência de desenvolvimento. Ele disse que o ajuste contínuo da estrutura do produto, o fortalecimento da inovação tecnológica e a ênfase no desenvolvimento diversificado são vitais para o progresso do setor. Zhao Hui, do Kantar Worldpanel China, disse que os participantes do setor de laticínios na China devem fortalecer os canais on-line e se concentrar nos mercados das cidades de nível inferior, com produtos que destacam a saúde e o consumo ao ar livre. (As informações são do China Daily, traduzidas  e adaptadas pela Equipe MilkPoint.)


 

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