Pular para o conteúdo

09/08/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 09 de agosto de 2023                                                       Ano 17 - N° 3.962


Ministro Carlos Fávaro anuncia aquisição de leite pelo governo federal

Medida emergencial visa socorrer os produtores brasileiros frente à concorrência

Na Capital do Leite, Castro (PR), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a aquisição de leite em pó pelo governo federal a preços de varejo. A medida emergencial é uma das ações para socorrer os produtores de leite brasileiros que enfrentam a forte concorrência de países do Mercosul. O anúncio foi feito durante a abertura da Agroleite 2023 na tarde desta terça-feira (08).

“Fazer um enfrentamento à importação desenfreada é um compromisso que assumo aqui em nome do presidente Lula”, destacou o ministro.

Junto com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, Fávaro afirmou que ainda nesta semana serão adotadas medidas emergenciais para o setor. A aquisição, a preço de varejo, de leite em pó, é uma das ações que visa enxugar o mercado e garantir rentabilidade às cooperativas e, consequentemente, aos produtores.

Em relação à importação de leite de países como Argentina e Uruguai, o ministro ponderou que o acordo com o Mercosul é sensível e o tema está sendo tratado com total atenção pelo governo federal.

“O Mercosul é um bloco comercial muito importante para o Brasil. Nós vendemos a esses países produtos manufaturados que nos dão muita competitividade, ganhos e oportunidades, mas isso não pode ocorrer em detrimento de uma cadeia tão importante, que gera empregos, como a cadeia do leite”, comentou.

Além das medidas emergenciais, Fávaro ressaltou que serão necessárias ações estruturantes para o setor. “Estar aqui vendo a altíssima qualidade das tecnologias para a produção de leite é espetacular. É a certeza de que esse abismo que existe entre os produtores de leite brasileiros precisa ser removido com trabalho, dedicação, com ciência, com investimento para que nós possamos corrigir essa distorção tão grande. E o Brasil que já é campeão na produção de soja, na exportação de soja, algodão, carne bovina, carne suína, vai ser, sim, um grande player mundial na produção de leite e temos que ter dedicação para fazer isso acontecer”. (MAPA)


RECEITA ESTADUAL DISPONIBILIZA ASSISTENTE VIRTUAL QUE ESCLARECE DÚVIDAS DE CONTRIBUINTES

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul criou uma assistente virtual (chatbot) para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos cidadãos e contribuintes. O chatbot está disponível no Portal de Atendimento. O ícone dessa nova ferramenta está localizado no canto inferior direito da tela e está identificado como Fale Conosco. A assistente virtual, chamada de Rê, pode responder a diversos questionamentos sobre a administração tributária gaúcha.

Entre os assuntos sobre os quais Rê pode fornecer informações estão os três impostos estaduais: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD). Há ainda uma seção destinada a dois dos principais programas estratégicos coordenados pela Receita Estadual: o Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que incentiva os cidadãos a pedirem nota fiscal, e o Devolve ICMS, que devolve parte do imposto pago pelas famílias de baixa renda. O NFG conta com mais de 3 milhões de participantes, e o Devolve ICMS beneficia mais de 600 mil famílias.

Além disso, o chatbot permite, de maneira ágil e prática, verificar o status dos protocolos de atendimento abertos pelo usuário nos canais Fale Conosco e Plantão Fiscal Virtual, bastando informar o código do protocolo (no formato PFV-000000-A0A0A). Esses protocolos podem ser gerados por meio do formulário eletrônico desses canais ou pela própria assistente virtual, nas situações em que o usuário considera que sua dúvida não foi respondida, optando por levá-la a um atendente. O retorno, nesses casos, ocorre por e-mail, em até três dias úteis, e é disponibilizado um código de protocolo para consulta do status em tempo real.

O sistema robotizado é resultado de um projeto desenvolvido pela Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual ao longo dos últimos meses. A novidade está inserida no contexto da agenda Receita 2030+, composta por 30 medidas para modernização da administração tributária gaúcha. “Faz parte do processo de modernização e digitalização do atendimento, visando simplificar a experiência que os usuários têm dos serviços. É mais um avanço na construção do que chamamos de Receita Digital, sempre com foco em gerar valor público para a sociedade gaúcha”, destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira. As informações da ferramenta são baseadas em um banco de dados construído pelo fisco gaúcho, que será permanentemente qualificado e atualizado. O objetivo é incrementar a utilização de práticas de aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial para tornar as interações cada vez mais reais e efetivas para os usuários.

PORTAL DE ATENDIMENTO 
O Portal de Atendimento da Receita Estadual, lançado em junho de 2022, é um ambiente no qual os serviços e informações da instituição estão disponíveis de forma estruturada, com visual intuitivo e busca eficiente. O objetivo é que o usuário acesse a página e encontre tudo o que precisa, de maneira rápida e intuitiva, independentemente do perfil ou da necessidade. É possível, por exemplo, solicitar serviços, buscar orientações ou encaminhar dúvidas.

CHATBOTS
Chatbots são programas de computador que tentam simular a conversação de um ser humano. O objetivo é responder a diversas perguntas, de tal forma que os usuários tenham a impressão de estar conversando com uma pessoa. (FONTE: Receita Estadual)
 

Fábrica de rações vai triplicar produção com nova unidade

Uma das pioneiras no Rio Grande do Sul quando o assunto é nutrição animal, a cooperativa Cotribá, do norte do Estado, prepara para o próximo ano a entrega da sua nova fábrica de ração. A unidade deve estar pronta no primeiro trimestre de 2024, em Ibirubá, com capacidade para triplicar a produção atual. O aporte é de R$150 milhões.

Além do salto em produção, o crescimento virá em tecnologia. A planta que está sendo construída será totalmente automatizada e contará com sistemas robotizados para as etapas de ensaque e de expedição. Um marco emblemático para a cooperativa centenária, que é também a mais antiga do ramo em operação no país.

Enio Nascimento, vice-presidente da Cotribá, diz que o plano era finalizar a obra ainda neste semestre, mas que a pandemia empurrou a conclusão para mais à frente. Assim que começar a operar, a nova unidade substituirá a atual, ampliando de 100 mil para 300 mil toneladas a produção anual de rações.

Na primeira fase, o foco serão os produtos destinados à atividade leiteira, que já são o principal negócio da cooperativa no segmento de rações. Também entram na esteira os alimentos para os animais de corte. Mas outros planos estão no horizonte.

- Acreditamos que a atividade do leite, para nós, é o carro-chefe, e é em cima disso que estamos apostando. Depois, em 2025, a ideia é terminar a segunda fase, que prevê uma diversificação da linha de produtos que vamos trabalhar, como a linha para pets - adianta Nascimento.

A expectativa é de que a unidade gere mais de 300 empregos, entre postos diretos e indiretos. Atualmente, a Cotribá possui duas fábricas de rações, a de Ibirubá e outra em Tapera. Além dos empregos gerados, o vice-presidente destaca que a operação vai valorizar a produção de milho no Estado, demandando de 1,2 milhão a 1,5 milhão de sacas do grão por ano.

A Cotribá fechou 2022 com faturamento recorde de R$ 4 bilhões. O valor foi 15,8% maior do que no ano anterior. As rações responderam por 5,68% do total faturado. (Zero Hora)


Jogo Rápido

Governo lança Expointer e anuncia medidas de apoio aos produtores na quinta-feira (10)
A cerimônia de lançamento da 46ª Expointer será realizada na quinta-feira (10/8). O evento começará às 8h30, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre, e será aberto para convidados, autoridades e imprensa. Na ocasião, serão apresentados os detalhes da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que ocorrerá de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante o evento, também serão anunciadas duas novas medidas de apoio aos produtores rurais, no âmbito do programa Supera Estiagem. Participarão da cerimônia o governador Eduardo Leite, o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e os copromotores da Expointer – Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), prefeitura de Esteio, Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Organização Cooperativa e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema Ocergs-Sescoop/RS). Também estarão presentes autoridades e lideranças do agro. (SEAPI)


 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *