Porto Alegre, 28 de abril de 2023 Ano 17 - N° 3.889
Sindilat e Embrapa Clima Temperado doam mais de mil achocolatados para instituto de Pelotas (RS)
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) e a Embrapa Clima Temperado doaram 1.134 unidades de achocolatado ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz) em Pelotas (RS). Integrante do projeto “Na Fazenda Doce de Leite – Etapa Pelotas”, a instituição atende 310 crianças entre 6 e 17 anos em turno inverso ao da escola, além de 110 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses em turno integral na educação infantil. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (27/04).
Conforme a diretora do Imdaz, Patrícia Frank, a instituição fornece três refeições diárias, além dos lanches. “Quero agradecer esta doação que vai fazer muito feliz os dias das nossas crianças. Aqui realizamos oficinas de geração de renda e culturais como banda, taekwondo, teatro e inglês. Toda a ajuda da comunidade faz com que o nosso trabalho seja mais efetivo, por isso precisamos muito da doação de leites e de alimentos”, assinala.
O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, destaca que é motivo de satisfação para o sindicato contribuir com o instituto, fornecendo, junto à Embrapa, um alimento tão importante para a dieta das crianças como o leite. “Em ações como essa buscamos incentivar a solidariedade. Afinal, como instituição e como cidadãos temos de ajudar o próximo”, afirma o dirigente.
Segundo Roberto Pedroso, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, “o leite é um dos alimentos mais saudáveis que existe, sendo importante o seu consumo por pessoas de todas as classes sociais”. Por isso, a Embrapa apoia e é parceira da iniciativa do Sindilat de distribuir achocolatados para instituições beneficentes de Pelotas. (Assessoria de Imprensa Sindilat/RS)
Foto: Paulo Lanzetta
Conseleite/SC
A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 28 de Abril de 2023 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Março de 2023 e a projeção dos valores de referência para o mês de Abril de 2023. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.
O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite SC)
3 DERIVADOS DO LEITE QUE SÃO FONTES RICAS DE CÁLCIO, MINERAIS E PROBIÓTICOS
O leite e seus derivados sempre foram conhecidos como fontes essenciais de cálcio e minerais em uma dieta equilibrada. Entretanto, os novos benefícios de certos derivados do leite têm chamado atenção por sua ação, como é o caso dos probióticos, que aumentam a saúde intestinal. Portanto, fique atento aos melhores alimentos derivados do leite para sua saúde gastrointestinal. A associação do leite com a saúde é antiga e advém de sua composição rica em cálcio, minerais e açúcares, sendo essencial para o desenvolvimento e manutenção da saúde do corpo, especialmente dos mais jovens. Porém, recentes pesquisas e antigas receitas associam os derivados fermentados do leite a ainda mais benefícios à saúde, sobretudo ao sistema gastrointestinal. Esse sistema é essencial para um correto funcionamento do corpo, sendo ele responsável pela degradação e absorção dos mais variados compostos. Associado a ele se encontra uma complexa rede de microorganismos, que em seu estado normal, além de serem inofensivos à saúde humana, ainda auxiliam em alguns processos do corpo. Porque facilitam o processo de absorção de nutrientes e medicamentos, assim como a fabricação de vitaminas. Logo, a manutenção dessa microbiota é essencial para o correto funcionamento do corpo. Portanto, justamente os alimentos obtidos a partir da fermentação do leite se encontram como principal responsável por essa reposição, já que são considerados probióticos, ou seja, possuem microorganismos vivos. Top 3 probióticos para a saúde gastrointestinal Entre os diversos alimentos lácteos com ação probiótica, esses três se destacam:
1) Kefir – criado a milhares de anos, esse alimento tem ganhado popularidade no Ocidente após comprovação dos seus benefícios e da facilidade de produção caseira. Ele é formado a partir da fermentação do leite e possui uma microbiota ativa associada a uma melhoria na saúde intestinal e imunológica;
2) Iogurte de copo – Grande conhecido e apreciado pelas crianças, o iogurte de copo é uma rica fonte de probióticos. A sua constituição mais cremosa, em comparação aos iogurtes de garrafa, se deve justamente ao seu processo de inoculação. Esse processo permite que a fermentação ocorra durante todo o processo de armazenagem, assim quando é aberto pelo consumidor, o iogurte se apresenta como uma rica fonte de probióticos;
3) Leite fermentado – Como o próprio nome diz e como a famosa propaganda da Yakult enfatiza, os leites fermentados são ricos em Lactobacillus vivos, além de outros microorganismos que têm importante ação reguladora no nosso organismo. (Publicado por: Valeria Hamann -, ESCOLA EDUCACAO, via edairy news)
Jogo Rápido
RS terá chuvas em algumas regiões pelos próximos dias
Nos próximos sete dias, poderão ocorrer chuvas significativas em algumas regiões do Rio Grande do Sul. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 17/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga. Na sexta-feira (28/4), a presença de uma massa de ar frio e seco manterá o tempo firme e as temperaturas baixas, com valores inferiores a 10°C em diversos municípios. No sábado (29/4) e domingo (30/4), o tempo permanecerá seco e com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas no período noturno e máximas próximas de 30°C durante o dia. Entre segunda (01/5) e quarta-feira (03/5), a lenta propagação de uma frente fria vai manter o céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva na maioria das regiões. Os totais de chuva esperados são baixos e inferiores a 10 mm na Campanha e Fronteira Oeste. No restante do Estado, os volumes deverão oscilar entre 15 e 35 mm, podendo alcançar 50 mm em municípios da Serra do Nordeste, Aparados da Serra e no Litoral Norte. O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (SEAPI)