Porto Alegre, 22 de março de 2023 Ano 17 - N° 3.865
Após um crescimento notável em 2022, as exportações de produtos lácteos começaram 2023 em declínio.
Segundo dados do Boletim para o Avanço do Comércio Exterior de Lácteos, elaborado pela Secretaria de Estudos e Políticas Agrárias -Odepa-, e reproduzidos pela Federação Nacional dos Produtores de Leite (Fedeleche), as exportações de lácteos em janeiro atingiram um valor total de US$ 17,3 milhões, o que representa uma queda de 32,1% e representa uma queda de US$ 8,2 milhões em relação ao mesmo mês de 2022.
Refira-se que, em termos de volume, as exportações de lácteos fecharam o primeiro mês do ano com 32,5%, atingindo 6.079 toneladas, totalizando menos 2.938 toneladas face a 2021.
Enquanto isso, o preço médio das exportações de lácteos fechou janeiro em US$ 2.858 toneladas, praticamente estável em relação a 2021.
Desempenho "Top 5"
Quanto aos países de destino, observa-se uma cesta diversificada com os Emirados Árabes Unidos em primeiro lugar e uma participação no total de 8,7%, o que se traduz em embarques de US$ 3,050 milhões, representando um aumento de 15,6%
Os embarques para a Colômbia seguem em segundo lugar, concentrando 8,1% do total, no valor de US$ 2,816 milhões, o que representa uma queda de 41,9%.
Com participação que chega a 5,6%, os Estados Unidos ficaram com o terceiro lugar, embora na comparação anual apresente queda de 46,3%, faturando exportações no total de US$ 1,9 milhão.
Por outro lado, as exportações de lácteos para o México seguem em quarto lugar com participação de 4,3% do total, caindo 31,3% somando um valor total de US$ 1,5 milhão.
Ao todo, o Peru alcançou uma participação de 4,2% do total, apesar de registrar uma queda de 43,0% em relação ao ano passado, acumulando um total de US$ 1,4 milhão.
DESEMPENHO POR PRODUTO
As demais preparações à base de lácteos lideraram as exportações de lácteos em janeiro. Os embarques dessa categoria caíram 4,9% e somaram US$ 3,5 milhões. Enquanto em volume os embarques chegaram a 880 toneladas, o que representa uma queda de 14,4% em relação ao mesmo período de 2021.
Em segundo lugar ficou o leite condensado, que alcançou o valor de US$ 3,1 milhões, o que representa uma queda de 45%. Em volume, as exportações totalizaram 91.414 toneladas, 53% abaixo do ano anterior.
O terceiro produto mais exportado no período foi o leite em pó integral (LPE) com embarques que somaram US$ 2,9 milhões, o que representa uma queda de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume chegou a 807 toneladas, queda de 55% em relação a 2021.
Fonte: Fedeleche FG Comunicações com informações da Odepa
Solicitação de subsídios para fomentar a discussão sobre a proposta de regulamentação da Lei do Autocontrole
Lei do Autocontrole - A SECRETÁRIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA - SUBSTITUTA, do Ministério da Agricultura e Pecuária, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelos arts. 22 e 49, do Anexo I, do Decreto nº 11.332, de 01 de janeiro de 2023, e tendo em vista o disposto na Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022, e que consta do Processo nº 21000.022208/2023-54, resolver:
Art. 1º Convidar órgãos, entidades ou pessoas interessadas em participar da Tomada Pública de Subsídios - TPS para fomentar a discussão sobre a proposta de regulamentação da Lei n° 14.515, de 29 de dezembro de 2022, que dispõe sobre os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e sobre a organização e os procedimentos aplicados pela defesa agropecuária aos agentes das cadeias produtivas do setor agropecuário.
Parágrafo único. O prazo para participação na presente TPS será de 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir da publicação desta Portaria, excluído da contagem o dia do começo e incluído o do vencimento, nos termos da legislação vigente.
Art. 2º O questionário para participação na presente TPS encontra-se disponível no Sistema de Monitoramento de Atos Normativos - SISMAN, da Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA/MAPA, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/.
Parágrafo único. Para ter acesso ao SISMAN, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso - SOLICITA, do MAPA, por meio do link :https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.
Art. 3º Findo o prazo estabelecido no art. 1º, parágrafo único desta Portaria, será efetuada a consolidação e análise das contribuições.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Fonte: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Observatório do Consumidor analisa os padrões de consumo do doce de leite
PARTE 02 DE 02
Atributos desejados e sentimento dos consumidores
Ao se falar em doce de leite, o Sabor foi a característica mais desejada pelos internautas. Em 30% dos tweets que se referiram a algum atributo desta guloseima, o Sabor esteve presente. Além dele, a Cor e a Textura foram consideradas importantes para o consumo, correspondendo, respectivamente, a 20% e 10% das postagens. O Preço, por sua vez, não possui um peso tão significativo na decisão de consumo, aparecendo somente em 7% das postagens, corroborando a natureza indulgente deste consumo.
A análise de sentimentos das postagens sobre o doce de leite apresenta o incremento de expressões positivas nas postagens, passando de 55%, em 2020, para 67% em 2023. Houve diminuição do conteúdo neutro e o conteúdo negativo ficou estável ao longo dos anos.
Preferência dos consumidores
As postagens sobre doce de leite, em sua maioria, compreenderam também outros alimentos que acompanham o doce de leite no consumo. E os diversos produtos açucarados foram os mais referenciados pelos internautas, estando presente em 46% destas postagens. Em segundo lugar, os laticínios apareceram em 26% dos tweets.
Quem acha que doce de leite é mais gostoso quando saboreado junto de um queijinho, está certo e não está sozinho. A nuvem de palavras (Figura 7) ratifica a preferência do consumidor pela combinação gastronômica tradicional: doce de leite e queijo, deixando em evidência vários termos que remetem a este derivado como requeijão, coalho, queijinho, ralado e outros. Palavras como intolerância, intolerante e lactose também aparecem com certo destaque e merecem atenção do mercado a esta demanda em crescimento. (Embrapa Cileite - Observatório do consumidor)
Jogo Rápido
O Bureau of Meteorology da Austrália informou nesta terça-feira (14/03) que os indicadores oceânicos e atmosféricos permanecem em valores de Neutralidade, ou seja, nem El Niño, nem La Niña. Embora o Oceano Pacífico esteja atualmente nesta condição, o Bureau de Meteorologia alerta para o surgimento de um possível El Niño no final de 2023, uma vez que foram atendidos os critérios para a condição de “ATENÇÃO para El Niño.” A probabilidade de um El Niño ocorrer no final de 2023 é estimada em cerca de 50%. Isso significa que a chance é cerca de duas vezes maior do que o normal, mas ainda não é uma garantia de que o evento irá ocorrer. No entanto, o Bureau de Meteorologia afirma que há sinais que indicam que alguns dos precursores típicos do El Niño estão sendo observados atualmente. Uma quantidade significativa de água mais quente que a média surgiu abaixo da superfície do Pacífico tropical ocidental e central, e temperaturas da superfície do mar mais quentes que a média surgiram em partes do Pacífico tropical oriental nas últimas semanas. Essas condições são consideradas precursoras do El Niño, que pode levar a mudanças significativas nas condições climáticas globais, incluindo o aumento da temperatura média global e a redução da precipitação em algumas áreas.Projeções indicam rápido aquecimento entre os meses de Março e Maio, indicando o estabelecimento de um possível El-Niño em Agosto de 2023.Por isso, o Bureau de Meteorologia alerta para a possibilidade de um El Niño em 2023 e destaca a importância de se manter atento às atualizações meteorológicas. A comunidade científica está monitorando de perto o Oceano Pacífico e os indicadores atmosféricos para detectar quaisquer mudanças significativas nas condições climáticas, a fim de preparar as pessoas para as possíveis consequências dessas alterações. (As informações são da AgroLink, adaptadas pela equipe MilkPoint)