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22/02/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 22 de fevereiro de 2023                                                    Ano 17 - N° 3.845


Carnaval: precisa de hidratação para curar a ressaca? Beba leite!

O Carnaval 2023 aconteceu! Após anos de restrições e sem bloquinhos, esse ano a galera foi pra rua. A folia sempre vem acompanhada de cerveja, destilados e depois, a ressaca!É comum depois da bebedeira e curtição, o corpo sentir necessidade de se hidratar. Será que só a água consegue cumprir essa função na ressaca? A resposta é não!Durante toda a trajetória do MilkPoint, sempre ressaltamos aqui os benefícios que o leite pode trazer à saúde humana e, nessa época de folia, não poderia ser diferente!Resolvemos relembrar as matérias que podem te dar dicas de como se recuperar do feriado.

 Por fim, beba com moderação! Se for dirigir, não beba bebidas alcoólicas! Beba leite.
As informações são do Milkpoint

GDT - Global Dairy Trade

Fonte: GDT - adaptado Sindilat/RSUruguai: Bom início de ano para lácteos: o que foi exportado, para onde e em que valores

O faturamento das exportações de lácteos uruguaios começou o ano com uma melhora de 38% em janeiro, em relação ao obtido no mês inicial de 2022.

O faturamento gerado pelas exportações uruguaias de lácteos começou o ano muito bem, com uma melhora de 38% em janeiro, em relação ao obtido no mês inicial de 2022.

Um relatório elaborado por técnicos do Instituto Nacional do Leite (Inale) revelou que, considerando um conjunto de quatro itens que são enviados para diferentes mercados, em janeiro foi exportado por US$ 90,5 milhões, com base em dados da Direção Nacional de Alfândegas ( ADN).

No leite em pó integral houve um aumento de 39%, no leite em pó desnatado de 67%, nos queijos um aumento de 48% e na manteiga uma leve queda de 4%.

Se a leitura for feita no volume colocado, em janeiro foram exportadas 20.690 toneladas e, na comparação com janeiro do ano passado, aumentos de 34% no leite em pó integral, 36% no leite em pó desnatado e 28% nos queijos, com alta de 17% gota na manteiga.

A economista Mercedes Baraibar, da área de Informação e Estudos Econômicos do Inale, disse ao El Observador que houve aumentos nos volumes exportados e no faturamento de todos os produtos, exceto a manteiga, embora a manteiga seja um dos produtos que pesa menos na cesta.

Ao mesmo tempo, os preços de todos os produtos aumentaram.

Considerando estas realidades, "embora o preço do leite em pó integral seja um dos que menos aumentaram, o volume aumentou significativamente e o peso do leite em pó na cesta é de 65%, pelo que a incidência do leite em pó integral, principalmente devido ao seu volume mas acompanhado de aumento de preço, liderou o aumento de 38% no faturamento ocorrido em janeiro”, analisou o profissional.

O mais exportado
O leite em pó integral continua sendo, de longe, o produto mais exportado: 15.694 toneladas neste ano (75,85% do total embarcado), gerando receita de US$ 58,6 milhões (64,75% do total obtido), segundo dados do Inale .

Em relação aos preços médios por tonelada obtidos, na comparação de janeiro de 2022 e janeiro de 2023, o leite em pó integral melhorou 3%, ficando em US$ 3.735; avançou 23% em leite em pó desnatado para US$ 3.770; aumento de 15% em queijos para US$ 5.060; e aumentou 15% na manteiga para US$ 5.346.

os destinos
O economista Baraibar, sobre os destinos dos lácteos uruguaios, disse que os principais nos últimos anos têm sido Brasil, Argélia e China, que se revezam na liderança. Esclareceu, dado que 2023 é apenas um mês, que as tendências são melhor apreciadas com base na análise de um trimestre, não tanto mês a mês porque nesse caso compras específicas podem ser decisivas, o que afeta sem necessariamente dar origem a uma tendência.

Em janeiro, em leite em pó integral e desnatado, o Brasil teve peso mais expressivo. Nesse destino o preço do leite ao produtor é alto e quando isso acontece as indústrias importam mais. É uma situação que não é estável, às vezes acontece em um mês ou mais de um, mas de repente o Brasil também desaparece do mercado, não tem um padrão.

O Brasil ficou com 42% do leite em pó integral, Argélia 27% e China 8%, com outros destinos que não são os mais conhecidos, como Nigéria, Egito, México e África do Sul.

No caso do leite em pó desnatado, o Brasil fica com quase tudo, pouco mais de 80%.

A manteiga pesa pouco na cesta, 10% em valor mais ou menos, com novos destinos como Bahrein, Turquia, Peru e Marrocos.

Por fim, comentou que no caso dos queijos não há concentração em um mercado como é o caso do leite em pó, as colocações foram distribuídas em janeiro, com 22% no México, Argélia 17%, Brasil 16% e Chile 10%.

Fonte: O Observador. via Portalechero traduzido pelo Sindilat/RS via deepl


Jogo Rápido 

Para onde vai o mercado lácteo em 2023?
Estamos no segundo mês do ano, e já estamos passando pela segunda “guinada” nos preços das matérias-primas lácteas e derivados: começamos o ano com alta nas tabelas de leite UHT, principalmente, e logo o mercado de leite spot foi para mesma direção. O leite do produtor, da mesma forma, acompanhou a movimentação dos demais. Por algumas semanas, o mercado absorveu o ajuste proposto. Nesta primeira quinzena de fevereiro, entretanto, o fluxo mudou: o varejo passou a resistir ao novo patamar de preços e as perspectivas para o leite matéria-prima mudaram. Agora, você deve estar pensando: “Ok, MilkPoint Mercado. Atuo no mercado lácteo e sei o que aconteceu.”. Pois bem, vamos ao que interessa: e como o mercado irá se cosimportar a partir daqui? Na 14ª edição do Fórum MilkPoint Mercado, que acontecerá no dia 22 de março, em Campinas, iremos te oferecer esta resposta. Valter Galan, Sócio do MilkPoint Mercado, será o responsável pela palestra “Cenários do mercado lácteo no Brasil para 2023”. Traduzimos com assertividade as informações de mercado para direcionar as estratégias dos agentes da cadeia láctea. Iluminamos cenários e perspectivas dos melhores profissionais do leite brasileiro. Se você planeja atuar na cadeia leiteira no Brasil nos próximos anos, o evento que mais acerta previsões é seu lugar! Em parceria com o portal de notícias Milkpoint, os associados do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) terão direito a desconto na inscrição para participar do 14º Fórum MilkPoint Mercado. No primeiro lote, com vendas até 17 de fevereiro, o bônus é de 5% sobre R$ 600. Para os demais, será de 10%, sendo que o ingresso no segundo lote custa R$ 700 e no terceiro, R$ 800. Para quem optar por participar do evento no modo presencial, o ingresso ainda dará direito ao almoço. Os ingressos com desconto podem ser adquiridos clicando aqui. (Milkpoint)


 
 
 

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