Porto Alegre, 14 de abril de 2025 Ano 19 - N° 4.372
Santa Clara, Piá e Elegê se destacam no Prêmio Marcas de Quem Decide
As marcas Santa Clara, Piá e Elegê, associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), estão entre as cinco mais lembradas e preferidas na 27ª edição do Prêmio Marcas de Quem Decide, realizado pelo Jornal do Comércio em parceria com o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO).
Santa Clara lidera nas duas frentes entre produtos lácteos, onde registrou 24,75% de lembrança e 28,1% de preferência. Conforme a pesquisa, a marca foi citada por lideranças de todas as regiões do Rio Grande do Sul e aparece em primeiro lugar em seis delas.
A Piá ocupa a segunda posição geral, com 11,25% de lembrança e 12,5% de preferência, também com presença em todas as regiões do Estado. Já a Elegê se consagra em terceiro lugar em lembrança (9,5%) e mantém a terceira colocação também em preferência (11,3%), sendo citada em todas as regiões e liderando em duas: Ijuí e Uruguaiana.
Santa Clara e Piá também se destacam entre as cooperativas, sendo a quarta e sexta mais lembradas e Santa Clara como a terceira preferida. O ranking está no caderno especial publicado nesta segunda-feira (14/04) e pode ser acessado aqui.
Ao todo, foram pesquisados 70 setores da economia gaúcha, para definir as mais lembradas e preferidas, através da realização de 400 entrevistas entre lideranças das principais cidades gaúchas em todas as regiões do estado, que resultaram em quase 5 mil marcas citadas. (SINDILAT/RS)
Fenasul Expoleite 2025 é lançada com expectativa de retomada
Evento ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Assis Brasil em Esteio
Com espírito de retomada, após a feira ter sido cancelada no ano passado, foi oficialmente lançada a 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, na manhã desta segunda-feira (14/4). As estrelas da festa, duas vacas holandesas, duas cabras, e um exemplar da raça Árabe de equinos, participaram mais uma vez do ato realizado na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. A Fenasul Expoleite 2025 ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O evento reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro, além de contar com exposição de animais e realização de concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos. A feira é uma realização da Seapi e da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com co-promoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Prefeitura de Esteio.
Junto com a Fenasul Expoleite também acontece o 10º Rodeio Fenasul, a Feira da Agricultura Familiar, que este ano conta com 40 estandes para as agroindústrias, o 3º Rodeio Artístico de Esteio e a 4º Multifeira de Esteio, com exposição da indústria, comércio, serviços e artesanato do município, shows musicais todos os dias, apresentações culturais, espaços de inovação e kids, entre outras atrações.
Este ano, a grande novidade é que a Fenasul Expoleite receberá o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, organizado pelo chef Edi da Gre e a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. Além da competição de parrilleros e assadores, onde são esperados cerca de 300 chefs de 14 países, também será assada a maior linguiça do mundo - 150 metros -, e o maior carreteiro do mundo, com dez toneladas de alimentos que podem servir cerca de 20 mil pessoas. Uma iniciativa que une a gastronomia, a cultura e a ação social, com a distribuição da comida para entidades e comunidades carentes.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, disse estar feliz em ser o primeiro evento que participa como chefe da pasta e agradeceu às parcerias das entidades promotoras da Fenasul Expoleite e destacou o trabalho feito, depois da tragédia climática do ano passado, para dar a volta por cima, especialmente através do setor primário. “Este ano, pretende-se quebrar recordes, entre eles, servir o maior carreteiro do mundo. Isso agrega valor ao evento. Se a gente olhar a tradição da Fenasul Expoleite, ela vem cada vez mais se tornando gigante”, pontuou Brum. Ele destacou ainda a expertise e qualidade dos técnicos da Seapi que contribuem para o crescimento da feira e da atividade produtiva do leite. “O que nos dá segurança em relação à sanidade animal, na qual somos referência em nível nacional”, falou com orgulho.
O presidente da Gadolando e da Febrac, Marcos Tang, enfatizou que a Fenasul Expoleite é a grande feira de outono que propicia mais possibilidades de negócios. “No outono, é melhor fazer negócios com gado de leite, já que é a época onde as novilhas estão parindo com melhores perspectivas de pastagens, inclusive” destacou. Tang lembrou que Fenasul Expoleite e Expointer são os dois grandes eventos anuais para os produtores de leite. “E para que todos saibam, a Fenasul Expoleite tem apenas duas edições a menos que a Expointer, portanto, é uma feira de tradição consolidada, temos antiguidade”, ressaltou. Tang acrescentou que a entrada é franca, citou todos os apoiadores do evento e disse que espera suplantar a edição de 2023. “Tivemos 100 mil visitantes na última edição e a ideia é superar esse número na feira que acontecerá de 14 a 18 de maio no Parque Assis Brasil, em Esteio”, finalizou.
A feira é totalmente gratuita, com acesso do público pelo portão 3, para quem desce do Trensurb, e pelo portão 7, na rua lateral ao Parque (Av. Celina Chaves Kroeff), para pedestre e veículo.
O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, ressaltou que estar representando a entidade nesse importante evento, que é o lançamento da Fenasul Expoleite, é motivo de muito orgulho. “Estaremos presentes com 40 agroindústrias familiares, levando o que há de melhor da nossa produção — alimentos com identidade, qualidade e o esforço das famílias do campo. A Multifeira é um espaço fundamental para dar visibilidade a esses empreendimentos, que geram renda, preservam a cultura local e fortalecem as economias regionais. O evento não apenas abre portas para a agroindústria familiar, mas também proporciona um cenário de fortalecimento e união entre os agricultores, suas famílias e todas as entidades envolvidas. A Fenasul é uma oportunidade para mostrar a força da Agricultura e Pecuária Familiar e como ela é essencial para a economia e o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. É a união de todas as entidades que torna possível o sucesso deste evento, refletindo a força coletiva e o compromisso com o futuro do campo”, afirmou Zanetti.
O diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, reforçou que a Fenasul Expoleite é um patrimônio do Estado. Ele salientou a necessidade urgente da ampliação da irrigação. “Não podemos mais, como sociedade gaúcha, emitir esse atestado de incompetência ao perder 30%, 40% das lavouras de sequeiro em decorrência da estiagem”, afirmou.
Domingos também aproveitou para falar do atual momento do setor como período de maior maturidade com a união das entidades e classe política na busca por solução ao endividamento dos produtores e destacou que os reflexos das dificuldades são para toda sociedade gaúcha, refletindo diretamente no PIB do Rio Grande do Sul.
Em sua fala, o prefeito de Esteio, Felipe Costella, destacou os principais responsáveis pelo evento. “Quero iniciar minha saudação por todos os produtores de leite que aqui estão. A minha saudação inicia pelos senhores e senhoras, pois são vocês que fazem a Fenasul e a Expoleite acontecer e são vocês que fazem com que essas feiras cresçam a cada ano”, afirmou. “Passou pandemia, passou enchente, e nada foi capaz de deter o nosso produtor aqui do Rio Grande do Sul. Nós estamos fazendo a Fenasul, Expoleite e Multifeira de Esteio e eu não tenho dúvida nenhuma de que será a maior em toda a história do nosso estado”, ressaltou. (SEAPI)
EMBRAPA CILEITE: Nota de Conjuntura Mercado de Leite e Derivados Abril de 2025
Abril de 2025 se iniciou com os EUA definindo novas tarifas de importação, mas sem impactos imediatos sobre o setor lácteo brasileiro. A Argentina apresentou sinais preliminares de recuperação econômica, que pode favorecer a retomada do consumo interno e gerar efeitos positivos sobre fluxos comerciais regionais. No Brasil, ganhou força o debate em torno da isenção tarifária para produtos da cesta básica, com potencial de alterar o comportamento de consumo de itens essenciais, incluindo os lácteos.
Do ponto de vista da produção, os dados da CLAL (fev/2025 em relação a fev/24) revelam cenários distintos entre os países. Enquanto a Argentina registrou alta de 8,3% na produção de leite, o Uruguai teve crescimento moderado de 1,9%. Em contraste, importantes exportadores globais enfrentaram quedas: Estados Unidos (-2,5%), Nova Zelândia (-2,6%) e Austrália (-4,8%), refletindo os efeitos do clima adverso, custos de produção elevados e readequações no mercado internacional.
O padrão de consumo mundial segue muito correlacionado ao poder aquisitivo. Enquanto países desenvolvidos mantêm níveis superiores a 300 L de leite equivalente/hab. ao ano, o consumo das economias emergentes permanecem abaixo de 100 litros/hab., evidenciando desafios estruturais.
No mercado internacional, os preços recuaram na maior parte dos derivados (1o. leilão GDT de abr/25 em relação ao último de mar/25), com exceção do leite em pó desnatado, que teve alta de 5,9% e atingiu seu maior valor em 9 leilões consecutivos. Essa valorização pode estar relacionada à recomposição de estoques em países importadores e à menor oferta nos países exportadores. Em sentido oposto, a muçarela apresentou queda de 4%, atribuída à retração da demanda internacional, especialmente em mercados asiáticos. A manteiga também sofreu desvalorização, após altas anteriores e diante da pressão inflacionária que vem reduzindo o consumo em alguns mercados.
No cenário doméstico, há sinais mistos. A expectativa de crescimento do PIB foi levemente reduzida, de 2,01% para 1,97%, enquanto a taxa Selic segue em 14,25%. O IPCA geral subiu 5% em março e o de lácteos 10%, reduzindo o poder de compra das famílias. Apesar disso, observa-se melhora nas condições do mercado de trabalho, com aumento de 2,45% na taxa de pessoal ocupado entre dez/24 e fev/25, comparado ao mesmo período do ano anterior. O rendimento dos trabalhadores chegou ao recorde da série (R$ 3.378), assim como o número de trabalhadores com carteira assinada (39,6 milhões). Além disso, tem-se os estímulos das políticas de transferência de renda como o Bolsa Família (injeção de R$ 27,61 bilhões no ano), reajustes no Auxílio-Gás (R$ 575 milhões) e no salário mínimo (atualmente em R$ 1.518), além do pagamento do abono PIS/Pasep (R$ 30,7 bilhões previstos para o ano). Esses movimentos vêm sustentando o consumo das famílias e contribuindo para um cenário relativamente favorável para os lácteos no curto prazo.
O ICPLeite deste mês apresentou alta de 1%, influenciado pelo aumento dos custos com concentrado (3,2%) e com qualidade do leite (2,4%), elementos que devem continuar pressionando a margem do produtor, especialmente no início da entressafra. O preço médio pago ao produtor, passou de R$ 2,65/L em janeiro para R$ 2,77/L em fevereiro.
No atacado, os preços seguem tendência de alta. Em março, o leite UHT valorizou 1,22%, o leite em pó 0,43%, e a muçarela teve ligeira elevação de 0,19%, o que reflete o ajuste típico do início do período de menor produção.
O consumo domiciliar apresenta comportamento positivo, com dados recentes indicando mudanças importantes no perfil de compras dos brasileiros. Em 2024, o dispêndio com o consumo nos lares teve alta de 3,72%, sendo o leite um dos principais responsáveis, com contribuição de 22,4% nesse crescimento. O leite com sabor, que inclui as bebidas lácteas proteicas, apresentaram elevação de 10,7% nas unidades vendidas, demonstrando a consolidação dessa categoria entre os consumidores preocupados com saúde e nutrição. O iogurte também teve desempenho expressivo, com alta de 9,7% nas unidades comercializadas.
Segundo a Abras, a expectativa é de crescimento de 2,7% no dispêndio com o consumo de alimentos nos lares em 2025. Em fev/25 comparado com o mesmo mês do ano passado, registrou-se aumento no valor vendido de leite (5%), leite condensado (7%), leite em pó (9%) e iogurte (10%). Com a proximidade da Páscoa, que é um dos períodos de maior volume de vendas no varejo alimentar brasileiro, há expectativa de incremento nas vendas de queijos. A sazonalidade, aliada ao ambiente de recuperação da renda, deve impulsionar o consumo desses produtos.
Diante disso, o cenário atual do setor leiteiro pode ser considerado moderadamente positivo. Embora existam pressões inflacionárias e desafios na produção, o consumo segue sustentando o mercado doméstico. A atenção deve se voltar para o mercado internacional, o comportamento dos custos durante a entressafra e para a permanência das políticas de transferência de renda e continuidade de bons indicadores no mercado de trabalho, que têm sido fundamentais para sustentar o consumo das famílias brasileiras.
FONTE: Resumo das informações discutidas na reunião de conjuntura da equipe do Centro de Inteligência do Leite, realizada em 07 de abril de 2025.
Autores*: Kennya B. Siqueira, Alziro V. Carneiro, Glauco R. Carvalho, José Luiz B. Leite, Lorildo A. Stock, Luiz A. Aguiar de Oliveira, Manuela S. Lana, Marcos C. Hott, Paulo do C. Martins, Ricardo G. Andrade, Samuel José de M. Oliveira.
*Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite.
Jogo Rápido
FALTA UM MÊS: Associados ao Sindilat RS têm desconto no MilkPro Summit 2025
Os associados ao Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) contam com condições especiais para participar do MilkPro Summit 2025, evento que ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio, em Atibaia (SP). A iniciativa busca reunir produtores, especialistas e investidores para discutir o futuro da produção leiteira no Brasil e no mundo e está dividida entre seis painéis temáticos focados nas mudanças provocadas pela tecnologia. São eles: Tendências para o leite no mundo: produção e consumo; A fronteira da inovação, digitalização e IA aplicada à atividade leiteira; Farmer’s Fórum – A visão de negócio de 3 produtores globais; Mudando o jogo na comunicação com o consumidor; Leadership Talk e Estratégia de negócios envolvendo a atividade leiteira. Para garantir a inscrição com 10% de desconto, os sócios devem acessar o link clicando aqui. O evento também contará com painéis de discussão e momentos para a troca de experiências e ampliação de conexões no setor. (Sindilat)