Porto Alegre, 08 de outubro de 2024 Ano 18 - N° 4.238
Mapa lança aplicativo pioneiro para agilizar análises laboratoriais no setor agropecuário
O aplicativo significa um avanço para registros de coleta e de rastreabilidade de amostras, acessível por fiscais do MAPA e credenciados. Entretanto, ainda não resolve o maior desafio, que é o controle e estatística da qualidade e representatividade da amostragem, especialmente para qualidade do leite.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), lançou o Mapa LABs, aplicativo único para coleta de amostras e envio de resultados de análises laboratoriais. Esta é a primeira solução tecnológica da Plataforma de Serviços Integrados da Defesa Agropecuária (PSDA) e tem como objetivo integrar informações e conferir maior celeridade de processos para os diferentes entes envolvidos.
A operação do aplicativo irá iniciar pelo monitoramento oficial e privado de patógenos previsto no Programa Nacional de Controle de Patógenos, reunindo resultados obtidos pelas coletas oficiais do MAPA e pelo setor produtivo no seu controle de qualidade, em atendimento ao previsto na Instruções Normativa SDA/MAPA nº 20, de 2016 e Instrução Normativa SDA/MAPA nº 60, de 2018. Acesse aqui. (Terra Viva)
A diretoria do Conseleite Minas Gerais no dia 7 de Outubro de 2024, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:a) os valores de referência do leite base, maior, médio e menor valor de referência para o
produto entregue em Setembro/2024 a ser pago em Outubro/2024.
Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada leite base se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.
CALCULE O SEU VALOR DE REFERÊNCIA
O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite base, maior, médio e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela acima. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitemg.org.br.
Co-op abre suas portas para Wuhan
A Fonterra abriu seu sexto centro de aplicação na China para atender à crescente demanda por ofertas de serviços de alimentação.
Com sede em Wuhan, o novo centro de aplicação aproximará a cooperativa do mercado local e permitirá o rápido lançamento de aplicações de produtos inovadores em resposta às tendências de mercado e às necessidades dos clientes locais.
A cooperativa afirma que os centros de aplicação desempenham um papel fundamental na promoção da inovação e na adaptação das ofertas de serviços de alimentação da Fonterra aos gostos, cultura e tendências da área em que estão localizados.
Falando na cerimônia de inauguração do centro neste mês, Teh-han Chow, presidente-executivo da Fonterra Greater China, disse que Wuhan é conhecida por sua localização estratégica como uma porta de entrada para o coração da China e apresenta oportunidades para desenvolvimento de alta qualidade.
"Wuhan, como uma fortaleza estratégica para a ascensão da China central e uma nova cidade de primeira linha, vem desenvolvendo ativamente indústrias-chave como bebidas, chá premium e laticínios nos últimos anos. Tornou-se um ícone culinário na China central com forte impulso de consumo gastronômico.
"Nosso centro de aplicação em Wuhan visa não apenas atender à forte demanda na China central, mas também apoiar o desenvolvimento da indústria de laticínios local e expandir sua influência no mercado nacional."
A instalação recém-inaugurada fornecerá uma plataforma para explorar o uso dos produtos lácteos da Fonterra em vários canais de foodservice. Outros centros de aplicação da Fonterra na China estão em Pequim, Xangai, Guangzhou, Chengdu e Shenzhen.
O centro de aplicação de Wuhan é equipado com instalações modernas, projetadas para visitas de clientes e demonstrações em larga escala. Uma equipe de especialistas técnicos e chefs da Fonterra está sediada neste centro de aplicação. Eles ajudarão a cocriar diversos cenários de aplicação e fornecerão experiência interativa para clientes por meio de seminários de desenvolvimento de produtos, demonstrações e ensinamentos virtuais ao vivo.
No início deste mês, a Fonterra anunciou que investiria US$ 150 milhões para construir uma nova fábrica de creme UHT em sua unidade de Edendale, em Southland.
O investimento faz parte da estratégia da cooperativa de aumentar ainda mais o valor expandindo seus negócios de Foodservice na Ásia e aumentando a capacidade de produção de produtos de alto valor. (Dairy News)
Jogo Rápido
Associados do Sindilat/RS têm 10% de desconto no Dairy Vision 2024
As indústrias associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) têm 10% de desconto garantido na inscrição para o Dairy Vision 2024. As vendas estão no primeiro lote e seguem abertas até o dia 29 de setembro. O acesso para garantir o benefício deve ser feito CLICANDO AQUI. Um dos principais fóruns de estratégia e negócios do setor lácteo brasileiro discute, neste ano, os impactos da chegada no campo de diferentes inovações, entre elas, a Inteligência Artificial. Serão dois dias de palestras e encontros na cidade de Campinas (SP). Os cinco painéis acontecem nos dias 05 e 06 de novembro e tratam de: Desafios e oportunidades para a cadeia do leite no Brasil; A transformação do ambiente de negócios na cadeia do leite; O que há de novo no horizonte? Startups to watch; Um olhar sobre o leite na América Latina; Indo além do leite: o que a ciência está trazendo de inovação; e Inovação aplicada ao segmento de alimentos. As informações do evento e programação completa estão em www.dairyvision.com.br.