Definida a comissão julgadora da etapa Cases de Sucesso do 3º Prêmio Referência Leiteira

Já estão definidos os 18 jurados que terão a missão de avaliar as propriedades inscritas no 3º Prêmio Referência Leiteira. Ao todo, na categoria de Cases de Sucesso concorre 22 iniciativas em seis categorias: Inovação (2), Sustentabilidade Ambiental (4), Bem-estar Animal (2), Protagonismo Feminino (5), Sucessão Familiar (5) e Gestão da Atividade Leiteira (4).

Entre os critérios que os jurados vão analisar para determinar as iniciativas vencedoras, estão a abrangência e relevância da ação, o grau de consolidação da experiência e a replicabilidade, e a possibilidade de a solução ser adotada por outras propriedades. O primeiro encontro do grupo de avaliação aconteceu nesta sexta-feira (12/07), em formato virtual.

Os jurados foram divididos em quatro grupos. O Grupo 1 avaliará as categorias Inovação e Gestão da Atividade Leiteira e é composto por Carlos Alberto Machado, coordenador da Comissão das Indústrias de Equipamentos para a Pecuária de Leite (Ciepel) do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers); Sandro Fávero, jornalista, apresentador e editor de Agro da Rádio Guaíba, Carlos Magno, médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); Alberi Noronha, analista da Embrapa; e Letícia Vieira, médica veterinária e consultora da área da qualidade do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat/RS).

Os avaliadores do Grupo 2 das categorias Sustentabilidade e Bem-Estar Animal são Jackson Brilhante, pesquisador do Laboratório de Microbiologia Agrícola da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); Ana Esteves, médica veterinária e jornalista de agronegócio do Jornal do Comércio; Emerson Pereira, secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí; Rogério Dereti, analista da área de pesquisa e transferência de tecnologia em leite da Embrapa; e por Marcelo Camardelli, secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).

A categoria Protagonismo Feminino, Grupo 3, terá como juradas Denize da Rosa, professora de Medicina Veterinária da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Saionara Araújo Wagner, professora pesquisadora da faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Gisele Loeblein, jornalista e colunista de agronegócio na Zero Hora; e Aline Balbinoto, analista de Competitividade Setorial do Sebrae/RS.

Por fim, no Grupo 4, que avaliará as iniciativas em Sucessão Familiar, estão os jurados Andreia Meira, agente técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC); Jonas Wesz, engenheiro-agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); Sergio Bender Supervisor da Embrapa; e Nereida Vergara, jornalista e editora de rural do Correio do Povo.

O resultado dos vencedores será divulgado durante a Expointer 2024 e os ganhadores receberão notebook, certificado e troféu. A premiação é realizada pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), juntamente com a EMATER/RS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Foto: Fernando Kluwe Dias