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24/06/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 24 de junho de 2024                                                         Ano 18 - N° 4.164


Última semana de inscrições ao 3º Prêmio Referência Leiteira

As propriedades leiteiras gaúchas têm até o domingo (30/06) para remeterem a documentação e garantirem participação no 3º Prêmio Referência Leiteira, categoria Cases. A iniciativa teve o prazo estendido após a tragédia climática e foi mantida com o objetivo de fortalecer a produção leiteira gaúcha. 

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser retiradas nos escritórios municipais da Emater/RS ou acessadas no site do SINDILAT/RS. A premiação é realizada pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), juntamente com a Emater/RS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Cada propriedade pode se inscrever em apenas uma das seis categorias: Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira. É preciso fazer o envio das informações, em remessa única, por correio eletrônico, à Emater/RS (jries@emater.tche.br) e ao Sindilat (sindilat@sindilat.com.br). 

Podem se inscrever as propriedades estabelecidas no Rio Grande do Sul, que comercializem leite cru in natura para indústria ou que processem o leite em agroindústria própria. “Vamos valorizar e fomentar quem produz, ajudando na divulgação das melhores práticas e na propagação de ações inspiradoras na produção, principalmente neste momento de recuperação em que precisamos estar unidos”, reforça o presidente da comissão do Prêmio Referência Leiteira, Jaime Eduardo Ries, da Emater/RS. 

Vice-coordenador da premiação, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS, informa que o resultado será divulgado durante a Expointer 2024. “A feira está confirmada e vai acontecer de 24 de agosto a 1º de setembro”, destaca. (Assessoria de imprensa SINDILAT/RS)


Produção e consumo de lácteos na Argentina

Parte 01/02:  EVOLUÇÃO RECENTE DA PRODUÇÃO DE LEITE E CONSUMO DE LÁCTEOS NA ARGENTINA

A Argentina é o segundo maior produtor de leite da América do Sul. Com uma produção anual de 11 milhões de toneladas, destaca-se pela competitividade na sua atividade leiteira, por um razoável índice de consumo per capita e como exportador de lácteos equivalente a 23% de sua produção. Em 2022, o Brasil foi o destino de praticamente metade (48%) de suas exportações de lácteos. Indicadores sobre a evolução mais recente da sua estrutura de produção do leite e do consumo de lácteos estão sumarizados na Tabela 1.

Numa perspectiva histórica sobre a produção de leite na Argentina, o maior incremento ocorreu no período 2003-2006, quando o país conseguiu passar de 8 para 10 milhões de toneladas/ano. Desde então, não conseguiu aumentar sua produção além do limite de 11 milhões de toneladas por ano.Apesar dos problemas macroeconômicos, o setor lácteo argentino tem se mantido historicamente competitivo e robusto. Similarmente ao vizinho Uruguai, a Argentina evoluiu e vem se consolidando com base numa estrutura de produção bastante eficiente: tamanho médio do plantel, com 150 vacas/fazenda; produção de 3 mil litros/dia por fazenda; vacas de alto padrão genético, com mais de 7 mil litros/ano; e custo de produção ao redor de 20% menor em comparação com o restante do mundo. A redução do número de fazendas de produção de leite é uma constatação mundial. Em regiões com atividade leiteira desenvolvida se observa redução do número de fazendas, mas também maiores em número de vacas por fazenda. A Argentina possui pouco mais de 10 mil fazendas, número que também vem caindo. O volume médio de produção por fazenda tem crescido. Mas, curiosamente, sem praticamente qualquer alteração na média de vacas por fazenda (tópico a ser discutido mais adiante). A Figura 1 ilustra o crescimento da produção total de leite da Argentina, decomposto segundo dois efeitos: variação do número de fazendas e da variação do volume de leite produzido por fazenda. (Anuário do Leite da Embrapa 2024 - Adaptado pelo SINDILAT/RS)

Piracanjuba apresenta campanha com mote “Isso é da Gente”

“Isso é da Gente” - A Piracanjuba iniciou a veiculação da nova campanha relacionada ao patrocínio da transmissão dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na Globo .

Com o mote “Isso é da Gente”, uma série de vídeos comerciais, de 60, 30 e 10 segundos, reforça o jeito de ser da marca, entrelaçada com o modo de agir de esportistas e da própria família brasileira. Idealizada pela agência GoodBrands, a campanha sobre o tema será exibida até o fim da maior competição multiesportiva do mundo, em 11 de agosto. As inserções serão realizadas em diferentes horários da grade de programação das emissoras. Primeiro, na TV Globo e, posteriormente, nas demais TVs aberta. Além disso, haverá comunicação integrada nas redes sociais e nos pontos de venda da marca.

“Até o segundo semestre, os brasileiros serão impactados com mensagens que reforçam os valores do esporte. A ideia é ressaltar características que se conectam com os da marca e determinam aquilo que somos e acreditamos”, destaca a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos.

O primeiro vídeo da série, de 60 segundos, foi divulgado nos intervalos dos programas Esporte Espetacular e Fantástico, no domingo (9/6). A peça traz imagens que relacionam características da marca, como “fazer mais e melhor”, “respeito”, “desafiar” e “gostar de fazer bem”, com modalidades esportivas, a exemplo do vôlei, skate, box, atletismo e ginástica olímpica.

A campanha é a segunda relacionada ao patrocínio da marca à transmissão dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na Globo. Na primeira oportunidade, a “Vamô Brasil! – Campanha Promocional, que ficou no ar, em todas as emissoras de TVs aberta, redes sociais e pontos de venda, entre início de abril até fim de maio, divulgando sorteios de prêmios em dinheiro, mediante a compra de produtos Piracanjuba.

Além das ações de reforço da marca em clima esportivo, a Piracanjuba também é patrocinadora da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e dos atletas da modalidade Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Diogo Soares e Maria Eduarda Alexandre. (PIRACANJUBA)


Jogo Rápido

Comissão acerta detalhes para regulamento da 47ª Expointer
A Comissão Executiva da 47ª Expointer, que ocorrerá de 24 de agosto a 1 de setembro, reuniu-se nesta sexta-feira (21/6) no Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio. Na pauta: aprovação do Regulamento Geral, a ser publicado em breve, entre outros assuntos. O secretário-adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Marcio Madalena, e a subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, conduziram o encontro. Segundo Madalena, após reunião que decidiu concretizar a Expointer 2024, muitas iniciativas já foram tomadas em relação a processos licitatórios de reconstrução e realização do evento. “Agora, começamos a discutir de fato como vamos colocar a Expointer em pé”. Elizabeth destacou que essa foi a primeira reunião de trabalho depois da decisão de realizar a Expointer 2024. “Como a gente conta com parceiros tradicionais – a maioria das pessoas já fez cerca de 20 feiras juntas -, é muito tranquilo evoluir nas decisões, porque todos já têm vivências de diferentes modelos. Sabem o que deu certo e o que não deu, por exemplo. O que pode ser mudado e o que não pode”, definiu. “Então, é importante a gente crescer a partir das experiências de cada copromotor para melhorarmos as próximas edições, com modificações e melhorias. Hoje são poucas as alterações que podemos fazer, a não ser as relacionadas à infraestrutura, como novos portões de acesso”, explicou a subsecretária. “A ideia é reduzir engarrafamentos históricos, ampliando a capacidade dos estacionamentos em cinco mil vagas. “Hoje temos 20 mil”, disse Elizabeth. Os representantes da Seapi e das entidades copromotoras estão estudando a possibilidade de realizar ações solidárias durante a feira, em benefício dos atingidos pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. “Para isso, vamos marcar uma conversa específica em um próximo encontro”, disse Malalena. A Expointer é realizada pelo governo do Estado, por meio da Seapi, com o apoio das seguintes entidades copromotoras: prefeitura de Esteio, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac). (SEAPI)

 

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