Porto Alegre, 05 de março de 2024 Ano 18 - N° 4.097
É AMANHA! Perspectivas e inovações na Pecuária Leiteira: vem aí o 19º Fórum Estadual do Leite na Expodireto Cotrijal
No dia 6 de março, quarta-feira, o auditório central da 24ª Expodireto Cotrijal sediará o 19º Fórum Estadual do Leite, reunindo especialistas, técnicos e produtores da atividade leiteira para discutir o futuro do setor. A agenda do fórum inclui uma série de palestras e debates focados em questões relevantes para a pecuária leiteira.
A primeira apresentação será conduzida por Clairton Ceconello e sua família, produtores de leite da Cotrijal/CCGL, de Sertão/RS. Eles compartilharão suas experiências sobre "Gestão na Pecuária de Leite através da Smartcoop: Resultados de quem faz".
Em seguida, o Dr. Bruno Campos de Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora/MG, abordará o tema "Pegada de Carbono na Pecuária de Leite: estágio do conhecimento e oportunidades". Posteriormente, o Dr. Alexandre M. Pedroso, da Plenteous Consultoria, de Piracicaba/SP, discutirá sobre "Otimização da nutrição em ordenha robótica".
A programação seguirá com a contribuição do Dr. Timotheo Silveira, coordenador técnico da Alta Genetics do Brasil e ex-superintendente técnico da ABCBRH (Associação Brasileira Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), que vai abordar o tema “Conhecendo o seu rebanho, você faz um excelente planejamento genético”. Após as apresentações, será reservado um tempo para discussão e interação entre os participantes.
O 19º Fórum Estadual do Leite é uma iniciativa promovida pela Cotrijal e pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e conta com o patrocínio do BRDE, SENAR e Sindilat, e apoio da Fecoagro RS, RTC, Sistema Ocergs e Smartcoop. O fórum visa fomentar o diálogo e a troca de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro. (CCGL)
GDT - Global Dairy Trade
Fonde: GDT adaptado SINDILAT/RS
FDA anuncia “primeira” alegação de saúde qualificada para iogurte
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA anunciou o que afirma ser a “primeira” alegação de saúde qualificada para iogurte.
A alegação de saúde – que veio em resposta a uma petição apresentada pela Danone North America – reconheceu uma ligação potencial entre o consumo regular de iogurte e um risco reduzido de diabetes tipo 2.
Quase cinco anos em preparação, durante os quais a FDA reviu a investigação existente sobre iogurte e diabetes tipo 2, a nova alegação concluiu que a inclusão regular de iogurte nas dietas dos EUA poderia ter um benefício significativo para a saúde pública.
A alegação afirmava: “Comer iogurte regularmente, pelo menos duas xícaras (três porções) por semana, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, de acordo com evidências científicas limitadas”.
Com a diabetes a afectar mais de 37 milhões de pessoas nos EUA e mais 1,4 milhões de novos casos diagnosticados todos os anos, esta última alegação de saúde deverá aumentar a popularidade na categoria de iogurtes. (food bev)
Jogo Rápido
Associado Sindilat/RS têm 10% de desconto no 16º Fórum MilkPoint Mercado
Os associados do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) têm 10% de desconto garantido para compra de ingressos para o 16º Fórum MilkPoint Mercado, clicando aqui. O evento tem como tema "O que pode guiar a recuperação do mercado de lácteos em 2024". No site www.forummilkpointmercado.com.br, os ingressos estão disponíveis em três lotes. O evento acontecerá em Campinas (SP) no dia 20 de março. A programação, que pode ser conferida abaixo, está dividida em quatro blocos temáticos: Os Cenários de Mercado; Competitividade da Produção de Leite: onde estamos?; O que há de novo nas relações entre indústrias e produtores de leite? e Novas ferramentas no Supply Chain de leite. Como conteúdo extra, disponível on-line exclusivamente para inscritos, debates sobre: Como começa a economia brasileira em 2024 e quais as perspectivas para o restante do ano? e Cenários para os mercados de soja e milho. (Milkpoint)