Serão revelados, na quinta-feira (31/8), os 12 vencedores da 2ª edição do Prêmio Referência Leiteira. Ao todo, a premiação, promovida pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) contou com a participação de 150 iniciativas. Ao título de Propriedade Referência em Produção de Leite, concorrem 116 tambos divididos entre os que adotam sistemas à base de pasto e os de semiconfinamento ou confinamento. Já na categoria de cases, há 34 projetos na disputa entre os grupos Protagonismo Feminino, Inovação, Gestão da Atividade Leiteira, Sucessão Familiar, Sustentabilidade Ambiental e Bem-estar Animal.
A premiação é um reconhecimento aos produtores e propriedades que têm se destacado no setor lácteo do Rio Grande do Sul, premiando aqueles que têm desenvolvido um excelente trabalho e também incentivado a implementação de avanços e as inovações para impulsionar o setor rumo a uma produção cada vez mais sustentável e eficiente.
A definição dos vencedores dos cases se deu através da avaliação da comissão julgadora composta por nomes relevantes do setor: Gisele Loeblein e Andreia Meira, na categoria Protagonismo Feminino; Rogério Dereti e Aline Balbinotto, na de Gestão da Atividade Leiteira; Saionara Araújo Wagner e Nereida Vergara, na de Sucessão Familiar; Jonas Wesz e Sérgio Elmar Bender, na de Inovação; Carlos Magno e Letícia Vieira, na de Sustentabilidade Ambiental.
Já as propriedades que concorrem nas categorias Propriedade Referência em Produção de Leite: sistemas à base de pasto e Propriedade Referência em Produção de Leite: sistemas de semiconfinamento ou confinamento são avaliadas com base em critérios que levam em consideração a soma da pontuação das propriedades inscritas, com foco nos seguintes fatores: produtividade por hectare de terra (litros de leite/hectare/ano); produtividade por pessoa envolvida na mão de obra (litros de leite/pessoa/ano); qualidade do leite, avaliada através dos resultados de análises mensais em laboratórios oficiais da RBQL, acrescido de uma bonificação por certificação de propriedade livre de tuberculose e brucelose. Estes critérios são tabulados pela Emater/RS e levam em conta os dados obtidos de 01 de julho de 2022 a 31 de junho de 2023.
A cerimônia, que acontecerá das 9h20min às 12h, contará ainda com a apresentação de iniciativas e tecnologias inovadoras para a cadeia leiteira, conforme a programação abaixo. Ao serem premiados, os destaques receberão troféu e certificado, bem como um notebook como prêmio. Durante o evento, também será lançada a 1ª Edição da Revista Referência Leiteira e o 3º Prêmio Referência Leiteira.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
9h20min - Abertura com degustação de produtos lácteos
9h30min - Alexandre Berndt, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste
Tema: Plataforma Embrapa de Leite Baixo Carbono
9h50min - Premiação "Propriedades Referência em Produção de Leite nos Sistemas à base de pasto"
10h - Vinícius do Nascimento Lampert, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul
Tema: PSP Leite - Ferramenta de gestão da produção de leite
10h20min - Premiação "Propriedades Referência em Produção de Leite nos Sistemas de semiconfinamento ou confinamento"
10h30min - José Reck, pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi)
Tema: O carrapato bovino na propriedade leiteira
10h50min - Premiação “Cases de sucesso”: Sucessão Familiar e Bem-estar Animal
11h - Apresentação da 1ª Escola Técnica de Laticínios do RS e Vitrine Tecnológica do Leite
- Elmar André Schneider - Prefeito de Estrela
- Carine Schwingel - Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela
- Alceu Moreira - Deputado Federal
- Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS
- Guilherme Portella - presidente do Sindilat/RS
Apresentação do Programa de Formação em Qualidade do Leite: Formação de Laboratoristas (Parceria Univates e Sindilat/RS)
- Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS
- Letícia Vieira, assessora de Qualidade do Sindilat/RS
- Carlos Candido da Silva Cyrne, pró-reitor de Pesquisa e Extensão da Univates
- Cíntia Agostini, gerente comercial da Univates
- Cristiani Reimers, coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari
- Daniel Lehn, Coordenador do curso
11h20min - Premiação “Cases de sucesso”: Protagonismo Feminino e Inovação
11h30min - Maria de Lourdes Magalhães, diretora técnica da Scienco Biotech
Tema: Testes Rápidos como inovação tecnológica para seleção de Rebanho A2
11h40min - Denize da Rosa Fraga, docente Unijuí e coordenadora Suport D Leite Empresa Suport D Leite
Tema: Mastite x Tratamento SuporTest Antibiograma
11h50min - Premiação “Cases de sucesso”: Gestão da Atividade Leiteira e Sustentabilidade Ambiental
12h - Lançamento do 3º Prêmio Referência Leiteira e encerramento