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19/02/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 19 de julho de 2023                                                        Ano 17 - N° 3.947


Ensino Técnico gera maior renda e empregabilidade

Pesquisa do Itaú Educação e Trabalho revela benefícios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o desenvolvimento do Brasil

Profissionais com Ensino Técnico ganham, em média, 32% mais, em relação aos que possuem apenas Ensino Médio; e têm menor taxa de desemprego. O dado é da pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de Ensino Médio Técnico no Brasil”, do Itaú Educação e Trabalho. O estudo – de Marcelo Santos, Sergio Firpo, Vitor Fancio e Clarice Martins – revela que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) gera maior empregabilidade e rentabilidade a trabalhadores, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do país.

O levantamento indica que, se triplicado o acesso ao Ensino Médio Técnico no país, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro poderia aumentar até 2,32%. Esse crescimento seria decorrente da maior empregabilidade e rentabilidade dos trabalhadores. E sobre a taxa de desemprego, profissionais com Ensino Técnico ficam na média de 7,2%; e entre os que têm somente Ensino Médio, os desempregados são 10,2%.

A pesquisa mostra, ainda, que a expansão qualificada do Técnico pode reduzir, em 5,4%, a proporção de trabalhadores com Ensino Fundamental ou Ensino Médio tradicional que, geralmente, estão em postos de trabalho operacionais. E que a proporção de trabalhadores com Ensino Técnico ou Superior aumentaria 10,4%.

Mesmo com impactos positivos, a pesquisa expõe um cenário de pouco investimento em EPT. Nos países da OCDE, essa oferta alcança, em média, 32% dos concluintes do Ensino Médio. No Brasil, a EPT só atende 8% dos concluintes da Educação Básica. Por isso, a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, considera que “é urgente colocar a EPT no centro da estratégia de desenvolvimento socioeconômico brasileiro”.

Algumas das ações propostas pelo estudo
Implementar políticas públicas intersetoriais de fomento ao Ensino Técnico no país.
Garantir a formação profissional das juventudes, alinhada às tendências do futuro do mundo do trabalho.

Utilizar informações sobre profissões e habilidades em alta; e alinhar currículos/práticas pedagógicas para promover o desenvolvimento de competências e habilidades. (Correio do Povo)


Uruguai: Conaprole aumenta em 7% a captação de leite em julho
 
A captação de leite no Uruguai responde e atravessa o inverno superando os volumes de julho do ano passado. Os envios de leite para a Conaprole foram em média de 4,4 milhões de litros por dia nos primeiros 10 dias de julho. Isso representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
 
No acumulado anual chega a 1,494 milhão contra 1,524 no mesmo período de 2022, uma queda de 2%. Isso coincide com a queda percentual registrada nos últimos 12 meses móveis em relação ao mesmo período anterior.
 
Os últimos dados de captação publicados pelo INALE, que correspondem a maio, marcaram o corte de sete meses consecutivos da queda na produção. Na verdade, a produção subiu 3%, um recorde para esses meses. Os envios de leite às plantas totalizaram 169,6 milhões de litros, ante 164,6 milhões no mesmo mês do ano passado, segundo dados provisórios do INALE.
 
“A produção foi mantida, mas graças ao produtor, ele apostou, investiu, se endividou e hoje está refletindo na produção”, disse Eduardo Viera, diretor da Prolesa, à rádio Rural Tiempo de Cambio.
 
As informações são do Blasina y Asociados, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Leite Futuro [EP03]: os desafios da comunicação com o consumidor
 
O terceiro episódio do Leite Futuro, entrou no ar hoje 18/07. A nova edição traz os desafios da comunicação e da imagem do agro e do leite para o consumidor final e possíveis soluções. Além da participação de Marcelo P. Carvalho, Paulo do Carmo Martins e Ricardo Cotta Ferreira, o episódio contou com a presença da Fernanda Bacelar, produtora de leite com um longo histórico profissional no marketing e que traz para a discussão o ponto de vista dos dois mundos.
 
Clique aqui e assista o episódio no Youtube, ouça no Spotify ou confira no vídeo no link abaixo:
 
 
O programa leite futuro tem objetivo de pensar o leite de uma forma diferente, abrindo espaço para o contraditório e aprofundando as análises.
 
Confira alguns destaques deste episódio do Leite Futuro:
 
● O que pode ser feito para melhorar a imagem do agro brasileiro?
 
● Devemos ir pelo caminho do valor nutricional ou de como o leite é produzido?
 
● Como as marcas têm se comunicado com o consumidor?
 
● Até que ponto a distorção da imagem do agro é um problema de percepção do consumidor?
 
● Como contar nosso ponto de vista?
 
● Como criar conexão com o consumidor?
 
● Como ter credibilidade para passar a mensagem?
 
A imagem do Agro
 
"Não basta ser, tem que parecer ser". Esse ditado é mais válido do que nunca para o agro, incluída nele a produção de leite.
 
É quase unânime que vivemos um problema de imagem perante o consumidor. Atualmente 85% da população vive em áreas urbanas e principalmente nos grandes centros formadores de opinião. O consumidor está, ao mesmo tempo, mais distante do campo e interessado em saber como os alimentos estão sendo produzidos.
 
Marcelo pontua que “agora o desafio que o agro tem é outro. É o desafio de mostrar que a gente está no mesmo barco. Que a gente precisa produzir preservando os recursos, ser mais eficiente, usar menos químicos, quer preservar água, tratar bem os animais. Eu acho que essa é a grande diferença.” Fernanda entra na discussão e opina que estamos diante de um grande problema de imagem e reputação, e que o agro é um setor muito heterogêneo – pecuaristas, cooperativas, e não há conversa para alinhar qual é o grande discurso a ser feito.
 
O que tem de novo no Leite?
 
O Censo do IBGE foi divulgado, e mostrou que população está crescendo menos na média, mas com lugares específicos crescendo mais, como os ligados a agro.
 
“Além da surpresa  de uma redução das taxas  de crescimento populacional  maiores, redução essas  maiores do que se esperava,  o outro ponto foi  a redução  da população em várias  capitais  e o crescimento do interior,  das pequenas e médias  cidades do interior,  principalmente aquelas ligadas ao agro.”, pontua Ricardo.
 
Paulo ainda destaca pontos para estar atento “vem uma pressão nova  que é o seguinte,  ou eu consigo atrair  o jovem, seduzir o jovem,  ou então eu vou ter  mais problemas de mão de obra  que a gente já está vendo.  Então, isso deve se intensificar, porque a população está envelhecendo.”
 
Os feras que fizeram parte dessa conversa:
 
Marcelo P. Carvalho é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP em 1992, com Mestrado em Ciência Animal e Pastagens também pela ESALQ/USP, em 1998. Fundador e CEO da MikPoint Ventures e Co-fundador da AgTech Garage (hoje, pertencente à PwC).
 
Paulo do Carmo Martins é economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Economia Aplicada pela USP/Esalq. Atualmente professor da FACC/UFJF.
 
Ricardo Cotta Ferreira é economista Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC) com mais de 20 anos de experiência em Agronegócios e Indústria de Alimentos.
 
Fernanda Bacelar é gestora de negócios na Bacelar Agroleite, publicitária, com MBA em Administração de Empresas na Espanha e 15 anos de experiência em empresas multinacionais na área de Marketing e Comunicação. Hoje produz mais de 15.000 litros de leite por dia no Paraná. (Milkpoint)
 

Jogo Rápido

A Revista RS360 ed. nr. 09 está no ar.  
Trazendo os Indicadores econômicos de diversos setores da agroindústria e uma análise sintética do desempenho da atividade industrial no RS. Leia clicando aqui. (SEFAZ)


 
 
 

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