Porto Alegre, 03 de novembro de 2022 Ano 16 - N° 3.775
Inscrições do prêmio Arte na Caixinha são prorrogadas
O concurso Arte na Caixinha 2022 teve suas inscrições prorrogadas até a próxima terça-feira, 8 de novembro. O projeto realizado pelo Sindilat elegerá as melhores intervenções em caixinhas de leite UHT. A ação terá parceria junto a escolas da rede pública de ensino de Sapucaia do Sul e direcionada a crianças do Pré II ao 5º ano.
Com a temática ‘’O leite na sua vida’’, o concurso propõe aos alunos uma intervenção artística em uma caixa de leite UHT. Serão aceitas as mais diferentes formas de intervenção possíveis desde que preservada a forma original da caixa de leite UHT. Assim sendo, serão aceitas técnicas de pinturas, colagem, desenho, papel machê, grafite, entre outros.
A inscrição deve ser realizada por um professor integrante do quadro docente da instituição de ensino a qual a criança está matriculada.
Para que a inscrição seja validada no sistema, é preciso o envio pelo e-mail para o endereço artenacaixinha2022@gmail.com dos seguintes documentos:
- Documento de identidade do professor responsável
- Documento de identidade e/ou comprovante de matrícula dos alunos participantes
- Autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis conforme Atestado Anexo;
- Envio de no mínimo 4 fotos individualizadas
Para acessar o regulamento e maiores informações clique aqui. (https://www.sindilat.com.br/site/2022/09/15/1o-concurso-cultural-arte-na-caixinha/). (Assessoria de Imprensa Sindilat)
RAR inaugura espaço gourmet na Capital
Uma das empresas mais tradicionais do interior do Estado, A RAR desembarca em Porto Alegre para abertura de seu primeiro espaço gourmet na Capital, o Spaccio RAR. A marca, que pertence ao grupo Randon, expoente na produção de componentes e equipamentos de transporte, foi criada em 1979 por Raul Anselmo Randon com foco na produção de maçãs e, em seguida, de queijos. Hoje, a indústria de Vacaria produz também azeites de oliva, vinhos, uma linha de charcutaria e aposta no sistema de franquias para levar a experiência de seus produtos diretamente para os clientes. A operação de Porto Alegre é a quinta da Spaccio RAR, que tem unidades em Vacaria, na sede do negócio, Passo Fundo, Curitiba e São José dos Campos, no estado de São Paulo.
A loja da Capital, no entanto, é a maior e a primeira a oferecer uma experiência mais completa ao cliente, unindo o empório, com a venda de produtos da marca, a um café e um bistrô, onde os clientes podem experimentar os ingredientes em pratos desenvolvidos por um chef. “Quando olhamos nosso portfólio como um todo e a experiência que podíamos trazer, pensamos por que não transformar isso em uma loja. Testamos alguns modelos, só empório, e, para a gente, não fazia sentido o cliente comprar o nosso produto e ir embora sem viver uma experiência gastronômica, que é o que os nossos produtos oferecem”, pontua Tatiana D’Alessio Sombra, gerente de marketing e responsável pelas franquias da marca, destacando que agregar a gastronomia é uma forma de posicionar o negócio frente às vendas dos itens da marca no varejo. “Só o empório você tem que ter uma competitividade de preço e brigar com uma grande rede que, no final, sempre abre mão da sua margem, faz promoções sazonais, e aí vai ser uma guerra de preços. Quando você oferece uma experiência, você tem vantagem em relação a uma rede que compra um volume muito grande”, acredita.
Localizada na avenida 24 de outubro, nº 1.605, no bairro Auxiliadora, a unidade porto-alegrense é comandada por Haroldo Almeida Soldatelli, Isabella Ossani Zamboni e Rafael Zaffari. Nascido em Vacaria, Haroldo conta que, por conhecer a marca, havia um desejo de plantar maçãs, já que a cidade é a maior produtora no Estado. Foi nessas conversas, em proximidade com a Rasip, que surgiu a ideia de trazer a RAR para Porto Alegre.
Além da loja, os sócios são responsáveis pela distribuição dos produtos para a região da Capital, aproximando a marca de restaurantes e supermercados. “Como eu nasci e me criei em Vacaria, estava pensando em plantar maçã. Chegamos na Rasip e comecei a ver a RAR e surgiu essa oportunidade nas conversas de ter esse canal em Porto Alegre. Visitamos todas as fazendas da RAR. Tudo é plantado lá, as oliveiras, as macieiras, os parreirais, a produção de leite”, conta Haroldo. “Uma característica que a RAR tem é que toda produção é própria. Isso requer um investimento, mas dá uma estabilidade de qualidade de produção. Por isso, o queijo é sempre o mesmo”, destaca Rafael sobre a indústria. Antes de abrir a loja, os sócios focaram na distribuição dos produtos, desde abril, levando a marca para mais de 80 restaurantes da Capital. “O produto precisava vir de Vacaria, o caminhão saía uma vez por semana, e agora eles estão aqui todos os dias. Os restaurantes precisam de serviço para ontem, não podem esperar uma semana. Eles conseguiram quase que triplicar o faturamento da região”, diz Tatiana.
Além do apoio logístico que a Spaccio RAR oferece, a ideia da loja é aproximar o consumidor final da marca e apresentar o portfólio de produtos. “As pessoas só conhecem os queijos, a maçã e o azeite. Não conhecem o portfólio de vinhos, de charcutaria. Quando virem que é um enxoval de produtos RAR, vão ficar encantadas” acredita Rafael, ponderando que, apesar de unir diversas frentes, o foco principal é a venda de produtos. “Cerca de 70% é o empório com um pequeno bistrô, com cardápio enxuto, preço justo, onde a pessoa pode consumir todos os nossos produtos”, diz, garantindo que a aposta é na simplicidade para atrair o público. “Se tu fazes algo muito rebuscado, as pessoas não entram, e nós queremos que elas entrem, circulem e conheçam os produtos”, completa Rafael.
As franquias da Spaccio RAR partem do investimento inicial de R$ 700 mil, e a meta, segundo Tatiana, é ter 50 unidades da marca no País, mas sem um prazo definido para acontecer, já que, garante ela, o mais importante é o perfil do franqueado. “Temos que encontrar alguém que se conecte com a marca, que goste de gastronomia, porque é isso que vai passar para o cliente”, afirma.
Nesta perspectiva, os sócios da unidade de Porto Alegre contam que o que os fez tocar o negócio foi, justamente, essa conexão com a marca. “Uma das primeiras questões que a RAR colocou muito claro é que a marca leva o nome do fundador. O seu Raul foi desenvolvendo e tornando mais claro esse portfólio de produtos. Era a paixão dele. Toda família italiana tem o vinho, o queijo, a charcutaria, a mesa na alma da família. E esses produtos RAR mexem muito com as nossas emoções”, afirma Rafael, que celebra a presença de cinco pessoas de Vacaria na equipe que tocará a operação, que contará com 10 funcionários. O espaço vai operar das 10h às 19h como empório e café e das 11h às 14h30min como bistrô, que terá cardápio sazonal, de acordo com os itens da estação, desenvolvido pelos chefs da escola de Gastronomia da UCS. (Jornal do comércio)
Chile – Exportações de produtos lácteos crescem 35,6% no 3º trimestre de 2022
De acordo com dados publicados pelo Departamento de Estatísticas (Odepa) as exportações de produtos lácteos entre janeiro e setembro de 2022 totalizaram US$ 200,7 milhões, alta de 35,6%, ou US$ 52,6 milhões a mais, em relação a 2021.
Em setembro de 2022, de acordo com dados divulgados pelo ODEPA mostram que os envios produtos lácteos chegaram a US$ 20 milhões, registrando alta de 67,2% frente ao mesmo mês do ano anterior.
Cabe destacar que, em volume, as exportações de produtos lácteos subiram 20,18% no terceiro trimestre, alcançando 71.149 toneladas, 11,948 toneladas adicionais frente a 2021.
Enquanto no mês de setembro foram exportadas 7.175 toneladas, 50,1% acima do registrado um ano antes.
A média de preços em setembro de 2022 ficou em US$ 2.790/tonelada, uma alta de 8,1% frente ao mesmo mês de 2021.
Desempenho Top 5
Os Estados Unidos da América (EUA) ocupam o primeiro lugar do ranking, sendo responsável pela compra de 10% de tudo o que foi embarcado. Em nove meses houve crescimento de 168% dos embarques, totalizando US$ 40,3 milhões.
No segundo lugar vem a Colômbia que concentra 8,3% do mercado num valor total de US$ 33,5% milhões.
Emirados Árabes Unidos se mantém no terceiro posto com participação de 5,8%, chegando a US$ 23,4 milhões.
As exportações para o México representaram 5,7% dos embarques, ficando no quarto posto, num total de US$ 22,8 milhões.
O Peru alcançou o quinto lugar, com 4,2% do percentual exportado, no valor de US$ 17 milhões.
Estes cinco destinos concentram 34,2% das exportações chilenas.
Desempenho por produto
O leite condensado liderou as exportações de lácteos no terceiro trimestre do ano com participação de 22,9%, do total. Os embarques desta categoria subiram 51,5%, num total de US$ 46 milhões, o que representa alta interanual de US$ 15,6 milhões. Quanto às exportações em volume, esta categoria alcançou 23.793 toneladas, o que representou crescimento de 38,8% em relação ao mesmo período de 2021.
No segundo lugar está o leite em pó integral com participação de 15,9% sobre o valor dos embarques, alcançando um montante de US$ 32 milhões. Em volume foram 7.541 toneladas de leite em pó integral.
Preparações à base de produtos lácteos, soro de leite e fórmulas infantis foram os outros produtos mais exportados. (Fonte: Mundo Agropecuario - Tradução livre: www.terraviva.com.br)
Jogo Rápido
A continuidade das bloqueios em rodovias brasileiras, realizados por manifestantes bolsonaristas, representa um “risco real” de desabastecimento e desperdício de alimentos. A declaração é da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). As manifestações antidemocráticas nas estradas afetaram terminais de transportes aéreo e terrestre e também o abastecimento em vários pontos do país. Movimento é em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição e acabou derrotado nas eleições no domingo (30) por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista assume o Planalto em 1º de janeiro. Em nota divulgada nesta quarta-feira (2), a entidade afirma que tem “grave preocupação” com a situação da produção e distribuição de alimentos, que constituem atividade essencial. A Abia estima que, a partir dessa quinta (3), caso as interdições sejam mantidas, há risco de descarte de 500 mil litros de leite por dia de uma única indústria associada. Os bloqueios também comprometem a produção de outros tipos de alimentos, com o leite em pó e fórmulas infantis. De acordo com cálculos da Abia, pelo menos trinta linhas de produção estão paradas ou com risco alto de paralisação neste momento. O impacto, segundo a associação, será de inflação, prejuízos milionários, além de “um desserviço aos esforços empreendidos pela sociedade no combate à insegurança alimentar”. “É urgente uma ação rápida e efetiva dos governos para o desbloqueio imediato das estradas, assim como a criação de corredores logísticos para garantir a circulação de alimentos, garantindo assim o abastecimento, e evitando o desperdício”, afirma a associação. (Valor Econômico)