Porto Alegre, 30 de setembro de 2022 Ano 16 - N° 3.753
INSCRIÇÕES ABERTAS: 2º Prêmio Referência Leiteira RS
Produtores de leite do Rio Grande do Sul poderão inscrever suas propriedades no 2º Prêmio Referência Leiteira RS a partir desta quarta-feira (21/9). A premiação, que terá categorias inéditas e duas etapas de inscrição, é realizada pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat), pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).
Os primeiros a se inscrever serão os produtores de leite que desejarem concorrer à premiação de “Propriedade Referência em Produção de Leite”, que, diferente da edição anterior, será separada em duas categorias distintas: os que produzem em sistemas à base de pasto com suplementação e os que produzem em sistemas de semiconfinamento ou confinamento. O período será de 21 de setembro a 31 de outubro.
Acesse o regulamento e a ficha de inscrição pelo site do Sindilat.
A exemplo do ano anterior, a inscrição será realizada nos escritórios municipais da Emater/RS.
Em março de 2023, abrem as inscrições para concorrer nas novas categorias: “Inovação”, “Sustentabilidade Ambiental”, “Bem-estar Animal”, “Protagonismo Feminino”, “Sucessão Familiar” e “Gestão da Atividade Leiteira”.
A premiação busca reconhecer e valorizar o trabalho dos produtores de leite. O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, explica que o prêmio é também uma forma de incentivar as boas práticas no setor. “Esse prêmio é um reconhecimento pelo esforço daqueles que cumprem o seu papel com qualidade, cuidado e dedicação”, afirma.
Poderão se inscrever produtores do Rio Grande do Sul com produção individual ou coletiva, desde que estejam vinculados à indústria de laticínios que adquira leite no Estado. Cada vencedor será premiado com um troféu e um notebook Positivo. A divulgação dos resultados e a entrega dos prêmios ocorrerão durante a Expointer 2023. (As informações são do Sindilat/RS)
Município é apresentado a projeto da Embrapa para crianças
Foi apresentado ao Município, nesta quinta-feira (29), o projeto Fazenda Doce de Leite, iniciativa que visa educar crianças sobre a produção de leite e derivados por meio de ações como a peça de teatro “Na Fazenda Doce de Leite”. A apresentação, realizada por representantes da Embrapa Clima Temperado, contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas e da secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira. A instituição busca uma parceria para oferecer as atividades aos estudantes da rede de ensino municipal.
A peça teatral, que também mostra como a agricultura faz parte da vida de todos e promove interação entre o público da zona rural e da urbana, foi apresentada durante a Expointer 2022, onde mais de 5,2 mil crianças foram atendidas em uma semana. “Agradeço a visita de vocês. Queremos focar cada vez mais em políticas públicas voltadas às crianças”, afirmou Paula.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS). (Prefeitura Municipal de Pelotas)
Primeira noite de programação destaca criação de terneiras
Na noite de 29 de setembro ocorreu a abertura da programação da 16ª edição do Fórum Tecnológico do Leite, realização do Colégio Teutônia e da Emater/RS-Ascar. Com transmissão on-line do primeiro dia, a live com apresentação de dois cases de criação de terneiras já contou com mais de mil visualizações. Evento tradicional da cadeia produtiva, este ano a temática aborda “Tecnologias que impactam na rentabilidade da atividade leiteira”. O Fórum também integra a programação de 70 anos do CT e terá continuidade na próxima quarta-feira, dia 05 de outubro, com atividades presenciais no Auditório Central do educandário, abordando conforto e bem-estar animal.
Evolução do Fórum
Falando em nome do CT, a médica veterinária Cristiana Terra, professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, valorizou as parcerias na organização do Fórum, lembrando a origem da programação. “A cada edição procuramos trazer temas relevantes para discussão, abordando a evolução do agronegócio e buscando a ampla troca de experiências.”
A secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Lídia Dhein, destacou a importância da cadeia leiteira para o município, com produção de 35 milhões de litros de leite/ano e 379 produtores. “O Fórum é voltado especialmente aos produtores, enriquecendo o nosso trabalhador do campo com informações e tecnologias em todas as etapas de produção.”
O presidente da Emater/RS-Ascar, Alex Corrêa, mencionou o relatório socioeconômico gerado a cada dois anos pela entidade. “Esse material é utilizado como base para elaboração de estratégias para a atividade e execução de políticas públicas para a cadeia produtiva.”
Programação
A programação presencial do dia 05 de outubro, no Auditório Central do Colégio Teutônia, terá foco no conforto e bem-estar animal. A recepção e credenciamento serão a partir das 9h40min, com abertura oficial às 10h. Às 10h15min acontece a palestra “Como resfriar suas vacas e não perder dinheiro neste verão”, com o médico veterinário Adriano Seddon, consultor técnico Top Leite/Cowcooling. Às 12h haverá almoço que privilegia o networking.
À tarde serão abordados os resultados obtidos por meio do resfriamento das vacas, as melhorias alcançadas e as dificuldades ainda enfrentadas. Às 14h será apresentado o case do produtor de leite de Vespasiano Corrêa/RS, Fabrício Balerini; seguido de apresentação do produtor de leite de Boa Vista do Buricá/RS, Edemar Follmann, às 14h20min.
A partir das 14h40min haverá debate e espaço para perguntas, com moderação do técnico da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger. Às 15h15min acontece oficina prática com simulações de sistemas para resfriamento de vacas, com encerramento previsto para às 15h50min.
Durante o dia os patrocinadores ouro do evento terão “mesas de negócio” no espaço do Auditório Central do CT, com a possibilidade de demonstrações e ações de relacionamento com o público presente.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas pelo site do Colégio Teutônia – www.colegioteutonia.com.br. Inscritos até às 12h do dia 03 de outubro garantem almoço gratuito (haverá a possibilidade de se inscrever na hora, porém, sem o almoço gratuito).
O Fórum Tecnológico do Leite conta com o apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio ouro de Certel Artefatos de Cimento, Top Leite, Duagro, Gestor RP, Select Sires e Milkparts; patrocínio prata de Languiru, Dália Alimentos, Sindilat/RS, Machado Agropecuária, Samaq Massey Ferguson, Comercial Agrícola Maná, Nutron, Tangará, Cooperagri, Sicredi Ouro Branco, Fábio Guilhermano e Launer Química. (Assessoria de Imprensa Fórum Tecnlógico do Leite)
Jogo Rápido
BOLETIM INTEGRADO AGROMETEOROLÓGICO No 38/2022 – SEAPDR
Nos próximos sete dias as temperaturas permanecerão amenas e há condição de chuva expressiva no RS. Na quinta (29) e sexta-feira (30/9), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) manterá grande variação de nuvens e a possibilidade de pancadas de chuva em todo Estado. No sábado (01/10) e domingo (02/10), o tempo firme vai predominar na maioria das regiões, somente na Zona Sul e nos setores Nordeste e Leste, o céu permanecerá encoberto e ocorrerão chuvas fracas e isoladas. Entre a segunda (03) e quarta-feira (05), o ingresso de uma massa de ar seco e frio vai afastar a nebulosidade e provocará ligeiro declínio das temperaturas, com possibilidade de geadas isoladas, principalmente na Campanha, Serra do Sudeste e Serra do Nordeste. Os totais esperados deverão oscilar entre 10 e 20 mm na maioria dos municípios do RS. Na Zona Sul, Missões, Planalto e nos Campos de Cima da Serra os totais deverão variar entre 20 e 35, e poderão alcançar 50 mm no Vale do Uruguai. Clique aqui e acesse os Boletins oficiais sobre clima e culturas elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Emater-RS e Irga. O documento conta com uma avaliação das condições meteorológicas da semana anterior, situação atualizada das culturas do período e a previsão meteorológica para a semana seguinte. (SEAPDR)