30/08/2022

Porto Alegre, 30 de agosto de 2022                                                        Ano 16 - N° 3.735

Diversão e aprendizado em peça teatral

A história do garoto Artur, que herda uma fazenda e se vê desafiado a tocar um tambo sozinho, arrancou gargalhadas da criançada das escolas públicas de Sapucaia do Sul que visitaram a Casa da Indústria de Laticínios nesta terça-feira. A peça Na Fazenda Doce de Leite integra a programação do Sindilat na Expointer. Os alunos das escolas EMEF Pref. João Freitas, EMEF Dr. Júlio Casado, EMEF Padre Réus, EMEF Júlio Ströher, EMEF Justino Camboim, EMEB Alberto Santos Dumont, EMEF Tiradentes, EMEF Pref. Walmir Martins, EMEF Getúlio Vargas, EMEF Marechal, EMEF Hugo Gerdau, EMEF Primo Vacchi e EMEF Otaviano aprenderam sobre a produção leiteira, bateram um papo com os atores e ainda puderam conferir de perto as vacas das raças Jersey, Gir, Girolando e Holandês, no espaço Recanto das Terneiras.

Novas apresentações ocorrerão ao longo dessa semana na Quadra 46 do Boulevard no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante a Expointer 2022, a Casa da Indústria de Laticínios conta com o apoio de Tetra Pak, Sicoob, Embrapa e Universidade de Passo Fundo (UPF). (Assessoria de Imprensa Sindilat/Crédito: Jéssica Aguirres)

Fórum do Leite debates rumos da produção

O secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, participou de debate nesta terça-feira (30/08) do Fórum do Leite da Expointer 2022. O encontro foi realizado pelo Grupo Record/Correio do Povo. Na ocasião, dirigentes e lideranças do setor lácteo falaram sobre tendências da produção e rumos para elevar a competitividade do setor. “Foi um momento importante de reflexão nesta que é uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil”. (Assessoria de Imprensa Sindilat/Crédito: Arquivo)

Recanto das Terneiras encanta crianças e adultos

O Recanto das Terneiras, espaço organizado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e UPF nesta Expointer, vem chamando atenção de crianças e adultos que visitam o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. São quatro terneiras das raças Holandês, Jersey, Gir Leiteiro e Girolando, que estão à Mostra na Casa da Indústria de Laticínios.

As crianças, entusiasmadas, tiveram a oportunidade de acariciar, tirar foto e até mesmo dar mamadeira para as terneiras, que foram muito receptivas com os visitantes. Tudo foi feito com a supervisão de um médico veterinário residente e dois acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), que também estão encarregados de garantir o bem estar dos animais.

A iniciativa integra uma programação preparada pelo Sindilat que seguirá ao longo de toda a Expointer e tem como objetivo aproximar ainda mais o consumidor do produtor lácteo. Com esse projeto voltado para os alunos da rede pública da região, o sindicato pretende mostrar para as crianças todo o caminho percorrido pelo leite que elas consomem, bem como a forma como os animais são cuidados. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

NZ: Fonterra reduz previsão de pagamento pelo leite para 2022/23
A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra anunciou que está reduzindo sua previsão de pagamento de leite para a temporada 2022/23 em 25 centavos (15,38 centavos de dólar) para um ponto médio de NZ$ 9,25 (US$ 5,69) por quilo de sólidos do leite - equivalente a NZ$ 0,76 (US$ 0,47) por quilo de leite. A nova faixa é de NZ$ 8,50 (US$ 5,23) a NZ$ 10,00 (US$ 6,15) por quilo de sólidos do leite - NZ$ 0,70 (US$ 0,43) a NZ$ 0,82 (US$ 0,50) por quilo de leite. No entanto, a taxa atual de pagamento antecipado de NZ$ 5,70 (US$ 3,51) por quilo de sólidos do leite - NZ$ 0,47 (US$ 0,29) por quilo de leite - permanece inalterada. A gigante de laticínios disse que “a mudança na previsão 2022/23 do Farmgate Milk Price será decepcionante para nossos produtores, mas reflete uma série de fatores, incluindo a recente tendência de queda nos preços globais de laticínios, impulsionada por algum abrandamento de curto prazo na demanda global, e o impacto geral da inflação no comportamento de compra. No entanto, acreditamos que as perspectivas de longo prazo para os laticínios permanecem positivas”. A Fonterra divulgará seus resultados financeiros para o ano que termina em 31 de julho de 2022 na quinta-feira, 22 de setembro de 2022. (As informações são do interest.co.nz, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)