Pular para o conteúdo

15/08/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 15 de agosto de 2022                                                        Ano 16 - N° 3.724


Sindilat participa do lançamento da 45ª Expointer e pretende aproximar setor lácteo do consumidor

O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) esteve presente no lançamento oficial da 45ª Expointer na manhã desta segunda-feira (15). O evento reuniu representantes governamentais e do setor agropecuário para apresentar as expectativas para a feira, que neste ano volta com força depois de ter sido realizada de forma online em 2020 e em formato híbrido em 2021.

Para a Expointer desse ano, o Sindilat tem como principal objetivo promover a divulgação do setor lácteo e aproximar ainda mais a produção e o consumidor. É o que diz o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini. “Nós entendemos que a Expointer é o melhor palco para mostrar a importância da produção láctea no nosso setor. Queremos que o consumidor veja isso durante a feira”, afirma.

Durante o lançamento da Expointer, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), demonstrou grande entusiasmo pela chegada da feira, que ocorrerá entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, e disse estar convicto de que será uma das maiores edições. “A Expointer é o momento em que nós, gaúchos e gaúchas, mostramos para o Brasil e o mundo a nossa principal vocação. Essa será uma feira que demonstra, principalmente, a nossa resiliência”, enfatizou. (Assessoria de Imprensa Sindilat)


Olhando para a comunidade e o futuro do leite, MilkPoint torna gratuito o Feras da Sustentabilidade

Há 22 anos, nós do MilkPoint, construímos e tornamos acessível o conhecimento que realmente importa. Em toda nossa história, acreditamos fielmente na informação de qualidade como agente de transformação para a cadeia do leite, o agro e o mundo. 
 
Em todos estes anos, evoluímos ao passo que o setor lácteo também evoluía. Vimos as transformações estruturais no campo, a adesão de novas tecnologias e técnicas de manejo, novos hábitos e comportamentos de consumo. E, mais recente, a pulsante e crescente importância da agenda ambiental e da sustentabilidade. 
 
Pensando nisso, transformamos o MilkPoint Experts Feras da Sustentabilidade, um programa sobre o meio ambiente que já era único, exclusivo e inédito, agora também GRATUITO. Nosso objetivo, alicerçado no pilar social do ESG, é alcançar milhares de pessoas para difundir em todo setor este tema tão essencial para o presente e o futuro do leite. Nossa visão é clara: estamos diante da maior oportunidade em décadas para o setor lácteo, desde que compreendamos o cenário, as tecnologias disponíveis, e nos adaptemos.
 
Entendemos que a essencialidade e o real conhecimento das possibilidades das práticas sustentáveis nas propriedades leiteiras precisa ser amplamente difundido. As oportunidades existentes são inúmeras: crédito de carbono e água, produção de fertilizantes, biogás e eletricidade, acesso a financiamentos, preços diferenciados no futuro para o leite, entre outros. 
 
Todas elas, além de contribuírem para a preservação dos recursos naturais, possuem algo em comum: são capazes de trazer retorno financeiro para as fazendas de leite, tornando-se, então, parte de um novo modelo de negócio. 
 
Mas, para essa sinergia funcionar, são necessárias pessoas, que saibam o que estão fazendo, porquê estão fazendo e, assim, como tornar o meio ambiente o protagonista de sucesso do negócio das fazendas de leite. 
 
E neste ponto, desde 2000, as pessoas são nosso maior combustível. Nossa comunidade, com mais de 120 mil usuários, que escreve junto conosco, diariamente, a história e o futuro da pecuária leiteira do Brasil. Carregamos conosco a responsabilidade social de transmitir, nas mais diversas formas, conteúdos relevantes que impulsionam o leite nacional.
 
Agora, ao tornar o MilkPoint Experts Feras da Sustentabilidade gratuito, não seria diferente. Todas as sextas-feiras, entre os dias 26/08 e 30/09, das 8h45 às 12h, traduziremos os conceitos na prática. A cada encontro, com um time de palestrantes especialistas no assunto, traremos pautas fundamentais para entendermos a sustentabilidade ambiental na pecuária leiteira, como jamais abordada antes.
 
Você, produtor, técnico, estudante, consultor e pesquisador que querem fazer parte do futuro do leite brasileiro, estão convocados para o MilkPoint Feras da Sustentabilidade. Clique aqui para garantir o seu lugar. É grátis, único e imperdível!  Vem ser um Fera você também! (Milkpoint)
 

Cooperativa recebe premiação pela atuação internacional no segmento de alimentos

Pela sexta vez a Languiru figura entre as organizações gaúchas com atuação destacada no mercado internacional. A Cooperativa integra o seleto grupo do segmento de alimentos no 50º Prêmio Exportação RS. A entrega da premiação ocorreu em evento no dia 11 de agosto, em Porto Alegre.

Considerada a maior distinção do segmento no Sul do país, o Prêmio Exportação RS valoriza empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos no cenário internacional. Em 50 edições, já são mais de 700 organizações homenageadas. Este ano foi entregue o maior número de honrarias, com 67 premiados.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador: ADVB, Apex Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Fecomércio, Federasul, Fiergs, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Hub Transforma RS e UFRGS. 
 
Languiru pelo mundo 
“Este é o ‘Oscar’ da exportação gaúcha, e a Languiru integra seleto grupo de organizações premiadas, reflexo do nosso trabalho de planejamento e produtos de qualidade, que nos possibilitam posicionamento diferenciado no mercado nacional e internacional. Nossa diversidade de negócios e produtos representa a força do agronegócio e do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul”, valoriza o presidente Dirceu Bayer.
 
“O trabalho árduo desde o início da cadeia produtiva, nas propriedades rurais das famílias de associados, passando pelos rigorosos controles de qualidade e segurança na industrialização, permitem que a Languiru vá tão longe”, acrescenta o vice-presidente Cesar Wilsmann.
 
Os produtos Languiru são comercializados no Brasil e em mais de 40 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. As carnes de aves e de suínos formam a base das exportações. Na linha de aves, destaque para o peito de frango desossado, dorso, asa inteira e coxa americana, além do pé, que é considerado uma iguaria em alguns mercados, especialmente o asiático. Na linha de suínos, a Languiru leva para outros países o pernil, paleta e sobrepaleta sem ossos, carré, barriga e miúdos como língua, focinho, máscara, rabo, pé dianteiro e traseiro, também iguarias para os asiáticos. O volume de negócios no mercado externo representou R$ 106,8 milhões em 2021. A Languiru tem se posicionado no mercado exportador com um mix cada vez mais qualificado e de valor agregado. (Leandro Augusto Hamester/Assessoria de Imprensa Languiru)


Jogo Rápido 

Em linha com atacado, Conseleites indicam alta nos preços
Em julho/22, o preço do leite ao produtor registrou forte elevação na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de julho, os Conseleites indicaram alta, acompanhando a elevação dos preços no mercado atacadista e no Spot. Essa alta vai proporcionar recuperação das margens do produtor de leite e pode estimular uma maior oferta de leite no futuro. (Fonte:  CILeite/Embrapa)


 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *