Pular para o conteúdo

02/07/2021

Newsletter Sindilat_RS

 

Porto Alegre,  02 de julho de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.448


Parlamentares visitam cooperativa gaúcha em busca de soluções para competitividade do setor lácteo brasileiro

Deputados da Subcomissão do Leite da Câmara Federal, membros da Comissão de Agricultura, deputado estadual e entidades estiveram no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (02/7), buscando conhecer mais de perto o modelo de produção gaúcho a fim de levantar alternativas para os entraves do setor lácteo brasileiro. Na passagem pelo estado, os parlamentares visitaram a sede da CCGL, em Cruz Alta (RS), onde estiveram na unidade fabril. Segundo o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que participou da visita, “leite não suporta o coitadismo, a piedade”. Para ele, a produção de leite depende de pesquisa, sanidade, alimentação de boa qualidade, entre outras ações. 

O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) entregou aos parlamentares na ocasião relatório com dados compilados do setor lácteo gaúcho e de sua atuação. O documento contém informações sobre a produção do estado, ações de fomento, atuação do Conseleite, além de material sobre a retomada do Fundoleite. “Os deputados se mostraram interessados com o andamento do Fundoleite, pois é uma proposta que se assemelha ao projeto Mais Leite Saudável. A expectativa deles é para saber como o Fundoleite irá funcionar para levar ele a outros estados”, destacou o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, ressaltando que espera que o Fundoleite seja um modelo para o país. 

Durante a visita pela CCGL, os deputados também tiveram a oportunidade de conversar com produtores e conhecer mais sobre a assistência técnica disponibilizada pela cooperativa. “O testemunho dos produtores impactou de maneira positiva os deputados”, afirmou Palharini. Os parlamentares ainda estiveram na indústria e no tambo da cooperativa, onde puderam ver a tecnologia do uso do robô na ordenha através de vacas em sistema sem confinamento a base de pasto utilizadas pela CCGL na produção.

Além do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), participaram da visita técnica a presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), os deputados federais Benes Leocádio (Republicanos – RN) e Domingos Sávio (PSDB-MG), o deputado estadual Clair Kuhn (MDB), e produtores e técnicos da Embrapa. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

Embrapa faz live para lançamento do Anuário Leite 2021

Anuário Leite - A Embrapa lança na próxima segunda-feira (05 de julho) às 18h, o Anuário Leite 2021. O lançamento será realizado durante live, transmitida no canal da Embrapa no Youtube e terá como debatedores Marcelo Carvalho (Ceo Agripoint), Geraldo Borges (Presidente da Abraleite) Paulo Martins (Embrapa Gado de Leite), Bruno Carvalho (Embrapa Gado de Leite) e será mediada pelos jornalistas Altair Albuquerque (Diretor Texto comunicação) e Nelson Rentero (Editor do Anuário).

A publicação é dividida em sete grandes temas, com reportagens e artigos assinados por pesquisadores da instituição: Análise Brasil; Insumos; Produtos lácteos; Biosseguridade; Mercado global; Volumoso; Pesquisa e Inovação. Há ainda duas entrevistas (Glauco Carvalho e Geraldo Borges) e matérias sobre os resultados de um ano do compost barn da Embrapa Gado de Leite e as oportunidades para as empresas lácteas na era do desenvolvimento sustentável. A pandemia e os reflexos na cadeia produtiva estão presentes no Anuário, relatando como estão sendo realizados os cursos, treinamentos e eventos realizados pela instituição.

As reflexões sobre a pandemia estão presentes em boa parte da publicação. Entre elas, estão os novos protocolos de biosseguridade na pesquisa. “A adoção de protocolos de biosseguridade ganhou urgência em tempos de pandemia e deve marcar o modo de fazer pesquisas no campo”, afirmou Pedro Arcuri, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite. Segundo ele, a instituição deve trabalhar em parceria com a iniciativa privada para fazer frente às novas demandas surgidas.

No setor produtivo e no consumo, os efeitos da pandemia também foram impactantes e, segundo Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, está na hora da cadeia produtiva partir para um modelo sustentável, envolvendo ações voltadas para a rastreabilidade, bem-estar animal, leite de baixo carbono e reciclagem. “O consumidor busca essas informações e a indústria pode utilizá-las como fonte de valor”, diz o pesquisador. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, ratifica, afirmando que o consumidor valoriza cada vez mais as características intangíveis nos lácteos: “O consumidor quer saber quem produz, como é produzido e quais os impactos para o meio ambiente.”

Fechando a edição, há um artigo destacando o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alysson Paolinelli e as razões para que ele seja indicando ao Prêmio Nobel da Paz. Paolinelli é apontado como o principal responsável pelos avanços na agricultura brasileira nas últimas décadas, transformando o Cerrado em região produtiva, criando a Embrapa e fortalecendo a pesquisa agropecuária. (EMATER/RS)





Dia C: Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Neste sábado, dia 03 de julho, ocorrem as comemorações nacionais do Dia de Cooperar (Dia C). Em todo país, milhares de cooperativas estarão realizando ações em favor da sociedade. Para marcar a data, evidenciando a sua natureza solidária com as comunidades, a Cooperativa Languiru aproveita o momento para lançar, oficialmente, a segunda edição do programa “Na Cozinha com a Languiru – Centros da Juventude”. A iniciativa busca propiciar novas oportunidades para adolescentes e jovens de comunidades em área de vulnerabilidade social de Porto Alegre como, por exemplo, a Lomba do Pinheiro e a Vila Cruzeiro.

Oficinas de culinária ensinam dicas, conceitos e receitas que os participantes podem reproduzir para a família ou vislumbrar numa carreira na gastronomia. Os participantes recebem todo o material da Cooperativa, inclusive os insumos e produtos Languiru para aprender a preparar diferentes receitas. As oficinas são acompanhadas pela chef Christiana Garcia, da escola de gastronomia Casa de Chá.

A nova edição inicia no dia 12 de julho e se estende até o dia 17 de novembro. Serão realizadas 14 oficinas, que ainda contam com o suporte de equipe da Languiru O projeto é incentivado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Além desse projeto, ao longo do ano ocorreram outras iniciativas inscritas no site nacional do Dia C. No mês de junho, a Cooperativa promoveu campanha interna de arrecadação de alimentos não-perecíveis nas unidades administrativas, comerciais, de varejo e granjas. Foram convidadas a participar da campanha todas unidades da Languiru localizadas em 13 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Todos os donativos angariados serão destinados para Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Entre outras ações, a Languiru também deu continuidade ao Programa de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos Tríplice Lavadas e à doação de tampas plásticas da Indústria de Laticínios à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Teutônia. (Languiru)

Jogo Rápido  

Frio sem chuva é a previsão para os próximos dias no Estado
Os próximos sete dias permanecerão secos e frios no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 26/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater/RS e o Irga. Na quinta (1º) e sexta-feira (2), a presença do ar seco e frio manterá as temperaturas baixas, com formação de geadas em diversas regiões. No sábado (3) e domingo (4), o tempo seguirá firme, com formação de nevoeiros ao amanhecer e elevação das temperaturas durante o dia. Frio sem chuva é a previsão para os próximos dias no Estado. Entre a segunda (5) e quarta-feira (7), a presença do ar seco favorecerá a ocorrência de grande amplitude térmica, com temperaturas mais baixas e nevoeiros ao amanhecer, e valores próximos de 25°C na maioria das regiões durante o período diurno. e pastagens. O documento completo pode ser consultado clicando aqui. (SEAPDR)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *