Porto Alegre, 23 de abril de 2021 Ano 15 - N° 3.450
Acordo do Fundoleite deve alavancar o setor lácteo gaúcho Depois de anos de negociação, o setor de laticínios e o governo do Estado do Rio Grande do Sul finalmente chegaram a um consenso sobre a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Fundoleite), criado em 2013 para fomentar a produção e a divulgação dos produtos lácteos produzidos no Estado. O acerto foi sacramentado na tarde desta quinta-feira (22/04) em reunião virtual que contou com o governador Eduardo Leite, a secretária de Agricultura, Silvana Covatti, o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, o presidente da AL e deputado estadual, Gabriel Souza, e o deputado federal Covatti Filho. O acerto deve representar a liberação do saldo acumulado nos últimos oito anos. Além disso, abre uma frente para novos investimentos a partir de agora, tendo em vista que a contribuição do Fundoleite para a bovinocultura de leite é de R$ 0,00131 por litro de leite industrializado no Estado. “Esse entendimento é fruto da disposição de todas as partes envolvidas em cooperar para a melhoria da produtividade do leite gaúcho. É um novo marco para o setor lácteo”, declarou o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, logo após a reunião. O acerto determina que 70% dos recursos sejam encaminhados à assistência técnica dos produtores de leite, 20% para projetos de desenvolvimento e apoio à cadeia produtiva do leite e 10% a custeio administrativo. Para Portella, o acordo representa uma vitória para todo o RS, que terá implementado, agora, um fundo efetivo de apoio a um setor que gera renda a mais de 170 mil famílias em 491 dos 497 municípios gaúchos. “Esse valor será totalmente utilizado em projetos voltados para o aumento da produtividade e da qualidade do leite do Rio Grande do Sul por meio de assistência técnica aos produtores rurais. Sem dúvida nenhuma, amplificará nossa competitividade e potencial frente a novos mercados”. O assunto Fundoleite foi alvo de controvérsias. Algumas indústrias recolheram o valor ao longo dos últimos anos, saldo que se encontra nas contas do Tesouro do Estado. Outras optaram por ingressar com ações judiciais, que seguem tramitando até agora. Com o acordo firmado, os valores que vinham sendo depositados em juízo pelas empresas serão desbloqueados e as ações extintas. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)
Previsão é de temperaturas baixas e pouca chuva nos próximos dias Os próximos sete dias terão temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 16/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e o Irga. Entre a quinta (22) e sexta-feira (23), o tempo seco e quente vai predominar na maioria das regiões, porém o deslocamento de uma área de baixa pressão no Norte da Argentina e Paraguai favorecerá a ocorrência de pancadas isoladas de chuva nas Missões e Fronteira Oeste. No sábado (24) e domingo (25), a propagação de uma frente fria vai provocar chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados. Na segunda-feira (26), o ingresso de ar seco e frio manterá o tempo firme na maior parte do Estado, com declínio das temperaturas. Somente no Norte e Nordeste ainda poderão ocorrer chuvas fracas e isoladas. Na terça (27) e quarta-feira (28), a presença do ar frio manterá o tempo seco e temperaturas baixas em todo o Estado, com valores de mínima inferiores a 5°C em diversas localidades e possibilidade de geadas isoladas na Campanha, Planalto e na Serra do Nordeste. Os totais previstos deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das localidades do Rio Grande do Sul. Somente no setor Noroeste os totais oscilarão entre 20 e 35 mm. O boletim também avalia as condições atuais das culturas de soja, milho, safras de inverno e arroz. O documento completo pode ser consultado clicando aqui. (SEAPDR)
Como melhorar a rentabilidade em um mercado incerto? Vem aí o Fórum MilkPoint Mercado! Quando a pandemia estourou em 2020, trouxe um mundo de incertezas. No fim, as circunstâncias - principalmente o auxílio emergencial e o confinamento - favoreceram o mercado de lácteos. 2021, por outro lado, começou trazendo um desafio gigantesco para os produtores e para as indústrias! As margens – tanto nas fazendas quanto nas fábricas – estão bastante apertadas: de um lado pelos preços elevados do milho e da soja e, do outro, devido à pressão pela queda dos preços por parte dos consumidores e dos varejistas. Além disso, o consumo de lácteos segue recuando. Com isso, a pergunta que fica é: existe um segredo para melhorar a rentabilidade neste mercado cada vez mais incerto? A resposta é sim! O segredo é CONHECIMENTO. E é isso que nós queremos transmitir para você no Fórum MilkPoint Mercado! Realizado pela maior empresa de consultoria e análise de mercado do leite no Brasil, o evento chega a sua décima edição consolidado como o melhor no que se refere a tendências e cenários para o setor. Novamente realizado online, o Fórum contará com duas tardes de discussão transmitidas numa super plataforma, que permite interação entre palestrantes e participantes. A programação abordará as principais variáveis que interferem no mercado lácteo nacional, além de discutir o futuro da cadeia, tanto no âmbito das fazendas, com os diferentes sistemas de produção, suas vantagens e desvantagens, quanto na indústria, abordando estratégias para melhoria de margens. Neste evento você poderá beber diretamente da fonte de quem mais entende sobre o assunto, o que te auxiliará a tomar as melhores decisões no seu negócio, seja ele da porteira para dentro ou para fora. Conheça o site e programação e inscreva-se! Conhecimento é o melhor segredo diante de circunstâncias desafiadoras. (Milkpoint)
Jogo Rápido
Coração do Leite: histórias de superação para se emocionar! Toda atividade tem seus problemas e desafios, e na produção de leite não é diferente. Que produtor nunca teve um imprevisto, uma situação que aconteceu sem nenhum aviso e a única saída foi resolver o problema, mesmo achando que não tinha solução? Embora as dificuldades pareçam insuperáveis, a força de vontade e a determinação sempre transformam os problemas em superação, e as histórias acabam ganhando um final feliz. Os desafios se tornam apenas lembranças do passado e as cicatrizes se tornam histórias de resiliência e amadurecimento dos produtores. O e-book do Especial Coração do Leite conta com histórias emocionantes de superação, recomeços e amor pela atividade leiteira. Acesse o link, faça o download grátis e se emocione com esses momentos especiais. (Milkpoint)