Porto Alegre, 06 de fevereiro de 2020 Ano 14 - N° 3.159
Chineses prospectam aquisição de leite em pó gaúcho
Os chineses abriram negociação para novos embarques de leite em pó do Rio Grande do Sul. Reunidos com indústrias gaúchas na terça-feira (4/2), na Fiergs, a comitiva internacional manifestou o desejo de aquisição do produto para exportação à China. De acordo com a CEO da importadora e exportadora chinesa Luwaly, Elysa Luo, a empresa tem planos para iniciar a operação em breve. Segundo Luo, a principal demanda e interesse é pela fórmula infantil. "A CCGL é uma das empresas que está desenvolvendo o produto que buscamos", pontuou. O próximo passo, adianta Luo, é visitar as bases dos laticínios do interior, que deve ocorrer ainda em fevereiro ao lado do presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Alexandre Guerra, e o presidente da Luwaly, José Wang. A expectativa é que os embarques ocorram em larga escala, diariamente.
"Esperamos um grande negócio." A dirigente também destacou a relevância que as indústrias do Rio Grande do Sul possuem na lista das 24 credenciadas a exportar para a China, divulgada em julho de 2019 pelo Ministério da Agricultura (Mapa). "Temos um carinho especial pelo estado", afirmou.
O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, esteve presente na reunião e pontuou a importância que a operação simboliza para o RS. Segundo Palharini, as principais opções de negócio, que são a venda de leite em pó direto ao consumidor fracionado ou a venda de sacos de 25 quilos, são viáveis. Ele também destacou o interesse que os chineses apresentaram no leite em pó sem lactose e na possibilidade de abrir mercados para o composto lácteo. "Essa abertura é uma das prerrogativas do nosso trabalho. Com a exportação para a China, podemos mostrar ao mundo a qualidade do produto gaúcho, alavancar vendas e, consequentemente, torná-lo mais competitivo", explicou. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.
Consulta Pública sobre a IN que estabelece requisitos mínimos de qualidade para o soro de leite
Consulta Pública - Foi publicado, nesta quinta-feira (06), no Diário Oficial da União a PORTARIA Nº 26, DE 29 DE JANEIRO DE 2020 que submete à Consulta Pública, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a proposta de Instrução Normativa que estabelece o Regulamento Técnico sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade que deve atender o soro de leite e o soro de leite ácido, nas formas líquida, concentrada e em pó.
O objetivo da presente Consulta Pública é permitir a ampla divulgação da proposta de Instrução Normativa, para receber sugestões ou comentários de órgãos, entidades ou pessoas interessadas. (Terra Viva)
Acesse aqui a Proposta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Soro de Leite.
Acesse aqui a PORTARIA Nº 26, DE 29 DE JANEIRO DE 2020.
As vendas de produtos de consumo massivo no Brasil crescem sete vezes mais rápido no e-commerce do que em outros canais. Pesquisa global da Kantar mostram que entre julho de 2018 e junho de 2019 as vendas online dos chamados FMCG (Fast-Moving Consumer Goods) avançaram 30,9%, enquanto no mercado total esses mesmos produtos cresceram apenas 5,6%.
Segundo análise da empresa especializada em dados, insights e consultoria, os números mostram que o comportamento do brasileiro está mudando gradativamente. A Kantar lembra que o Brasil é o quinto país com maior crescimento nas vendas, apesar de ser onde as compras dessas categorias via e-commerce ainda têm a menor participação de mercado (0,1%).
“Esperamos que até 2025 as compras de supermercado online dobrem, o que significa que 10% das vendas globais de bens de consumo serão feitas em comércio eletrônico. No Brasil, esta estimativa é de 3%”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar. (MilkPoint)