Porto Alegre, 23 de outubro de 2019 Ano 13 - N° 3.093
Cade aprova compra da linha de UHT da Nestlé pelo Laticínios Bela Vista
A compra da linha de UHT, pelo Laticínios Bela Vista (dona da marca Piracanjuba), do capital social da Nestlé foi aprovada nesta terça-feira (22/10) pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em agosto, a Nestlé Brasil e o Laticínios Bela Vista, anunciaram um acordo que firma parceria entre as duas empresas para a produção e distribuição de leite UHT no país. Por meio desse acordo, a Nestlé licenciou as suas marcas Ninho e Molico, exclusivamente para o segmento de leite líquido no Brasil, para o Laticínios Bela Vista, por um período de dez anos. O objetivo da parceria é que os donos da marca Piracanjuba acelerem a expansão do segmento UHT no país a partir de sua reconhecida expertise no mercado de leites e posicionem as duas marcas icônicas da Nestlé como líderes também nessa categoria.
A análise do Cade se concentrou no segmento de leite dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, mas a aquisição não levou a um domínio superior a 30% desses mercados. “A operação é incapaz de suscitar problemas concorrenciais, podendo ser aprovada sem restrições”, ressaltou o órgão antitruste.
Com base nesse parecer, o negócio não precisará ser enviado para julgamento no tribunal do Cade. A transação já obteve aval e poderá ser concluída. Segundo a Nestlé, “a operação pretendida está em linha com sua estratégia global de revisão de seu portfólio de produtos, dentro de seu atual plano estratégico”.
“Conclui-se que a presente operação não suscita preocupações concorrenciais”, enfatizou a superintendência do Cade.
Pelo acordo entre as empresas, o Laticínios Bela Vista assumirá as unidades da Nestlé que hoje produzem os leites UHT, aproveitando, assim, as linhas já instaladas e, principalmente, absorvendo os funcionários dessas localidades: Três Rios (RJ) e Araraquara (SP) e parte da fábrica de Carazinho (RS). Dessa forma, os colaboradores da Nestlé que atuam nesses núcleos serão transferidos para a nova empresa e contribuirão para as estratégias de crescimento e aceleração dos negócios no setor. (Valor Econômico)
Leite Seleção é a novidade da Cooperativa Santa Clara
Certa da importância de apresentar novidades e produtos de excelência aos seus consumidores, a Cooperativa Santa Clara lança o Leite Seleção. O produto, que chega aos supermercados neste mês na região Sul do país, diferencia-se dos demais pela redução do tempo entre a coleta e a venda do leite, intensificando e reforçando a proposta de bebida fresca.
Proveniente de oito famílias selecionadas e devidamente certificadas de Carlos Barbosa, cujos tambos estão localizados a no máximo 12 quilômetros de distância da indústria, o Leite Seleção substitui o anteriormente chamado Leite B. O produto, disponibilizado na versão tradicional Integral, em garrafa ou saquinho de 1 litro, mantém as mesmas características já conhecidas pelo consumidor, conservando seu sabor e cremosidade devido ao teor de 3,5% de gordura.
As embalagens também ganham destaque, agora com roupagens mais modernas, confeccionadas de materiais recicláveis. Transparentes, também permitem a melhor visualização da bebida pelos consumidores. Outro detalhe é a ausência do selo de vedação na garrafa, que foi substituído pelo moderno sistema de tampa batoque, mantendo a segurança e a qualidade do produto.
Além disso, o Leite Seleção também ganha a versão semidesnatada, que tem redução de até 71% no teor de gorduras totais, sendo ideal para quem busca por alimentos com menor índice calórico. A bebida, que traz o frescor e a leveza necessários para muitas receitas, chega às gôndolas em forma de garrafa de 1 litro.
O conhecido Leite C também passa a se chamar Leite Fresco, sendo vendido na versões Integral e Light Form, em saquinhos e garrafas, ambos de 1 litro. (Cooperativa Santa Clara)