Porto Alegre, 29 de julho de 2019 Ano 13 - N° 3.032
Afinal, queijo engorda?
Chefe do Departamento de Tecnologia e Ciências dos Alimentos da UFSM dá dicas de como manter uma dieta saudável com a inclusão de produtos lácteos
Responde: Neila Richards, chefe do Departamento de Tecnologia e Ciências dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Nenhum alimento individualmente engorda ou emagrece, depende de como ele é inserido na dieta alimentar. Até porque a gordura é necessária, além de conter ácidos graxos essenciais, faz o transporte das vitaminas A, D, E e K.
As gorduras presentes nos queijos são as naturais do leite, formadas por ácidos graxos com efeitos benéficos sobre a saúde. Os fatores que levam à obesidade são complexos, mas o excesso de energia consumida durante um longo período pode levar ao ganho de peso, ou seja, certos hábitos alimentares estão associados a um maior risco de obesidade por seu alto teor de energia.
Uma dieta saudável inclui alguns produtos lácteos, sendo que o consumo em quantidades moderadas de queijo não aumenta risco de obesidade. A gordura do leite tem ácido graxo oleico (18 carbonos e 1 dupla ligação), que é um protetor contra a aterogênese (depósito de gordura nas artérias).
Pessoas que consomem no mínimo três porções diárias de produtos lácteos (incluindo leite integral) tendem a ter melhor saúde cardiovascular, além da redução da gordura abdominal. Os franceses têm o hábito de comer queijo em todas as refeições e sofrem menos problemas de sobrepeso. O queijo ajuda a acelerar o metabolismo e a reduzir o risco de obesidade.
O fato de o queijo ser mais amarelo não significa que tenha mais gordura. Na fabricação de alguns queijos (por exemplo, prato e chedar), o corante urucum é adicionado. Além disso, alguns têm sua massa semicozida ou cozida, portanto, recebem calor durante a elaboração, intensificando a coloração amarela.
Alguns queijos brancos, como muçarela de búfala, mascarpone, cream cheese e gorgonzola têm muito mais gordura do que os de tipo prato e o colonial.
Em quantidades equilibradas, nenhum alimento faz mal ao organismo. (Zero Hora)
Assim, na Índia e no Paquistão, dois grandes produtores de leite, serão responsáveis por mais da metade do crescimento da produção mundial nos próximo dez anos e por mais de 30% da produção mundial em 2028. A produção da União Europeia, segundo produtor mundial, deverá crescer mais lentamente do que a média mundial, porque ela é pouco exportadora e a demanda interna terá aumento muito pequeno.
O comércio mundial de leite ocorrerá, principalmente, com produtos industrializados. A China tem um pequeno consumo por habitante, mas, é o maior importador mundial de produtos lácteos, especialmente de leite em pó integral. O Japão, a Rússia, o México, o Oriente Médio, e o Norte da África serão os outros grandes importadores líquidos de produtos lácteos. Os acordos comerciais internacionais (PTPGP, AECG e o acordo preferencial entre o Japão e a União Europeia) dispõem de capítulos específicos para os produtos lácteos (como os contingenciamentos tarifários) que favorecem as transações comerciais.
Desde 2015, o preço da manteiga ultrapassa substancialmente o do leite em pó desnatado. Essa evolução reflete a demanda internacional, mais forte para as matérias gordas do leite do que pelos outros constituintes sólidos do leite, e isto constituirá uma característica estrutural do setor nos próximos dez anos.
A participação da indústria sobre o valor final do leite, a rigor, passou de 26,5% em janeiro deste ano, para 23,3% em junho passado. No caso do comércio, sua participação caiu de 25,3% para 24,5%, quase nada.
Voltado para um público apaixonado por esportes, a linha X-Protein da Piá está com um desempenho 15% acima do que havia sido projetado em seu lançamento, ocorrido em agosto de 2018.
Comercializado nos sabores de morango, açaí com guaraná e banana, os iogurtes X-Protein são produzidos sem gordura, sem lactose e sem açúcar. "O sucesso da linha X-Protein é resultado do investimento em pesquisa e desenvolvimento, que trouxe um produto de qualidade superior e das ações de vendas realizadas no Litoral durante o verão e junto aos principais clientes do RS", destaca o gerente de marketing da Cooperativa, Tiago Haugg.
A Piá também buscou novas ações para tornar a linha X-Protein conhecida, como degustação nas melhores academias e junto aos principais influenciadores digitais da Região Sul do país. (Zero Hora - Insider2 Comunicação)