Porto Alegre, 25 de abril de 2019 Ano 13 - N° 2.966
Conseleite/SC
A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 25 de Abril de 2019 na cidade de Chapecó, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Março de 2019 e a projeção dos preços de referência para o mês de Abril de 2019. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.
Períodos de apuração
Mês de Fevereiro/2019: De 04/02/2018 a 03/03/2019
Mês de Março/2019: De 04/03/2019 a 31/03/2019
Decêndio de Abril/2019: De 01/04/2019 a 21/04/2019
O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (FAESC)
Embrapa – Festa com mais tecnologias
A Embrapa comemorou 46 anos ontem lançando novas tecnologias e publicações e firmando convênios para ampliar pesquisas com diversas entidades e empresas. A cerimônia reuniu cerca de 400 pessoas, entre as quais embaixadores e representantes de diversas áreas governamentais, em Brasília.
Entre as novidades apresentadas estão uma cultivar de alface mais precoce e resistente ao calor; uma cultivar de porta-enxerto para goiabeira; portfólio de bioinseticidas para o controle da lagarta do cartucho, principal praga do milho; Nematec – agente de controle biológico para a vespa da madeira, principal praga de plantios de pinus no Brasil; tecnologia para produção industrial de presuntos crus e copas defumadas de ovinos; e aplicativo APP Leite para inclusão tecnológica da atividade pecuária leiteira. Em pouco mais de quatro décadas e meia, a Embrapa contribuiu para que o Brasil aumentasse em cinco vezes a produção de grãos, em três vezes a de café, em 240% a de trigo e milho e em 315% a de arroz.
“A Embrapa está preparada para iniciar um novo círculo virtuoso para continuar garantindo ciência, tecnologia e inovação para um futuro ainda mais promissor do agronegócio brasileiro”, destacou o presidente da empresa, Sebastião Barbosa. (Correio do Povo)
Kantar: promoções são relevantes para o crescimento incremental das marcas
As promoções têm grande importância no crescimento global das empresas e marcas de bens de consumo. Um estudo da multinacional de painéis de consumo Kantar em seis mercados – Brasil, México, China Continental, França, Espanha e Reino Unido - aponta que um em cada cinco dólares gastos foram em produtos promocionados.
Dentre os países analisados, o Brasil foi o que registrou o maior crescimento na importância das promoções, saltando de 10,7% em 2016 para 16,1% em 2018. Este movimento foi impulsionado principalmente pela desaceleração econômica, que gerou um consumidor mais consciente de suas escolhas. Com isso, o atacarejo se consolidou nos últimos anos como principal destaque - em 2018, 1 em cada 2 lares brasileiros comprou no canal.
O e-commerce também apresentou performance positiva globalmente, crescendo 15% em 2018. Porém este rápido movimento criou um mercado altamente competitivo em termos de promoções, que agora representam mais de um terço (36,1%) do valor total gasto no comércio eletrônico.
Para Manuela Bastian, Diretora de Expert Solutions da Kantar, a principal mudança na última década foi o aumento do uso da tecnologia em promoções, como, por exemplo, os programas de fidelidade personalizados. “Os compradores brasileiros tendem a procurar promoções. Quando encontram ofertas relevantes, acabam consumindo mais no canal e tornam-se mais leais, inclusive aumentando seus gastos”, completa a executiva.
Globalmente os setores mais promocionados são saúde e beleza e cuidados com o lar, e, especificamente no Brasil, o setor de laticínios é tão importante quanto saúde e beleza para promoções.
Vale ressaltar que o sucesso das promoções só é efetivo quando conseguem incentivar compras adicionais, as que não aconteceriam sem a ação promocional. Esse "crescimento incremental” é portanto a medida mais eficaz para analisar o desempenho de uma promoção. “Muitas promoções acabam canibalizando ou antecipando compras que já aconteceriam de qualquer forma. A promoção eficiente é aquela que consegue gerar um volume incremental, seja via maior volume por visita ou via uma nova ocasião de compra”, finaliza Manuela. (As informações são da Kantar)
O preço médio do leite UHT subiu pela terceira semana consecutiva no atacado do estado de São Paulo. Entre 14 e 20 de abril, o derivado teve média de R$ 2,5486/litro, 2,54% superior à da semana anterior. Para o queijo muçarela, a valorização foi menor, de 0,33% na mesma comparação, fechando o período de 14 a 20 com preço médio de R$ 17,8796/kg. Conforme colaboradores do Cepea, apesar da menor liquidez por conta do feriado na sexta-feira, 19, os valores foram sustentados pelo aumento das cotações do leite no campo. (Cepea)