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05/09/2018

 

Porto Alegre, 05 de setembro de 2018                                              Ano 12 - N° 2.815

Sindilat debate sobre a atividade leiteira durante a 9ª Feaagri

A Feaagri Missões 2018 - Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar das Missões - será aberta nesta quinta-feira (6), às 9h30min, em Santo Ângelo, com um amplo debate sobre a atividade leiteira da região. O Seminário sobre o Leite vai reunir profissionais técnicos do setor no relato de suas experiências e produtores que darão seus depoimentos sobre manejo e técnicas adotadas nas propriedades que vêm resultando em números positivos na produção de leite.

O evento será realizado no Centro de Eventos Iglenho Araújo Burtet e terá como palestrantes o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat), Darlan Palharini, e do assistente técnico da Emater-RS Jaime Eduardo Ries. Palharini falará sobre o mercado para o leite e seus derivados num contexto estadual e nacional, além de focar em projeções de produção e consumo do setor. Já Ries abordará o cenário atual e perspectivas para a atividade leiteira. Em seguida, ocorrerá a apresentação dos dados de gestão de uma propriedade da região. "Após o depoimento do produtor, será realizado o que considero o ponto alto do evento, que são os debates e troca de experiências no sentido de discutir o cenário para o segmento e para levantar propostas visando qualificar ainda mais o trabalho de quem está no campo", afirma Álvaro Rodrigues, vice-presidente da feira e chefe do escritório municipal da Emater-RS. Segundo o engenheiro agrônomo, o objetivo do seminário é levar cada vez mais conhecimento ao produtor rural.

O seminário tem inscrição gratuita e pode ser feita pelo telefone (55) 3312 1414.

A Feaagri Missões é promovida pela Associação dos Produtores da Agroindústria Familiar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com apoio da Prefeitura de Santo Ângelo. Além de contemplar demandas do setor leiteiro já na sua abertura, o evento que acontece no Parque da Fenamilho será palco de exposições da agroindústria e agricultura familiar e dos setores de comércio, indústria e serviços. Muita música, shows culturais e gastronomia completam a programação da Feaagri que se estende até o dia 9 de setembro. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas prestigiem a exposição. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

 

Novos produtos lácteos em agosto

Lançamentos - Resumo mensal do que surgiu de novo nas gôndolas de laticínios no mundo. - Anchor Protein+leite aromatizado chegou às prateleiras da Nova Zelândia, sendo a primeira vez que os kiwis puderam comprar um produto desse tipo em lojas locais. A nova bebida tem 20 gramas de proteína por porção e diferentemente da maioria das bebidas lácteas saborizadas não tem adição de açúcar. Darren Moffat, gerente geral de bebidas prontas da Fonterra, disse que os técnicos da cooperativa passaram dois anos desenvolvendo o produto. "Anchor Protein+ leite aromatizado é a escolhe perfeita para pessoas que querem mais proteína, prontas para beber", disse Moffat.

"As pessoas procuram por opções de lanches nutritivos e existe maior consciência da importância da proteína. O resultado é o aumento, nos últimos anos, da demanda por lanches opcionais que tenham maiores níveis de proteína". Este é o terceiro de uma série de bebidas lançadas pela Fonterra, recentemente, com foco na redução de açúcar, uma vez que os novos leites aromatizados Primo e Mamute têm 40% menos açúcar. O Anchor Protein+ leite aromatizado vem em três sabores: baunilha, chocolate e frutas mistas, todos eles feitos com leite, sem corantes artificiais, e preservando os sabores.

Simple Sides da Siggi
Inspirado na marca islandesa Siggi de iogurte, que é consumido diariamente pelos norte-americanos. Essa estatística foi utilizada como motivação para o novo Simple Sides da Siggi, uma linha de iogurtes de leite integral sem adição de açúcar e coberturas crocantes. Siggi Hilmarsson, fundador da Siggi disse: "Nossa missão é sempre oferecer iogurtes com menor adição de açúcar, com uma lista de ingredientes simples e muito sabor. Este novo lançamento segue essa mesa filosofia". Os sabores lançados dão de baunilha com coco seco e pedaços de cacau, iogurte de mel com pedaços de figos e nozes, iogurte de baunilha com amêndoas e cerejas secas, e o iogurte natural com muesli e groselha. Cada porção de 5,3 oz, [aproximadamente 160 ml], contém 15 gramas de proteína e 11 gramas de açúcar.

Chobani Savor
A Chobani está capitalizando o movimento de conscientização de bem-estar e saúde com seus últios iogurtes nos Estados Unidos. O Chobani Savor é uma embalagem flexível, reciclável, com iogurte Grego destinado a ser usado como condimento ou alternativa ao creme de leite azedo. O iogurte grego como alternativa ao condimento ganhou popularidade como saudável recentemente. É usado para finalizar batatas assadas, tacos e sopas, além de molhos e marinadas. Pode ser encontrado em embalagens de 14 oz. [aproximadamente 400 ml], com 75% menos gordura, e 50% menos calorias, e duas vezes mais proteína que o creme de leite azedo.

Stonyfield Organic Snack Packs
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A Stonyfield Organic, com sede nos Estados Unidos, é líder na produção de snacks orgânicos. Este mês lançou os Snack Packs, lanches saudáveis para quem está em movimento. Chegaram ao mercado junto com a volta às aulas. A Stonyfield diz que 46% dos pais millennials consideram a nutrição um fator preponderante ao decidir sobre o lance de seus filhos. Natalie Levine, Dirteora da Marca Stonyfield, disse "O formato de concha faz com que possa ser consumido em movimento com muito mais sabor, e um recurso bastante importante para pais e filhos ocupados. Também é muito conveniente - seja colocando em uma lancheira, na mochila de esporte ou para um lanche depois da aula".   Cada pacote de Snack tem um iogurte orgânico aromatizado, com uma concha.

Sobremesas geladas sem leite Arctic Zero
Sorvetes de baixa caloria da companhia Arctic Zero foram lançados através da coleção 'Não-Lácteos' para completar sua linha de produtos saudáveis. O Sorvete Arctic Zero Light original não tem lactose e é a base de proteína de soro de leite. E existem nove novos sabores 'Sem Leite', elaborados a partir de vegetais com uma fórmula atualizada. Amit Pandhi, Presidente da Arctic Zero, disse: "Nossos produtos a base de vegetais contêm os melhores ingredientes, incluindo proteína de feijão. Acreditamos que nosso fãs vão adorar a mudança. Pints Artic Zero não-lácteos têm um sabor mais forte, mais rico que surpreende, e uma textura especialmente cremosa". O sorvete tem de 160 a 320 calorias por litro e é adoçado com açúcar de cana orgânico e Monk Fruit.

Danone Light & Free
Na França, a Danone lançou Light & Free em cinco sabores: pêra, mirtilo, morango, pêssego e framboesa. Os quatro potes de iogurte light vendidos no varejo por £ 1,99, [R$ 9,61] são feitos com leite fresco 100% francês, com baixo teor de gordura e sem adoçantes. (DairyReporter - Tradução livre: www.terraviva.com.br)

 

Perspectivas do USDA sobre o mercado lácteo da Oceania - Relatório 35 de 30/08/2018

Leite/Oceania - As previsões anteriores sobre o aumento de 1% na produção de leite para a temporada atual em relação à passada pode não se realizar. As discussões agora giram em torno do quanto poderá ser a quebra de expectativas. A razão para a mudança é a seca que vem atingindo muitas bacias leiteiras do país, incluindo regiões norte e centro-oeste, como New South Wales e Darling Downs. Nas áreas menos afetadas a preocupação é com os preços dos grãos e feno. Até meados de setembro é o período crítico e que estabelecerá as expectativas para o restante da temporada. Com esse quadro pouco otimista, e as condições do setor lácteo australiano, causa perplexidade as recentes quedas de cotações das commodities lácteas na Oceania.

Neste início de temporada da Nova Zelândia, quando a produção ainda é baixa, muitos analistas projetam uma produção de leite acima de previsões anteriores. Em algumas regiões as parições ficaram atrasadas em relação às temporadas normais, e isso pode ajudar a aumentar a produção além das expectativas. Essas informações provocaram uma certa acomodação do mercado, e talvez tenham sido responsáveis pelas recentes quebras nas cotações dos lácteos. Algumas indústrias estão analisando os conflitos que podem gerar a redução das vendas à espera de preços maiores, e se arriscarem a não firmar contratos futuros. Ainda assim, os vendedores se acomodam finalizando contratos de venda com clientes tradicionais.
As autoridades da Nova Zelândia acreditam que identificaram a origem do surto de Mycoplasma bovis, anunciando que um produtor será processado pela propagação da doença. O agricultor nega ter sido a fonte. O surto resultou em um significativo descarte do rebanho. (Usda - Tradução Livre: www.terraviva.com.br)

 

PRODUTIVIDADE PARA VENCER A CRISE
Apesar da situação delicada pela qual vem passado o setor leiteiro nos últimos anos, o diretor geral da Lactalis do Brasil, André Salles, se mostra otimista quanto à recuperação. Salles destaca que 2018 está sendo melhor do 2017, tanto para a empresa quanto para o setor como um todo. O executivo salienta que, mesmo com a saída de muitos produtores da atividade, a Lactalis conseguiu manter estável o número de fornecedores. A empresa recebe matéria-prima de 8 mil produtores, 6 mil deles do RS. Para Salles, diante do atual contexto do mercado, será cada vez mais necessário investir no aumento da produtividade. (Zero Hora)

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