26/04/2018

Porto Alegre, 26 de abril de 2018                                              Ano 12 - N° 2.723

Setor Lácteo será tema de audiência pública em Anta Gorda (RS)

Para debater o atual momento e alternativas do setor leiteiro, representantes da cadeia produtiva participarão de audiência pública nesta sexta-feira (27/4) em Anta Gorda (RS). O debate, que integra a programação da 7ª Festileite, iniciará as 9h no Parque Municipal de Eventos. O secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Darlan Palharini, estará presente para contribuir com relato referente aos desafios da indústria, produtores e Governo da crescente necessidade de exportar achar canais para escoar a produção de leite.

Na terça-feira (24/4), durante reunião dos Associados, o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, convidou os associados a participarem das audiências públicas que estão sendo realizadas para debater o setor lácteo em todo o país.  (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Camex autoriza início de tratativas para abertura de contencioso na OMC

Os ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizaram por unanimidade o início das tratativas de abertura de contencioso junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) contestando barreiras impostas pela União Europeia à carne de frango brasileira. A proposta foi encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) depois que o bloco econômico decidiu embargar exportações alegando a presença de salmonella no produto.

“A comunidade europeia argumenta com uma questão sanitária, mas se os frigoríficos brasileiros pagarem uma tarifa de 1.024 euros por tonelada e mandarem tudo como carne in natura, o produto entra na UE sem problemas sanitários”, informou o ministro Blairo Maggi. “Então não é uma questão de saúde. E é isso que nós vamos reclamar na OMC”, explicou. Pagando a tarifa extra-cota, as exigências sanitárias quanto a salmonellas são reduzidas de 2600 tipos da bactéria para dois.

O ministro Blairo Maggi encontrou-se antes da reunião da Camex com os ministros de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, para esclarecer os problemas enfrentados com a UE.

Cota tarifária
A UE impõe critérios microbiológicos diferentes para detecção e controle de Salmonella para carnes de aves in natura sem sal e carnes de aves in natura com sal. O critério aplicado à carne de aves sem sal restringe-se à detecção de apenas dois tipos de bactéria (S. Enteritidis e S. Typhimurium). Nas carnes de aves salgada e temperada (cruas), o critério é de detecção de Salmonella spp (qualquer um dos mais de 2.500 tipos da bactéria).

Em função da semelhança existente entre os dois produtos de carne de aves (não submetidas a nenhum processo de preservação além do resfriamento ou o congelamento), o Mapa entende que a adoção de critérios tão distintos constitui barreira sanitária às importações e à comercialização, sobretudo em virtude da falta de comprovação ou evidência científica que sustente o tratamento diferenciado.

Resolução de controvérsias
A abertura de um painel acionando o Sistema de resolução de controvérsias na OMC proposto pelo Mapa visa fazer com que prevaleçam segurança e previsibilidade no sistema multilateral de comércio.
A Camex é integrada pelos ministros: chefe da Casa Civil da Presidência da República, que o preside; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; das Relações Exteriores; da Fazenda; dos Transportes, Portos e Aviação Civil; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Mercosul
Ainda na reunião desta quarta-feira (25) o Conselho de Ministro da Camex aprovou a criação de Grupo de Trabalho para harmonizar critérios de avaliação de risco de insumos agropecuários utilizados no Mercosul. A medida visa promover a competitividade do agronegócio na região, com base na harmonização de procedimentos regulatórios.

O grupo abordará questões referentes aos custos de insumos agrícolas, como agroquímicos, máquinas, equipamentos agrícolas e peças. A facilitação do comércio na região é o objetivo principal do grupo de trabalho.

A secretaria executiva da Camex delegou a coordenação do GT ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira reunião deverá ser convocada ainda nesta semana. (MAPA)

Produção de leite na UE cresceu 3,5% nos dois primeiros meses do ano

O último relatório do Observatório do Mercado de Leite da União Europeia (UE) mostra que nos dois primeiros meses de 2018 a produção acumulada aumentou 3,5% em relação ao mesmo período de 2017. Em toda a UE, apenas cinco países, entre janeiro e fevereiro, registraram dados negativos, com a redução máxima ocorrendo na Hungria (queda de 3%). Já na Holanda, a baixa foi de 0,5%. No lado oposto estão Bulgária, onde houve aumento de 27,9% e Romênia, onde o aumentou atingiu 10,4%. A Irlanda registrou um aumento de 5,6%; Alemanha e Espanha registraram aumento de 4,5%, enquanto na França, esse aumento foi de 3,8%.

Fevereiro de 2018
No mês de fevereiro, foi registrado um aumento de 2,9%, o que se traduz em um aumento de 340 mil toneladas. Três países respondem por grande parte desse aumento: Alemanha, Itália e França, apresentando um aumento quantitativo de 90.000, 61.000 e 60.000 toneladas, respectivamente. (As informações são do Agronews Castilla y León)

SIAL Paris

Foi há mais de meio século que o International Food Show (SIAL) tinha como objetivo tornar-se a maior rede mundial de feiras de alimentos. A aposta foi ousada mas deu certo, e a próxima edição do SIAL Paris já está marcada para o período de 21 a 25 de outubro de 2018 em Paris Nord Villepinte, na capital francesa.

Este evento bienal tornou-se o lugar de encontro para representantes da indústria de alimentos mundial. “O setor de alimentos terá os olhos voltados para Paris em outubro de 2018”, alerta Nicolas Trentesaux, diretor da rede SIAL. “Não nos esqueçamos de que a agroalimentar é uma das indústrias mais dinâmicas na maioria dos países do G20! Chegar ao SIAL Paris é justamente descobrir oportunidades de crescimento, assim como novas tendências; É um excelente trampolim para alcançar os objetivos ambiciosos com os quais as partes interessadas em alimentos estão comprometidas.

Para o diretor, o SIAL Paris é uma plataforma única de inspiração que permite testar novos mercados, lançar novos produtos e conhecer os principais profissionais do setor para discutir os desafios futuros.” E também é um laboratório real: departamentos de pesquisa e desenvolvimento D de todo o mundo estão finalizando suas inovações para poder testá-las nos corredores do show. Mais de 2.500 inovações serão apresentadas em uma prévia mundial no SIAL Innovation para inspirar cada vez mais a indústria agroalimentar”, anunciou o diretor.

Sial Paris 2018
De 21 a 25 de outubro 2018
Paris Nord Villepint
Informações: 11 98136-1126 ou e-mail: brazil@promosalons.com