Porto Alegre, 29 de março de 2018 Ano 12 - N° 2.704
A nova edição da Revista Sindilat já está em circulação. A reportagem de capa reúne um time de especialistas para falar sobre as oportunidades e desafios de negócios que se abrem para os produtos brasileiros no exterior. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, são mais de 55 países em negociação ativa com o Brasil nos últimos dois anos.
A Cooperativa Santa Clara prepara a 11ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara, que ocorre entre os dias 03 e 06 de maio, das 8h às 18h, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. O evento é considerado uma das principais exposições de gado leiteiro Estado.
A Expoclara tem por objetivo colocar animais de associados em uma exposição oficial e sob olhares de visitantes e profissionais do ramo, valorizando a sua qualidade genética. Além disso, é uma oportunidade para os produtores terem seus animais avaliados e comparados aos de outros expositores, podendo ainda trocar experiências sobre a atividade.
Para esta edição, está prevista a participação de mais de 200 animais das raças Jersey e Holandês, 80 expositores e 30 mil visitantes. Entre as atrações estão o julgamento de gado leiteiro, shows, exposição de máquinas, produtos, equipamentos agrícolas e produtos, além do 3º Concurso Jovem Puxador, voltado às crianças e adolescentes, e o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura. Entre as novidades deste ano está o Balcão de Negócios, onde os produtores poderão negociar os animais expostos e o espaço do projeto Plantando o Bem.
Expoclara Cultural
A Expoclara Cultural contará com os shows de Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids 2017, João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo e Guri de Uruguaiana. Nos quatro dias da exposição haverá intervenções do Grupo Vanti in Drio. A programação conta ainda com apresentações da peça teatral Histórias das Porteiras “O livro dos Contos” e “Uma aventura urbana”, além de shows regionais.
O projeto Palco Cultural Histórias das Porteiras conta com o patrocínio da Cooperativa Santa Clara. Financiamento do Governo do Estado - Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Pró-Cultura RS - Lei de Incentivo à Cultura. Mais informações sobre a Expoclara podem ser obtidas no site www.coopsantaclara.com.br/expoclara.
Sobre a Santa Clara
Em 2018, a Santa Clara completa seus 106 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus 5.630 associados, em mais de 120 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 22 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de 340 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.
Confira a programação:
Horário de visitação: das 8h às 18h
03 de maio (quinta-feira)
10h – Encontro Santa Clara com Prefeitos e Secretários de Agricultura
9h, 10h, 13h30min, 14h30min e 15h30min – Espetáculo Teatral: Histórias das Porteiras – O Livro dos Contos*
15h – Abertura Oficial do Evento
17h – Inês Rizzardo
04 de maio (sexta-feira)
8h30min, 9h30min, 14h, 15h e 15h45min – Espetáculo Teatral: Histórias das Porteiras – Uma Aventura Urbana*
08h – Julgamento Animais da Raça Jersey
13h30min – Julgamento Animais Jovens da Raça Holandesa
05 de maio (sábado)
8h30min – Julgamento Animais Adultos da Raça Holandesa
9h – Teatro: Histórias das Porteiras – Uma aventura Urbana*
11h e 13h – Teatro: Histórias das Porteiras – O Livro dos Contos*
12h – Concurso Jovem Puxador
14h – Espetáculo Vida em Movimento: Sankt Petrus Dança Brasil*
14h30min – Apresentação dos Animais para Balcão de Negócios
15h – Thomas Machado com participação especial de Laura Dalmás*
15h30min – Guilherme Mecca
16h – Grupo Estirpe Campeira *
17h – Beatles no Acordeon
21h – Jantar de Entrega de Troféus aos Associados e Expositores
06 de maio (domingo)
9h – Mateada com CTG Sentinela da Serra (Garibaldi) e CTG Trilha Serrana (Carlos Barbosa), participação especial de Sedenir Sauthier e Grupo Isto é o Rio Grande*
14h – Desfile das Campeãs
14h – João Luiz Corrêa e Grupo Camperismo*
15h30min – Guri de Uruguaiana*
16h30min – Laura Dalmás
17h15min – Joce Sampaio
18h – Encerramento do evento
* Atrações no Palco Cultural
Programação sujeita a mudança sem aviso prévio
Programação paralela:
– Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas
– Circuito do Leite
– Energias Alternativas
– Feira da Agroindústria
– Irrigação e Fruticultura
– Espaço Plantando o Bem
– Campo Tecnológico Sustentável – Parceria Cooperativa Santa Clara, Emater e Embrapa
– Palestras técnicas
– Conferência de atualização do Colégio Brasileiro de Jurados de Pista – “A arte de julgar”, de 1º a 03 de maio
Organização: ABCBRH – Associação Brasileira de Criadores Bovinos de Raça Holandesa e Gadolando Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS
Apoio: Cooperativa Santa Clara
(Assessoria de Imprensa Santa Clara)
Observações preliminares registraram aumento na entrega de leite nas fábricas a partir da segunda quinzena de março na Europa Ocidental. O mês começou com um clima frio incomum para a época prejudicando a produção de leite, mas, no meio do mês as temperaturas ficaram mais elevadas.
O aumento do leite é bem recebido pelas indústrias europeias, especialmente para os produtores de queijo. Em janeiro de 2018 a produção de leite na União Europeia ficou 3,5% acima da verificada no mesmo mês de 2017, com destaque para Alemanha (+5,2%); França (+3,9%); Reino Unido (+1,2%); e Itália (+4,6%).
A produção de queijo na União Europeia (UE) em janeiro de 2018 ficou 2,6% acima da verificada em janeiro de 2017. Muitas indústrias esperam que os preços do queijo permanecem firmes, e a produção de queijo tem sido a prioridade dada ao leite captado nas plataformas. Os fabricantes de queijo da UE têm como alvo atender o mercado interno, mas, também chegar ao mercado mundial. Os estoques estão apertados, mais do que o desejável, e, portanto, o aumento da produção é necessário. Entre alguns dos principais países produtores de queijo, cabe destacar as elevações verificadas em janeiro de 2018 quando comparadas com janeiro de 2017: Alemanha (+3,1%), França (+4%); e Itália (+5,2%). (Usda – Tradução Livre: Terra Viva)
O presidente Michel Temer sancionou lei que cria os conselhos federais e regionais de técnicos industriais e dos técnicos agrícolas, todos na qualidade de autarquias com autonomia administrativa e financeira e com estrutura federativa. A lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). Os conselhos "têm como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional das respectivas categorias". As instituições terão sua estrutura e seu funcionamento definidos em regimento interno próprio, aprovado pela maioria absoluta de seus conselheiros. (As informações são do jornal Valor Econômico)