19/09/2017

Porto Alegre, 19 de setembro  de 2017                                              Ano 11- N° 2.587

GDT: volume cresce, assim como o descolamento de preços entre o leite em pó integral e o desnatado

No leilão da Global Dairy Platform (GDT) desta terça-feira (19/09), os preços médios dos derivados lácteos subiram pela segunda vez consecutiva, algo que não ocorria desde o leilão de 06/06/2017 e fecharam em US$ 3368/tonelada, leve alta de 0,9% em relação ao último leilão.

Neste leilão, o destaque vai para o AMF (Anhydrous Milk Fat), com alta de 5,3% em relação ao último. Negociada a US$ 6764/tonelada, a gordura vem em forte alta desde abril/2016. Já a lactose, que vinha de boa valorização no leilão passado (5,1%), voltou à tendência de queda, fechando em US$759/tonelada, diminuição de quase 4%.

Os leites em pó aumentaram ainda mais seu descolamento. O leite em pó integral voltou a subir (0,6%), e fechou o leilão a US$ 3122/tonelada. Agora, o seu descolamento em relação ao desnatado é de 62,6%; o desnatado, por sua vez, fechou a US$ 1920/tonelada, amargando nova queda, dessa vez de 1,2%.

Neste leilão, o volume negociado subiu mais uma vez, para 34.117 toneladas de produtos lácteos, o maior valor desde setembro/2016.

O mercado futuro do leite em pó integral pareceu reagir às quedas dos últimos leilões. Apesar das leves quedas vistas nos contratos de novembro/17 e fevereiro/18 (0,1% e 0,3% respectivamente), neste leilão, a maioria dos contratos tiveram elevação, com destaque ao de outubro/2017, que subiu 5%, após ter caído mais de 3% no último leilão. (Milkpoint/GDT)

Conseleite/MS

A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 15 de setembro de 2017, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de agosto de 2017 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de setembro de 2017. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor. (Famasul)

Conseleite/PR

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 19 de Setembro de 2017 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Agosto de 2017 e a projeção dos valores de referência para o mês de Setembro 2017, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada "Leite Padrão", se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas /ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Setembro de 2017 é de R$ 2,2058/litro. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br. (Conseleite/PR)

Governo Estadual incentiva o desenvolvimento da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal

Com o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pesquisadores estão sendo convidados a elaborar propostas que contribuam para sustentabilidade e a melhoria da qualidade do queijo artesanal em toda a cadeia produtiva. A chamada pública 08/2017, Queijo Artesanal: Tecnologias para o seu Aprimoramento, já está aberta e os pesquisadores interessados têm até o dia 16 de outubro para encaminhar os projetos. Ao todo, R$ 1 milhão será destinado às propostas aprovadas. "Existem várias questões que precisam ser estudadas para ter um padrão de qualidade que respeite as características do queijo. Isso é muito importante, que existam padrões.

A padronização permitirá a abertura para novos mercados", acredita o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão. As propostas de investigação podem relacionar-se a diferentes linhas temáticas: qualidade do leite para produção do queijo artesanal; processos de higienização; condições de acondicionamento, armazenamento, transporte e comercialização; entre outras. No entanto, o professor Beirão alerta para um ponto importante: as propostas devem ter resultados úteis e aplicáveis.
"Essa chamada tem uma caraterística que difere das demais. Ela exige que, como parte do projeto, os pesquisadores coloquem os mecanismos desenvolvidos a serviço da produção, como algo útil e aplicável. Tem que impactar na qualidade e aprimoramento do queijo", enfatiza o Paulo Beirão. "Essa é uma oportunidade de agregar toda nossa competência, desde a área de produção do leite até a garantia de qualidade para lidar com o gado leiteiro", acrescenta o professor. CLIQUE AQUI para acessar a íntegra da chamada. Dúvidas podem ser encaminhadas para a Central de Informações da Fapemig pelo e-mail ci@fapemig.br. (Diário de Araxá)

NO RADAR
Recuperação à vista? O valor pago pela saca de milho está em elevação, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa. No acumulado dos primeiros 15 dias do mês, a alta é de 5,7%. Reflexo do fato de os produtores continuarem retraídos nas vendas, de olho na próxima safra e no ritmo intenso das exportações.(Zero Hora)