Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul assume a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, foi eleito o presidente em reunião que ocorreu nesta quinta-feira (16/02), na sede da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O vice-presidente eleito é o secretário de Agricultura da Paraíba, Rômulo Montenegro. José Guilherme Leal, secretário da agricultura do Distrito Federal, assumiu como secretário do conselho.
Polo salientou a importância do Conseagri no âmbito social e econômico. “Já temos algumas demandas que levaremos ao Ministério da Agricultura. A prioridade é trabalharmos no Plano Safra, reivindicando a redução da taxa de juros”, afirmou, citando a queda da taxa Selic e redução da inflação, para que o setor tenha competitividade. Ele citou, também, a proposta para que o Plano Safra seja plurianual, a fim de se ter um planejamento a médio prazo, assim como a ampliação do seguro rural, fundamental para o apoio aos produtores.
Também foram eleitas diretorias regionais. Da região Sul, fica à frente o secretário Moacir Sopelsa, de Santa Catarina; do Sudeste, Octaciano Neto, do Espírito Santo; do Centro Oeste, José Guilherme, do Distrito Federal; do Norte, Clemente Barros, do Tocantins; do Nordeste, Guilherme Saldanha, secretário do Rio Grande do Norte.
O Conseagri é uma unidade colegiada deliberativa que reúne todos os secretários estaduais de Agricultura. Seu objetivo é unificar procedimentos adotados pelos estados e, junto ao governo federal, tratar de assuntos relacionados às demandas do setor agropecuário e agrário do país.
Foto: João Luiz / Conseagri