Porto Alegre, 13 de dezembro de 2016 . Ano 10- N° 2.409
O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) realizou, nesta segunda e terça-feira (12 e 13 /12), ação de Natal em parceria com o Gabinete da Primeira Dama Maria Helena Sartori. A atividade incluiu projeto recreativo e doação de achocolatados, além de alimentos que serão destinados para a ceia das mais de 300 crianças que residem nos abrigos ligados à Fundação de Proteção Especial (FPE). A ação contou com apoio da Fetag, Farsul, Secretaria da Agricultura, Ministério da Agricultura, Fundesa e das empresas CCGL, Santa Clara e Italac.
Neste ano, além de queijo e leite condensado para confecção de quitutes para a Noite de Natal, o Sindilat também articulou a doação de aves natalinas para as casas. A entrega das doações foi realizada na tarde desta terça-feira (13/12) no Abrigo Residencial de Ipanema, Zona Sul de Porto Alegre.
Comovido pela emoção das crianças e adultos que acompanharam a solenidade, o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, fez entrega simbólica à primeira-dama dos kits infantis que, além de achocolatados e bebidas lácteas continham as revistinhas Pedrinho & Lis, desenvolvidas pelo projeto Leite na Escola. As casas de acolhimento também receberam vaquinhas de pelúcia para garantir a recreação das crianças. Em seguida, foi a vez do Papai Noel fazer a festa, recendo abraço de crianças e adultos. Após a distribuição dos presentes, o Sindilat proporcionou a apresentação da peça teatral "Mimosa", que conta os dilemas da uma vaca leiteira que faz "greve de leite" porque todos acham que o alimento vem da caixinha. "Fizemos essa ação com muito prazer. É um orgulho contribuir para que essas crianças tenham um momento lúdico diferenciado. Com ela ainda replicamos, em Porto Alegre, ações que muitas das empresas associadas ao Sindilat já realizam em seus municípios de origem".
A ação de Natal do Sindilat foi realizada em quatro apresentações e recebeu mais de 300 pessoas. "Ao ver o olhar das crianças e os sorrisos com a chegada do Papai Noel temos certeza que todo o esforço é válido. A gente só tem a agradecer às pessoas que se envolvem e que trabalham para que as coisas realmente aconteçam", agradeceu Maria Helena Sartori. Gratidão também expressa pelo presidente da Fundação, José Luis Borbosa. "Temos o Sindilat como nosso parceiro de longa data e, mais uma vez, podemos contar com as doações de laticínios no Natal 2016. É um exemplo de como a iniciativa privada através de uma entidade sindical cumpre um papel social de complementar a receita orçamentária que o Estado hoje não tem", frisou.
A diretora do Núcleo de Abrigo Residencial (NAR) Ipanema, Santa Pacheco, agradeceu pela oportunidade cultural. Segundo ela, além dos alimentos, a peça teatral "foi uma oportunidade de recreação e cultura" dentro do abrigo que, atualmente conta com 74 crianças acolhidas. A diretora do NAR da Zona Leste, Vitiana Witti, avaliou a importância da iniciativa no imaginário infantil. "É muito propício que se tenha ações assim nesta época do ano. Elas tiram o foco das crianças que estão no acolhimento", afirma. A diretora parabenizou ainda a maneira como o Sindilat propõe o incentivo do consumo do leite. "É uma alimentação própria para as crianças, e o teatro é uma maneira lúdica e positiva de ensiná-las sobre a importância de beber leite". (Assessoria de Imprensa Sindilat)
O avanço na greve dos fiscais aduaneiros tem preocupado as autoridades ligadas ao setor industrial, especialmente aqueles que contratos de exportação e importação. Diante desse panorama, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CONCEX), comunicou em reunião com associados, entre eles o Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), na segunda-feira (12/12), o ingresso na Justiça para tentar amenizar os transtornos aos empresários e a intensificação de contato junto ao governo federal.
Sindilat presente na final do Ideas For Milk
A grande final do prêmio Ideas For Milk acontece nessa terça-feira (13/12) na sede da Embrapa, em Brasília (DF). O Sindicato da Indústria dos Laticínios do RS (Sindilat/RS) integra a equipe de julgamento, representado pelo diretor Raul Amaral. O Sindilat também participou da etapa de Porto Alegre, em novembro. Segundo Amaral, o trabalho da Embrapa é muito importante para a área produtiva do leite. "Projetos desse tipo são uma possibilidade de mostrar o grande potencial do mercado, além de apresentar todas as pessoas que se envolvem nas diferentes etapas de produção do leite, a aqueles que não se envolvem com a cadeia, como os profissionais da tecnologia da informação", afirma. O dirigente ainda citou as empresas investidoras em startups presentes na ocasião, que criam chances concretas para que os projetos sejam levados à frente. Com vários temas selecionados, como indústria, nutrição e sanidade animal, sistema de coleta de leite e qualidade final dos produtos, o diretor espera que o trabalho vencedor realmente faça a diferença no setor lácteo.
Em busca de inovações, a competição visa selecionar negócios lucrativos relacionados a startups novas ou em desenvolvimento voltadas ao setor lácteo. O objetivo final dos empreendimentos deve ser a busca de soluções que ampliem a eficiência da cadeia produtiva do leite. Ao todo, são oito projetos que concorrem na final. O vencedor será divulgado até o final do dia. (Assessoria de Imprensa Sindilat)
A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 13 de Dezembro de 2016 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Novembro de 2016 e a projeção dos valores de referência para o mês de Dezembro 2016, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.
A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 09 de dezembro de 2016, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de novembro de 2016 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de dezembro de 2016. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor. (Famasul)
"Podemos pegar atalhos. Mas esses atalhos podem não nos levar aonde queremos"
Da presidente do BNDES, Maria Sílvia Marques, ao advertir para a ansiedade por solução rápida que
traga de volta o crescimento. (Valor Econômico)