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30/08/2016

Porto Alegre, 30 de agosto de 2016 .                                               Ano 10- N° 2.342

 

Laticínios rumo à Ásia
                                                                  
 Crédito: Claiton Dornelles

Conduzida pelo Ministério da Agricultura, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores, a missão oficial aos países asiáticos, que ocorre a partir da próxima semana, contará com a presença do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), representando a indústria láctea gaúcha. Voltada para a abertura de mercado em um continente que, atualmente, concentra amplas oportunidades para o agronegócio brasileiro, a viagem será chefiada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e passará por quase uma dezena de países, dos quais Coreia do Sul, Hong Kong e Tailândia estão no foco da entidade, explica o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, que integrará a comitiva entre 6 e 14 de setembro. "Dentro dos dados do setor lácteo desses países que levantamos, esses seriam os principais", explica, antecipando que, provavelmente, no mês de outubro a entidade participará de uma viagem para o Japão. 

A perspectiva é de que até outubro de 2017, o Japão exigirá, para importação, apenas que o leite seja pasteurizado. "As empresas que estão no Sisbi terão equivalência para exportar, permitindo que a empresa média e pequena também vislumbre esse mercado", detalha. "Temos que investir para entrar nesse mercado para colher os frutos depois", descreveu Alexandre Guerra, presidente da entidade. "O mercado asiático é grande", frisou, dizendo que existem empresas maiores, que já têm condições de fazer exportações por conta própria, e que as demais vão ter acesso às exportações por meio do associativismo. Os produtos adquiridos por compradores asiáticos se resumem, hoje, ao leite em pó, queijos e leite condensado, sendo que os dois últimos têm maior valor agregado, sinaliza o vice-presidente do Sindilat, Guilherme Portella. "Tem a possibilidade que também queremos explorar que é a da bebida wey, feita a partir do soro", projeta Palharini. "O Rio Grande do Sul tem um parque industrial representativo para a secagem do soro", cita. Outro produto valorizado e que poderá ser estimulado é a manteiga. O Brasil já exporta para os dois maiores países do continente: Rússia e China. (Jornal do Comércio) 

 

 
Diversão marca lançamento de gibi sobre lácteos na Expointer

 

Em clima de festa e descontração foi lançada, na manhã desta segunda-feira (29/08), na Expointer, oficialmente a segunda edição da revista "Pedrinho & Lis", que aborda o mundo do setor lácteo. Presente no lançamento, que ocorreu no Pavilhão do Gado Leiteiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, parabenizou a iniciativa. "Esse é o resultado da união de esforços das equipes envolvidas", enalteceu.

O gibi "Pedrinho & Lis" é voltado ao público infantil, numa iniciativa da Seapi, com apoio do Sindilat, Mapa, Fetag e Farsul. Na primeira edição, lançada na Expointer do ano passado, as crianças se aventuram em uma propriedade leiteira. Desta vez, foram conhecer de perto o funcionamento de uma fábrica de laticínios. "Queremos ir às escolas e levar essa informação às crianças", afirmou o coordenador da Câmara do Leite, Danilo Gomes, lembrando que o gibi será distribuído nas instituições da rede pública. Já o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, frisou a relevância do projeto que busca falar de maneira informal e lúdica sobre a realidade no campo. A revistinha, que é de colorir, também tem atividades recreativas, como jogo dos sete erros e caça-palavras.

Na mesma ocasião, ocorreu o lançamento da peça teatral "Mimosa na Expointer", que vem sendo realizada na Vitrine do Leite, que fica no Pavilhão do Gado Leiteiro. A apresentação conta o drama de uma vaquinha que resolve fazer "greve de leite". Diariamente, são realizadas quatro apresentações (9h20min, 11h, 13h20mim e 15h). A peça é uma iniciativa do Sindilat, junto com a Seapi, Mapa, Fetag e Farsul e apoio do Fundesa e Senar. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

EUA ganham participação no mercado de lácteos do Brasil

A força do dólar dos Estados Unidos deixou que os produtos lácteos americanos ficassem com preço menor por grande parte do ano de 2016. Porém, à medida que os preços continuam caindo, as exportações aumentam, e o Brasil é um excelente exemplo. De acordo com o Serviço de Agricultura Agrícola (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil, os EUA exportaram mais de US$ 3 milhões de leite em pó em 2016. O serviço disse que isso é em resposta à escassez doméstica no país. 

"As importações de lácteos aumentaram 70% de janeiro a julho de 2016 devido à queda da produção no Brasil. Como resultado da escassez de leite em pó no mercado, o Brasil está buscando outros fornecedores e tem importado dos Estados Unidos, apesar da tarifa de importação de 33%".

Embora o Uruguai e a Argentina tenham liderado como os maiores fornecedores de lácteos do Brasil, os Estados Unidos e outros fornecedores de leite não tradicionais ganharam participação de mercado. O FAS notificou os fornecedores de leite em pó dos Estados Unidos sobre a oportunidade do mercado e também ajudou a registrar seus rótulos no mercado brasileiro.

De acordo com o FAS, Maryland é o estado que está tendo tirando mais vantagens da oportunidade, exportando US$ 3,1 milhões até agora neste ano, um aumento de 172% comparado com o mesmo período do ano anterior. (Informações são do http://www.milkbusiness.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Vendas reais dos supermercados crescem 4,20% em julho, revela Abras

As vendas dos supermercados brasileiros cresceram 4,20% em termos reais em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Já na comparação com junho deste ano, houve alta real de 7,58%. No acumulado dos sete primeiros meses de 2016, as vendas do setor aumentaram 0,66% em termos reais ante os mesmos meses de 2015. Todos os valores foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em termos nominais, a alta nas vendas em julho foi de 13,31% na comparação com o mesmo mês de 2015. Já o resultado acumulado de sete meses é de crescimento nominal de 10,27% ante o mesmo período do ano anterior. O preço da cesta de itens básicos nos supermercados brasileiros subiu 2,96% em julho na comparação com junho deste ano, de acordo com a Abrasmercado, cesta composta por 35 produtos de largo consumo pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O preço total da cesta saiu de R$ 473,31 em junho para R$ 487,34 em julho. Já na comparação com julho de 2015, o preço subiu 17,60%.

Entre as maiores altas do mês passado estão itens como feijão, cujo preço aumentou 29,17% ante o mês anterior; leite longa vida, aumento de 18,14%; e queijo mussarela, com alta de 14,36%. Já as maiores quedas foram de cebola, cujo preço recuou 36,11%; batata, queda de 23,55%; e papel higiênico, retração de 3,63%. (Informações são do jornal O Estado de São Paulo)

 

Livro aborda a realidade do país
A taxa de fecundidade no Brasil caiu de 6,16 filhos por mulher para 1,57 filhos, no período de 1940 a 2014. Em contrapartida, a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século: em 1990 era de 33,7 anos; em 2014 atingiu 75,4 anos. Os dados estão no livro "Brasil: Uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI", lançado ontem pelo IBGE, para "ampliar o conhecimento das alterações ocorridas no território brasileiro como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais nas últimas décadas".  A obra, composta por nove capítulos, foi escrita por pesquisadores do IBGE e organizada pela geógrafa Adma Hamam de Figueiredo e atualiza a edição anterior, lançada em 1995. A abordagem é sobre a formação territorial e demográfica do país, da relação entre geografia e urbanização, da ocupação do território pela agropecuária, do desenvolvimento local e da diversidade cultural, dando maior visibilidade à formação territorial e demográfica a partir do início do século passado. Os dados de fertilidade e expectativa de vida estão no capítulo 2. Para o IBGE, a "radical transformação do padrão demográfico corresponde a uma das mais importantes modificações estruturais verificadas na sociedade brasileira". (Correio do Povo)
 

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