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01/09/2015

  


 

Porto Alegre, 01 de setembro de 2015                                                 Ano 9 - N° 2.097

 

   Uruguai: Preço do leite ao produtor em julho em dólares foi o mais baixo desde outubro de 2009

O preço médio do leite pago ao produtor em julho ficou em US$ 0,27 por litro no Uruguai, dois centavos a menos que em junho. Foi o menor valor em dólares desde outubro de 2009 (US$ 0,24/litro), segundo dados preliminares publicados pelo Instituto Nacional do Leite (Inale).

 

A variação interanual mostra uma queda de 38% no valor. Em julho de 2014, o preço médio foi de US$ 0,44/litro. Em pesos uruguaios, a queda interanual foi de 25,7%. O preço em julho desse ano foi em média em 7,56 pesos (US$ 0,26) frente a 10,18 pesos (US$ 0,35) no mesmo mês de 2014. (A reportagem é do Portal Lechero)

 
 
 

 
 Revistinha divulga poder do leite

A Secretaria da Agricultura (Seapa) lançou nesta terça-feira (1/9), na Expointer, uma publicação em formato de gibi que divulga o poder do leite entre as crianças. Com tiragem de 5 mil exemplares, a revistinha "Pedrinho & Lis - A Origem do Leite" será distribuída nas escolas. O material foi apresentado ao público pelo coordenador das Câmaras Setoriais estaduais, Rodrigo Rizzo.

O trabalho, feito em material reciclado, foi coordenado pelo veterinário Danilo Gomes Cavalcanti, responsável pela Câmara Setorial do Leite. Durante o lançamento, ele explicou que a intenção é resgatar da confiança do consumidor para um alimento tão nobre como o leite. O conteúdo do gibi foi elaborado pelos estudantes do curso de Veterinária Pedro Nery e Liskettelen Lorscheiter, estagiários da Seapa e também personagens da história que será contada a crianças em idade escolar.

"Nosso leite o melhor do Brasil em qualidade, até porque temos um processo de controle rigoroso", pontuou o secretário da Agricultura, Ernani Polo. Segundo ele, o gibi será lançado também em outras feiras agropecuárias do Estado. A ideia é elaborar materiais educativos, semelhantes a este, para outros setores. A próxima cartilha deverá ser sobre conservação do solo. (Assessoria de Imprensa Sindilat)
 

  
Leite

Os municípios vão empobrecer, e a bacia leiteira gaúcha, que muito custou a se estruturar e tornar atrativa economicamente, vai sofrer muito com as decisões do governador José Ivo Sartori (PMDB), diminuindo os créditos que o setor tem direito e com os aumentos do ICMS propostos. A opinião é de três líderes do setor -- José Luis Rigon, da Gadolando; João Seibel, da Cooperativa Santa Clara; e Darlan Palharini, do Sindilat -- que participaram de painel organizado pelo Jornal do Comércio, ontem, na Expointer. Além de perder mais de R$ 200 milhões, o setor vai ser penalizado e ainda verá o incentivo ao consumo de produtos importados de outros estados e países. Só para dar uma ideia, o leite condensado já paga, hoje, 9% de ICMS no Rio Grande do Sul. Em São Paulo, apenas 2%. (Jornal do Comércio)
 
Rural Show será lançado durante a Expointer

A oitava edição do Rural Show, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de julho de 2016, será lançada na próxima quarta-feira, dia 2, na Expointer, em Esteio. O evento acontece a partir das 14 horas, no Espaço da Emater e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, na quadra 9, ao lado do pavilhão da Agricultura Familiar.

Promovido pela Cooperativa Piá, Prefeitura de Nova Petrópolis e Emater RS/Ascar, o Rural Show é considerado o maior evento da agricultura familiar do Brasil. Em sua última edição, em 2014, a feira reuniu 55 mil pessoas e ainda pode crescer muito, segundo o presidente da Piá, Gilberto Kny. "O sucesso da última edição se deve muito a necessidade do consumidor urbano de querer saber o que está consumindo, de querer conhecer melhor o produto, até porque, hoje em dia, 70% do que se consome é oriundo da agricultura familiar", resume Kny. (Assessoria de Imprensa Piá)
 

O leite fresco que dura 12 dias
A Cooperativa Piá de Nova Petrópolis começou a entregar ao mercado o leite fresco com 12 dias de validade. Sua elaboração se inicia no produtor primário, que não deve ficar mais do que 14 quilômetros distante da indústria para que o tempo entre a ordenha e o processamento não passe de três horas, segundo o gerente de marketing Tiago Haugg. Já na indústria, ele é submetido a um processo de microfiltragem por centrifugação, que elimina até 95% das bactérias, é pasteurizado e envasado em ambiente esterilizado através de equipamento de última geração. Sua qualidade nutritiva é superior a do leite fresco comum vendido em saquinhos. E obviamente muito superior ao leite esterilizado. (Jornal do Comércio)
 

 

    

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