Nota do Sindilat/RS

13/05/2015

logo sindilat sem derivados jpegO Sindilat/RS (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul) condena quaisquer desvios de conduta na cadeia láctea e apoia investigações criteriosas desenvolvidas por órgãos públicos visando combater eventuais esquemas de adulteração de leite no Estado.

O sindicato acompanha com atenção, desde o início, o trabalho realizado pelo Ministério Público Estadual e Ministério da Agricultura, colocando-se sempre à disposição para colaborar com as autoridades, apoiando os trabalhos de fiscalização para melhoria contínua da qualidade do leite gaúcho. Paralelamente ao surgimento dos fatos, a indústria tomou medidas para melhorar ainda mais o processo de obtenção e distribuição de leite e derivados de alta qualidade e de consumo seguro, como a realização de um maior número de testes laboratoriais do produto recebido nas suas plataformas. Ao mesmo tempo, com a parceria da Embrapa Pelotas, avança-se na avaliação de equipamentos de medição de vazão e coleta automática de amostras com rastreabilidade da matéria-prima para ampliar o controle em todas as etapas.

Os casos denunciados como fraude são lamentáveis e os responsáveis, dentro do processo legal garantido pelo Estado Democrático de Direito, devem responder por seus atos, que, menos mal, são isolados e não devem comprometer o trabalho sério e ético realizado pelas indústrias e profissionais envolvidos na atividade leiteira gaúcha. (ComEfeito Comunicação Estratégica)