conseleite abrNa reunião do Conseleite-RS (Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul), realizada nesta quarta-feira (22/04), na sede do Sindilat, em Porto Alegre, o estudo realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) indicou que a projeção do preço de referência do leite padrão em abril é de R$ 0,8388, representando uma elevação de 0,84% em relação a março passado.

Analisando os números, o presidente e o vice-presidente do Conseleite, Jorge Rodrigues (da Farsul) e Alexandre Guerra (do Sindilat), respectivamente, concluem que no momento está havendo um equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Em março, o preço de referência ficou em R$ 0,8318, contra a projeção que fora feita anteriormente, de R$ 0,8074, o que representou diferença de R$ 0,0244, ou 3,02%. Nos últimos três meses (fevereiro, março e abril) os preços de referência do leite padrão apresentaram elevação de 13,79%, levando em conta que o valor de abril é projetado.

O Conseleite reúne representantes da indústria láctea e produtores para estabelecer mensalmente o preço de referência leite padrão pago ao produtor. Esse sistema de valoração do produto, baseado em estudo técnico da Universidade Federal de Passo Fundo (UPF), premia, com melhor remuneração, a qualidade e a produtividade oferecida pelos produtores, que recebem da indústria de 10% a 20% a mais do valor. O preço pago ao produtor está condicionado ao valor que a indústria obtém na negociação com o varejo para os seus produtos. Esse preço é regido pela lei de oferta e procura. (Com Efeito Comunicação Estratégica/Sindilat)